Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cientistas descobrem gene vinculado a 130 doenças cerebrais

PARIS — Cientistas anunciaram a descoberta de uma série de proteínas que desempenham um papel crítico no desenvolvimento de mais de 130 doenças cerebrais.

O estudo, divulgado no domingo, também ressalta um vínculo surpreendente entre três doenças - inclusive os males de Alzheimer e Parkinson - e a evolução do comportamento humano, afirmaram.

O cérebro humano é um labirinto de milhões de células nervosas especializadas, interconectadas por bilhões de sinais eletroquímicos, denominados sinapses.

Entre estas sinapses estão proteínas que se combinam, formando uma máquina molecular conhecida como densidade pós-sináptica ou PSD (na sigla em inglês), que se acredita que interrompa o funcionamento sináptico, provocando doenças e mudança de comportamento.(...) segue

Fonte : www.google.com

Como ajudar os mais velhos

Você provavelmente está vendo seus pais e

avós envelhecerem ativos e independentes.

O envelhecimento da população brasileira

– e mundial – vem se acentuando.

Porlaudia C Rodrigues e Tatiana Rocha
Você provavelmente está vendo seus pais e avós envelhecerem ativos e independentes. O envelhecimento da população brasileira – e mundial – vem se acentuando. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2000, o grupo de pessoas entre 0 e 14 anos representava 30% da população brasileira, enquanto os maiores de 65 anos eram apenas 5%; em 2050, os dois grupos se igualarão em 18%.

Os avanços da medicina e a melhoria nas condições de vida da população têm contribuído para aumentar a expectativa de vida dos brasileiros, que subiu 17 anos entre 1940 e 1980 – de 45,5 para 62,6 anos, respectivamente.

Em 2000, esse indicador chegou aos 70,4 anos, e deverá atingir 81,3 anos em 2050, quase o mesmo nível do Japão (81,6 anos), primeiro colocado no ranking. Aqui vão dez dicas para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos idosos que convivem com você.


1 Conserte os problemas na casa deles

“É importante escutar o idoso. E não devemos tratá-lo como uma criança”, diz Marianela Flores de Hekman, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, destacando a importância de estarmos atentos às suas necessidades.

Se, por exemplo, você perceber que seus pais ou avós não dizem que algo escangalhou em casa para não incomodá-lo, reforce o fato de que não quer mandar na vida ou na casa deles, sugere Marianela. Faça uma vistoria de manutenção e troque algumas lâmpadas, se necessário. Verifique se as maçanetas das portas são fáceis de abrir, e se as torneiras e descargas funcionam direito. Lubrifique dobradiças de janelas e portas, se estiverem emperradas. O gás deve ter sistema de segurança e é importante haver na casa algum tipo de alarme contra fumaça.(...) segue

Fonte : Revista Seleções

Terapia genética para a memória

Cientistas têm sucesso ao usar o recurso para reverter falhas no registro das lembranças

Mônica Tarantino

Mais de 35 milhões de pessoas no mundo sofrem da doença de Alzheimer, mal que tem como uma de suas principais marcas a perda de memória. A quantidade de atingidos deverá dobrar a cada duas décadas.

Por isso, há um grande investimento dos cientistas para decifrar os mecanismos da doença com o intuito de chegar a formas de conter seu avanço.

Pesquisadores do Instituto Gladstone de Doenças Neurológicas (EUA) testaram com sucesso em animais uma forma de terapia genética para atenuar os déficits de memória que a doença causa. A técnica foi usada para avaliar o papel dos níveis da enzima EphB2, composto que participa da troca de mensagens entre os neurônios. (...) segue

Fonte : Revista ISTOÉ - Independente


Menino ou menina?

Não há dúvidas de que a participação da mulher na nossa sociedade aumenta a cada dia. Embora nunca tenha me sentido discriminada no Brasil por ser uma cientista mulher, isto não acontece em todos os países do mundo.

Nos Estados Unidos, pasmem, ainda há diferença de salários de acordo com o gênero, as mulheres ganhando menos, é claro. Na política, a representatividade das mulheres em posições de chefia ainda é pequena, mas acabamos de ter uma eleição histórica.

Pela primeira vez teremos uma mulher no comando do país. Será que isso poderá alterar a vontade de casais de ter filhos preferencialmente de um sexo?

Diagnóstico pré-implantação (DPI) permite selecionar o sexo do futuro bebê.

Embora em muitos paises o uso do DPI não seja permitido para seleção de sexo, algumas clínicas oferecem essa tecnologia se os futuros pais assim o desejarem. Trata-se de uma questão ética importante. Na próxima coluna vou falar mais a respeito. Entretanto, uma discussão muito interessante é saber o que aconteceria se os casais em vias de “engravidar” tivessem a opção de escolher o sexo do seu futuro bebê? (...) segue

Fonte : Revista Veja - Mayana Zatz

HOJE É DIA DE CHAT DO AMIGOGAMP!!!


A partir das 20:30 hs

NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO

ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON


TEMA

SUMIÇO DE MEDICAMENTOS PARA A DOENÇA DE PARKINSON

Samuel, Badu e demais amigos(as)esperam por você

Para participar

CLIQUE AQUI

BOA TARDE, BOA SEMANA!!!




Presença de Luz


Se puseres amor no tempo que Deus te reserva, nunca te sentirás sob o domínio do tédio ou do desânimo porque

as tuas horas se converterão em prazer de servir.

Se colocares amor nas afeições que o Senhor te permite cultivar, nunca sofrerás ingratidão ou desengano porque transformarás o próprio espírito em vaso de abnegação
e de entendimento, colhendo de ti mesmo a felicidade
de fazer a felicidade dos entes queridos.

Se cultivares amor na execução do dever que a Divina Providência te atribui, nunca experimentarás cansaço
ou desalento porque o trabalho se te fará fonte de alegria
na alegria de ser útil.

Se aplicares amor nos recursos verbais que a sabedoria eterna te confere, nunca te complicarás em manifestações infelizes porque a tua palavra se transubstanciará em clarão e benção, naquilo em que te expresses.

Se espalhares amor num lugar em que as leis da vida
te situam, nunca te observarás na condição de vítima
do desequilíbrio porque a tua influência se tornará serenidade e esperança, garantindo a harmonia e a tranqüilidade onde estejas.

Ah! Se conservares o amor no coração, obra divina do universo, nunca te perderás na sombra, porque terás convertido a própria alma em presença de luz.