Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Os benefícios da Semente de Linhaça

É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:

-- Rejuvenescedor
-- Baixa de peso
-- Auxilia no combate a anemia
-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
-- Auxiliar no combate à acne.
-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.
-- Vitalidade Física
-- Sistema Digestivo
-- Sistema Nervoso
-- Doenças Inflamatórias
--Retenção de Líquidos
-- Sistema Imunológico
-- Sistema Cardiovascular
-- Funcionamento Intestinal
-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
-- Para combater a agressividade e a obesidade
-- Condições da Pele e do Cabelo

Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg

Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.
Vitalidade Física:
Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.
Baixa de Peso:
A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida .
Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.
Combate ao Cancer:
de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é ; a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais.Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.
Condições da Pele e do Cabelo:
Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema .
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc.
É excelente para a calvície . Essa é uma boa notícia para quem sofre de fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu coro cabeludo e teu cabelo.

Sistema Digestivo:
Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal.
Lubrifica e regenera a flora intestinal .
Expulsão de gases gástricos .É um laxante por excelência.
Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.
Sistema Nervoso:
É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma.
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoras funções mentais dos anciãos , melhora os problemas de conduta
(esquizofrenia).
A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais eurotransmissores
(reanimações naturais) .
Doenças Inflamatórias:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo.
Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.
Retenção de Líquidos:
O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à
inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

Sistema Imunológico:
A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.
A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.

Sistema Cardiovascular:
É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
É excelente para regular o colesterol ruim .
O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.
Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.
Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.
Funcionamento Intestinal:
Para a melhora do funcionamento intestinal: de uma noite para o dia, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã.
Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas...
Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa:
Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa.... Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada (como uma farofinha) sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.

Para combater a agressividade e a obesidade:
duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Coloca-se água ou suco para adoçar. Todos os dias; tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia; essas duas colheres.
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (moa uma xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer) - 3 colheres de sopa de água
Modo de preparo:
Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 minutos. (Torna-se muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.

Modo de Usar na maioria dos casos:
Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.

http://www.segs.com.br/linhaca.htm

REDE DE DIAGNÓSTICO PERMITIRÁ AGILIDADE NOS RESULTADOS MÉDICOS

Superalimentação e a saúde

Ele passou um mês comendo o que os jornais, o marketing da indústria de alimentos saudáveis e especialistas da TV descreviam como “superalimentos” – ricos em vitaminas e sais minerais.


Por Simon Hemelryk


Chega uma hora na vida de um homem em que é preciso deixar de lado as loucuras da juventude. As noites passadas consumindo vinho tinto e sanduíches com maionese, assistindo a vídeos de acidentes no YouTube. Os pedidos de pizza de calabresa para não ter de cozinhar porque vai passar na TV um episódio importantíssimo de uma série qualquer. Cansei de ouvir que um dia a alimentação fast food e pouco saudável acabaria comigo. Mas eu era jovem e magro. Nunca ficaria sem ar depois de correr até a estação de trem, nunca teria uma barriga flácida nem soltaria aquele “uuuufff” dos idosos quando se levantam da cadeira. Mas cheguei aos 30 e poucos anos e tudo isso começou a acontecer.

Diante da não imortalidade, eu precisava de uma solução rápida. No documentário A dieta do palhaço, de 2004, Morgan Spurlock só consumiu lanches do McDonald’s durante um mês, com consequências desastrosas para a saúde. E se eu passasse um mês fazendo exatamente o contrário? Se só comesse aquilo que os jornais, o pessoal de marketing da indústria de alimentos saudáveis e os especialistas da TV descreviam como “superalimentos” – ricos em vitaminas e sais minerais, com superpoderes como reduzir os sinais do envelhecimento, prevenir o câncer e baixar a pressão arterial –, será que veria uma melhora extraordinária do meu bem-estar e encontraria o caminho do futuro mais saudável?

(...) segue


Fonte : Revista Seleções

Em todo o país, fiéis prestaram homenagens à Nossa Senhora

Cento e trinta mil pessoas visitaram o Santuário Nacional de Aparecida. Os cultos se estenderam da madrugada até o final da tarde.

histórica Sabará, em Minas Gerais, fila de carros e fiéis ansiosos.

Em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, os romeiros foram à missa campal.

Em Sacramento, a procissão navegou sobre as águas do Rio Grande, até uma casa flutuante foi usada pelos cristãos.

Em Florianópolis, a data foi marcada por uma missa, nesta noite, na catedral metropolitana.

Quem foi a Blumenau, se emocionou com a réplica da santa, enviada pelo Santuário Nacional de Aparecida.

Em Porto Alegre, motociclistas percorreram ruas e avenidas para participar da missa no Complexo Cultural da zona norte.

Cavaleiros, taxistas e motoqueiros realizaram uma procissão em Passo Fundo.

No Rio, a imagem da santa percorreu a orla de Copacabana. À tarde, mais orações aos pés do Cristo Redentor.

E em Brasília, uma missa reuniu cerca de dez mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. As homenagens à Nossa Senhora Aparecida terminaram com uma queima de fogos. (...) segue

Fonte : Jornal da Globo

FEBREFOBIA

Você sabia que a febre é a resposta do sistema imunologico no sentido de enviar um especifico tipo de glóbulo branco para lutar contra vírus e bactérias? A febre também faz parte de um tipo de efeito desintoxicante para eliminação de restos depositados após infecções bacterianas.

Você já percebeu também a verdadeira FEBREFOBIA que existe entre os pediatras e, conseqüentemente, entre os pais das crianças que se apavoram sempre que seus filhos desenvolvem algum episodio febril? Pois bem, saiba que se não houver o fenômeno denominado FEBRE o organismo não terá qualquer possibilidade de combater a infecção que desperta o processo.


O grande esforço em diminuir os níveis da febre faz com que os pediatras receitem desde aspirina ate a dipirona, passando pelo Tylenol, Advil etc., todos com capacidade de reduzir a temperatura do corpo e, assim, “melhorar” a condição do paciente. A FEBREFOBIA nesses casos se dá pelo temor de se desenvolver crises convulsivas, o que é verdadeiramente uma situação dramática de ser presenciada pelos familiares.

Estatísticas demonstram que menos de 5% das crianças com febre podem desenvolver convulsões mas o temor já esta enraizado entre as famílias.
Ate que enfim algo de novo aconteceu nesse segmento. A Academia Americana de Pediatria divulgou parecer solicitando novas tomadas de posições entre os pediatras quanto ao combate à febre. Em casos de temperatura corporal muito elevada, algumas medidas devem ser tomadas para aliviar o problema, a começar pelo banho com água morna antes mesmo de se tomar antitermicos.

Com essa medida, as infecções, principalmente viróticas, são mais prontamente combatidas pelo organismo e a recuperação se faz de forma mais adequada.
Resta saber como ficarão as mães e as avós ao perceberem que a criança desenvolveu um estado febril. Se a ansiedade for maior que a razão, a distribuição de medicamentos para diminuir a temperatura será usada.

O problema pode ate ser polemico pois existe a conduta adquirida culturalmente em relação ao combate à febre mas sabemos que o fenômeno faz parte da capacidade do corpo de lutar contra as agressões externas.

O apoio das industrias que produzem esses tipos de medicamentos será, certamente, em favor das apavoradas mamães e vovos que passarão a acreditar mais na boa intenção de ver os pequenos pacientes “sararem mais depressa”.

Fonte : Site do Dr.Sérgio Vaisman

PROGRAMAÇÃO COM PEQUENOS AJUSTES

V Congresso das Associações Parkinson do Brasil

“De mãos dadas superando o Parkinson”

* Timóteo será a primeira cidade do interior a sediar o congresso nacional das Associações Parkinson. Aproximadamente 20 Associações de 14 estados Brasileiros estarão presentes.

Data: 06 a 09/11/2009

Local: Timóteo – Minas Gerais

Realização: Instituto Parkinsoniano de Minas Gerais - GRUPARKINSON

Diretoria: Gervásio Pierre – Presidente

    Rafael Torres – Vice-presidente

    Gorete Azevedo – Secretária

    Maria Auxiliadora – Secretária de Finanças

    Maria da Graça Campos – Secretária Social

      Público:

      Presidentes de associações, parkinsonianos, cuidadores, familiares, profissionais, universitários e pessoas envolvidas com a área de saúde.

      Objetivos específicos:

    • Fortalecer o relacionamento entre as associações no país.
    • Participar do Curso de “Gerenciamento de Associações Filantrópicas”.
    • Identificar as reivindicações dos parkinsonianos.
    • Orientar Parkinsonianos, cuidadores e familiares sobre a doença de Parkinson.
    • Conhecer a importância das associações na vida do parkinsoniano.
    • Para os universitários e profissionais da saúde ampliar seus conhecimentos.

Objetivo geral:

    • Apresentar os caminhos para conviver com o Parkinson sem preconceito mantendo uma boa qualidade de vida.

Programação:

06/11 (sexta-feira)

Aeroporto de Confins/BH

7h Recepção dos convidados/visitantes

Hotel Dom Henrique/Timóteo

14h Recepção hotel (massoterapeuta a disposição)

SESI - Noite “Tremendo Prazer em Conhecer”

19h Cerimonial de abertura – chegada das pessoas com Corporação Musical Santa Cecília tocando ao fundo
20h Composição da mesa com as autoridades convidadas.

Hino Nacional

Saudação aos visitantes com uma mensagem

20h20 Boas vindas e agradecimentos do GRUPARKINSON

Apresentação do vídeo institucional

Gervásio Pierre – GRUPARKINSON

20h40 Apresentações da “Dança Sênior” e Cantoria

Associação GRUPARKINSON – Timóteo, Minas Gerais.

21h Lançamento do Livro “Era Outono em Barcelona”

Autora: Mônica Souto – Psicóloga - Parkinsoniana – Niterói, RJ

21h20 Apresentação de Cordel - Renato Cordel – Belo Horizonte
21h30 Apresentação Dança - Ângela Maria Garcia – APARS - Rio Grande do Sul
21h50 “O Amor incondicional” com João Tavares
22h10 Apresentação de Dança com Dalva Molnar – Campinas SP
22h30 Encerramento


07/11 (sábado)

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE TIMÓTEO - AAPT

7h Cadastramento e entrega das pastas aos participantes
7h50 Saudações - Com Salete
8h “Sorrir faz bem para alma” com Heliana Guedes

Mestre em Gerontologia – Artista Plástica - Humorista

8h30 Palestra: “Novidades da neurocirurgia para o Parkinson”

Dr.Breno Minas – Neurocirurgião

9h Palestra: “Orientação para Cuidadores, cuidar e cuidar-se”

Dra.Clara Nakagawa –

Psicóloga, especializada em Gerontologia, Vice-Presidente da ABP, Coordenadora do Grupo de Apoio ao Cuidador da ABRAz, Docente de Pós-Graduação do CEPPS, Dirigente Habilitada de Dança Sênior.

9h40 “Envelhecer com Qualidade” Dr.Sávio Francisco Ulhôa – Geriatra
10h10 “Eu e o Parkinson” com Gervásio Pierre
10h30 Coffee break Cultural
10h50 Palestra: “Medicamentos e seus Efeitos”

Facilitador: Dr. Lucas Magalhães (Neurologista)

11h20 “Tratamento do Parkinson e Perspectivas Futuras.”

O que há de atual em pesquisa no tratamento.

Dr. Mauro César Quintão S. Cunningham - Neurologista

12h Mesa redonda –

“Caminhos para conviver com o Parkinson e ter qualidade de vida”:

    Dr. Lucas Magalhães – Neurologista - Mestre em Farmacologia
    Cacilda Aparecida Moreira
    – Homeopata e acupunturista

    Dra.Clara Nakagawa – Psicóloga especialização em Gerontologia

    Dr. Breno Minas – Neurocirurgião

Dr. Mauro César Quintão S. Cunningham – Neurologista

Heliana Guedes - Mestre em Gerontologia

    Mediador: Gervásio Pierre – Presidente do GRUPARKINSON-MG

13h Almoço na AAPT
14h30 Depoimento: “Experiência de um Cuidador”

Baldoíno do Amaral – Associação Brasil Parkinson – São Paulo

15h Apresentações das Associações: “Compartilhando experiências de sucesso”
17h30 Retorno ao Hotel / Descanso
19h30 Jantar no Hotel
20h30 “Arrasta Riso” Show humorístico com Heliana Guedes

08/11 (Domingo)

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE TIMÓTEO - AAPT

7h50 Salão

01

Oficina de Dança Sênior

Facilitadora: Dra. Clara Nakagawa

8h30

às

9h30

Sala 02 Orientações para “Gestão de Associações”

Público: Presidentes e pessoas da área administrativa

Facilitador: Salete

8h30

às 9h

Salão

01

Acupuntura Aurícula terapia especifica para Parkinsonianos

Apresentação de trabalho realizado com Parkinsonianos

Cacilda Aparecida Moreira e Paulo Abreu

Homeopatas e acupunturistas

9h Sala

03

Apresentação:

ESTUDO DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA

NA MARCHA DE INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON

ORIENTADOR: Prof. Dr. Ronaldo Araújo Abreu

Docente da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - Funcesi:

Lucas Araújo Castro e Souza e Edmar Henrique Ribeiro

Graduando em Fisioterapia – Funcesi

9h Salão

01

“Evoluindo a espiritualidade através da adversidade.”

Dr. Luiz Vieira – Advogado – Sociólogo – Filosofo.

9h30 Palavra aberta sobre questões legais e direitos:

    Dr.Edson Martins – Direitos Previdenciários do Parkinsoniano

    Dr.Luiz Vieira – Direitos Constitucionais

    Marcos Izaque – Representante INSS

    José de Anchieta Pogialli – Representante Gerência Regional de Saúde

10h40 Coffee Break
11h

Sala 01

Reunião dos Presidentes: Pauta “Reivindicações das Associações Parkinson“ e produzir a “Carta de Timóteo” para ser enviada aos órgãos competentes.
11h

Salão

Apresentações das Associações: “Compartilhando experiências de sucesso”
12h20 Depoimento de um Parkinsoniano – Genário Coutinho – GRUPARKINSON-BA
13h Almoço de Confraternização/ Feira de Troca entre as Associações

Entrega de certificados e assinaturas na “Carta de Timóteo”

14h30 LIVRE / SEDE GRUPARKINSON / CITY TOUR

Hotel Dom Henrique
19h Celebração Ecumênica Jantar / Festa Surpresa

BOM DIA!



"VOCÊ PODE MUDAR O SEU DESTINO, LIGUE-SE NA SABEDORIA UNIVERSAL E

TORNE-SE UMA PESSOA FELIZ"