Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 27 de março de 2009

Sexo e DP pode? Pode sim! [Parte I]


Enviei um texto para o Badu, que me sugeriu dividí-lo em partes por ser muito extenso. Então eu o dividi em três capítulos e vou postá-los a cada 2 dias para que todos possam acompanhar e opinar. Abraços, *TT


Depois do chat de 5ª. Feira, dia 26/março/2009, da APPP [Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo], fiquei pensando muito sobre o tema sugerido pelo Magno e fui buscar na Internet alguma matéria que abordasse o tema “sexo relacionado à DP”. Encontrei pouca coisa. Na falta de artigos médicos esclarecedores, decidi abordar o assunto sob o meu ponto de vista, como portadora de DP.

É uma abordagem muito pessoal e espero que o assunto saia da casa dos parkinsonianos e chegue aos consultórios médicos, para maiores orientações, porque notei que os pacientes, parceiros [as] e médicos, raramente discutem esta questão com transparência. Embora meu enfoque esteja nos portadores de Parkinson, penso que posso generalizar, estendendo o assunto a outras pessoas que encontram problemas nesta área.

Creio que antes ainda de tratar da questão em si, devo abrir um espaço para falar sobre a educação e religião. Muitos de nós tiveram uma educação repressora quando se falava de sexo, ou pior que isto: nos era vetado falar sobre estas questões. Muitas vezes também a igreja tem um papel opressor, talvez não a instituição propriamente dita, mas a forma como cada um interpreta os princípios ditados pela religião.

O que pretendo dizer exatamente quando coloco em pauta a educação repressora e conceitos religiosos limitantes é que, se encontramos problemas com relação ao sexo, muitas vezes o problema pode não estar no nosso corpo, mas sim em nossa mente, por idéias que nos foram [ou ainda são] impostas.

Quero esclarecer que respeito às religiões e as opções de cada um, porque ao longo da vida aprendi a conviver com as diferenças e somar à minha vivência experiências de grande valor.

Embora eu não tenha uma religião descrita, acredito firmemente em Deus. Assim costumo dizer que Deus é minha religião e seu templo é meu corpo. Assim quando procuro Deus, é dentro de mim que eu o encontro. Acredito também que o propósito de Deus é a nossa suprema felicidade.

Abri este espaço para que conheçam um pouco mais de mim e de meus propósitos.

Em nenhum momento recebi a DP como castigo. Se foi algo vindo de Deus, entendo que não me veio por punição, mas sim como missão.

Meu propósito é aprender o máximo possível sobre a DP, ter condições de repassar as informações a outros portadores, que eu chamo carinhosamente de “minha família PK”.

Aqui cabe também um agradecimento ao Badu, que me deu a oportunidade de escrever no blog da ABP, tornando minha missão mais fácil.

[Continua domingo]

EXEMPLO DE VIDA

O Mais Você mostrou, nesta sexta-feira, a história de um rapaz que tinha tudo para não dar certo. Filho de uma faxineira, aos dez anos, ele perdeu os movimentos do corpo em acidente. Ficou desesperado, mas descobriu o circo. E o circo mudou a sua vida! É em uma casinha de seis metros quadrados, no Rio de Janeiro, que Jean Pierre, de 19 anos, mora com a mãe. Aos dez anos foi atropelado, ficou em coma e perdeu os movimentos do corpo. Depois de muita fisioterapia e dedicação, ele se recuperou. Mal começou a andar foi fazer malabarismo com bolinhas no sinal de trânsito. E aí veio a descoberta do talento para o circo!
Atualmente, Jean treina de quatro a cinco horas por dia. Sua especialidade é não deixar nada cair. Agora o artista vai brilhar na Europa! Um exemplo e tanto! Conheça também um outro exemplo de vida. Clique aqui!

Fonte Mais Voce da Rede Globo

Força Maior

Existe Uma força
Que nos leva a viver, que nos faz recomeçar.
Que nos faz sorrir, que nos faz suportar as dores.
Que nos faz suportar a saudade.
Que nos faz buscar a felicidade.
Existe uma força muita além de nossos olhos.
Maior que imaginamos, que nem sempre procuramos.
Mas, ela sempre está a nossa espera.
Existe uma força que nos faz sonhar.
Uma força que nos faz acreditar.
É uma força chamado amor.
É uma força chamada persistência, coragem, fé!
Uma força que nos faz, desejar viver.
Olhe! Ela existe dentro de mim.
Ela existe dentro de você!
A minha força é Deus! Que essa força,
esteja com VOCÊ em todos os momentos,
lembre-se, que "o AMOR de DEUS é como mar,
podemos ver seu início, mais não o seu fim"

Dicas para acabar com os males da insônia