Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Medicina Preventiva

Wii, das lesões aos tratamentos

[...]
O Médico do Hospilar Albert Einsten alerta a importância do alongamento antes dos jogos pois “a inflamação contínua das articulações podem levar a uma tendinite e, em casos raros, a um rompimento ou estiramento muscular”. Na inglaterra o número de reclamações de dores musculares pelo o uso do Wii dobrou.
[...]
Em contraste com isto, ontem foi apresentado que o Wii está sendo usado no tratamento do mal de Parkinson. O estudo feito pela ScienceDaily em quatro semanas descobriu que os jogos do Wii Sports(olha ele aí de novo), como o boliche ou o tênis molhoram a rigidez, movimento e habilidades motoras, além de aumentar os níveis de energia e diminuir a ocorrência de depressão em 20 pacientes acometidos pelo mal de Parkinson.
[...]

Leia matéria completa em:
http://deviltec.com/wii-das-lesoes-aos-tratamentos/

Boa alimentação

Avanços na medicina e boa alimentação prolongam a juventude
France Presse

PARIS (AFP) - Uma boa alimentação e tratamentos em rápida evolução permitem distanciar os efeitos do envelhecimento para depois dos 80 ou 85 anos, afirmaram em Paris os especialistas do fórum "Envelhecer jovem".

"A velhice é um fenômeno fisiológico sobre o qual se pode atuar", ressaltou o especialista em genética Axel Kahn, diante de centenas de pessoas, entre as quais havia várias cabeças brancas, reunidas na Casa da Unesco em Paris.

Em 2015, os maiores de 60 anos serão mais numerosos do que os menores de 15 anos. A expectativa de vida mundial, que era de 46 anos em 1950, é atualmente de 67 anos, afirmou Koichuro Maatsura, diretor do Fundo das Nações Unidas para a Cultura, a Ciência e a Educação (Unesco).

O professor Bruno Dubois, neurologista, insistiu nos "progressos consideráveis" no conhecimento do Mal de Alzheimer, que não está "ligado à idade", mas que "tarda a se manifestar".

Uma vacina se mostrou "ativa" em ratos, e houve novos testes no seres humanos, mas com muitos efeitos secundários. "Estão sendo realizados novos testes com uma molécula muito menor", acrescentou.

Quanto ao Mal de Parkinson, "sabemos tratá-lo", afirmou o professor Yves Agid, diretor científico do Instituto do Cérebro da França.

Segundo vários oradores, os tratamentos genéticos de diversas doenças neurodegenerativas poderão apresentar resultados "nesta década".

Tanto os especialistas em coração, como os de pele ou olhos, insistiram na importância de uma alimentação que evite as gorduras animais e favoreça o ômega 3, e da manutenção atividades físicas e intelectuais ao longo de toda a vida.

O doutor Jean Marie Bourre, especialista em nutrição, destacou a importância que o consumo de ferro tem para o cérebro. O peixe, que aparentemente reduz em 40% o risco do Mal de Alzheimer e diminui pela metade o risco de doenças cardíacas, foi muito citado.

Para ter um coração jovem é preciso seguir uma dieta à base de azeite de oliva, peixes, frutas e vegetais, regados com uma taça de vinho tinto, disse o doutor Jean Mariani, neurobiólogo. Ele insistiu no perigo do tabaco: um fumante multiplica por 45 o risco de artrite e perde "oito anos de expectativa de vida".

http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/2008-09-17-108288.shtml

Onde jogar os remedios vencidos?






Sabemos que os medicamentos são fundamentais no tratamento das doenças mas quando deixam de ser necessários, os comprimidos, soluções liquidas,cápsulas etc. permanecem guardados durante algum tempo ate que percam a validade. A partir daí, são descartados no lixo mas algo de muito serio passa a ocorrer. A contaminação do solo e da água pelos resíduos que essas substancias possuem, poluindo nosso meio. Como sabemos, não existem locais de recolhimento desses medicamentos vencidos e nunca fomos informados sobre os perigos que representam seu descarte.
Muitos medicamentos possuem componentes que resistem ao tempo e, como não recebem tratamentos específicos, podem passar a ser substancias nocivas que a população consome sem ter a menor idéia a respeito desse perigo.
A criação de postos de coleta de medicamentos vencidos, da mesma forma que se começa a fazer com pilhas e baterias usadas, seria a única solução adequada para livrar populações inteiras de intoxicações que podem se tornar crônicas e altamente prejudiciais à saúde. Imaginemos analgésicos, antinflamatorios, diuréticos, antibióticos, hormônios e uma quantidade sem fim de remédios diluídos na água que consumimos ou impregnados em alimentos que nascem do solo.O que isso pode representar para o futuro da humanidade? Para se evitar que sejam jogados no lixo, os órgãos oficiais deveriam se preocupar seriamente em criar mecanismos de coleta e destruição dos medicamentos vencidos, isso porque as estações de tratamento de água não podem anular completamente a quantidade de elementos tóxicos contidos nos remedios embora alguns núcleos isolados já se preocupem com o problema mas ainda nada e feito a respeito.
Sabemos que o problema existe e é muito mais serio do que se possa imaginar. Possivelmente, as primeiras medidas a serem tomadas para que esta situação seja equacionada algum dia sejam as de esclarecimento via campanhas que visem educar a população a se preocupar mais com a forma e o destino de remédios descartados após vencimento. Para isto ocorrer, devemos nos conscientizar cada vez mais e pensar numa forma de pressão às autoridades para que não protelem tanto um problema de tamanha importância.
(agosto de 2009)


Fonte : Dr.Sérgio Vaisman