Visualizações de página do mês passado

sábado, 9 de maio de 2009

Nova técnica aumenta chances de transplante dos rins nos Estados Unidos

Substância ajuda organismo a tolerar órgão que não era compatível.
Dados iniciais indicam que estratégia é relativamente segura.

David Tuller Do 'New York Times'

Quando Soraya Kohanzadeh sofreu falência renal, devido a uma cirurgia para corrigir um defeito congênito no coração, sua mãe se ofereceu doar o seu próprio órgão. No entanto, após exames, Kohanzadeh, professora do ensino fundamental em Marin County, Califórnia, foi informada de que um transplante de rim estava fora de cogitação naquele momento. Assim como três em cada dez candidatos a transplante de rim, ela teve resultado positivo num exame de sangue chamado PRA, para anticorpos reativos – proteínas preparadas para atacar tecido estranho, inclusive o da mãe.

Foto: Sandy Huffaker/NYT

Kohanzadeh conseguiu receber um rim de sua mãe graçasa um potocolo que evita a rejeição (Foto: Sandy Huffaker/NYT)

Fonte : G1 - Ciência e Saúde - medicina

Um imã de células-tronco


A senhora ouviu falar sobre um artigo científico que se
refere a uma substância P. Essa substância seria uma
espécie de "imã" para células-tronco? Poderia me explica
melhor como isso funciona?
(Natalia)

Esse artigo científico foi publicado em abril por um grupo de cientistas coreanos, na revista Nature Medicine. Parece bem interessante. Vou comentá-lo abaixo.

SP: um importante fator de atração

Se você pensa que estou falando de São Paulo, errou.... SP é a sigla para substancia P (substance P) uma proteína (um neuropeptídeo) que está presente em camundongos, coelhos e seres humanos. O que a torna tão interessante? Um trabalho recente de cientistas coreanos mostrou que a SP tem um papel muito importante na atração de células-tronco para o sítio de injúria, ou seja, o tecido que precisa ser reparado. Aparentemente ela funcionaria como um imã - como você escreve, Natália.

Fonte : Veja.com - Genética - Mayana Zatz

Vacinação de idosos é prorrogada até dia 29 no País

Agência Estado

Por Ana Luísa Westphalen

São Paulo - O Ministério da Saúde anunciou a prorrogação até o dia 29 de maio da campanha nacional de vacinação de idosos, que terminaria hoje, já que não foi atingida a meta nacional. Até agora foi vacinada 57,61% da população idosa. O objetivo é imunizar 80% dos brasileiros com 60 anos ou mais, o que representa 15,5 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A campanha foi lançada no dia 25 de abril.

Fonte : Veja. Com - Noticias