Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SUTIÃ E CÂNCER DE MAMA: A HISTÓRIA DE UMA FARSA

A verdade sobre a pesquisa que circula na internet e está assustando as mulheres

[Vladimir Maluf, especial para o iG São Paulo, 15/12/2009]

Tudo começou quando o pesquisador americano Sydney Ross Singer e sua mulher, Soma Grismaijer, escreveram um livro chamado "Dressed to kill: the link between breast cancer and bras" ("Vestida para matar: a ligação entre câncer de mama sutiãs"), assegurando que o uso da peça comprime os seios, impedindo a drenagem linfática e provocando o acúmulo de líquidos, o amolecimento do tecido mamário e a formação de cistos nas mamas.

Rapidamente, a afirmação ganhou fôlego na internet, principalmente com a divulgação de uma campanha contra o uso do sutiã, assinada por um médico mexicano chamado Pablo Camacho Ferman. Nela, o especialista fala sobre uma pesquisa chamada “Bra and breast cancer study” ("Sutiã e o estudo do câncer de mama"), que não traz assinatura de qualquer instituição.

No site da Sociedade Americana do Câncer (www.cancer.org), por exemplo, o aviso é claro: não existe nenhum estudo que comprove essa teoria. No site da Sociedade Canadense do Câncer (www.cancer.ca), há uma seção sobre mitos e verdades que ressalta: “Não existe nenhuma evidência científica confiável que mostre a ligação entre o uso do sutiã e o desenvolvimento de câncer de mama”.

O mastologista Joel Rososhansky, especialista em câncer de mama da Unesp, esclarece que são a exposição prolongada ao sol, o tabagismo, o consumo de álcool e a alimentação rica em gorduras e pobre em fibras que contribuem para o desenvolvimento do câncer e não o uso do sutiã.

A psiquiatra Egle Campus, especialista no atendimento e acompanhamento de mulheres com câncer de mama do Instituto Nacional do Câncer (INCA), concorda e alerta: “Toda mulher precisa ficar atenta ao que existe de científico. Informações imprecisas causam um desserviço à sociedade, confundindo e afugentando mulheres que poderiam participar de campanhas de rastreamento precoce de câncer de mama”.

Estudos (sem fundamentos) à parte, é importante lembrar que, a cada ano, cerca de 50 mil novos casos da doença são descobertos por meio das campanhas e mutirões. “A melhor forma de combate ao câncer de mama é a detecção precoce, feita com mamografia e complementada, quando necessário, por um ultrassom das mamas”, conclui a psiquiatra.

De qualquer forma, é importante, sim, tomar certos cuidados ao escolher um sutiã. Ele deve ser, preferencialmente, de tecido natural (algodão ou linho) e não deve conter elásticos, arames de sustentação ou rendas que machuquem o corpo. O conforto é muito importante e a peça não deve ser apertada. Isso evita que as mamas fiquem inchadas no decorrer do dia.

Leia mais sobre:

Médico derruba mito de ligação entre sutiã e câncer de mama
Câncer de mama
Escolha correta do sutiã [1]
Escolha correta do sutiã [2]

Tire suas dúvidas:

Central Clinic
American Cancer Society
Canadian Cancer Society
Instituto Nacional do Câncer (INCA)

Fonte: Delas/Saúde da Mulher [iG]

DOENÇAS OCULARES V [Astigmatismo]

Definição

O Astigmatismo ocorre quando a córnea apresenta uma maior curvatura em uma direção, o que distorce a visão para perto e à distância também. A córnea normalmente é redonda, enquanto no astigmata, pessoa que tem esse problema, é ovalada. Quando há irregularidade na curvatura da córnea ou do cristalino (lente interna do olho) pode gerar o astigmatismo. Sendo assim, os raios de luz não chegam ao mesmo ponto na retina.

Alguns são direcionados em mais de um ponto na retina e outros à frente ou atrás dela. Em virtude da curvatura irregular, a imagem levada ao cérebro torna-se deformada, distorcida ou desfocada.

Dependendo do grau e da atividade da visão, seja para perto ou longe, a imagem fica como se fosse borrada e algumas queixas são freqüentes, tais como dor de cabeça, sensação de ardor nas vistas e hiperemia conjuntival. A intensidade varia conforme a gravidade do problema e o esforço visual.

Causas

Nem todas as córneas possuem uma forma perfeita. Tal como ocorre com os demais erros de refração, o astigmatismo pode estar relacionado a uma herança genética, porém a causa dessa malformação ainda é desconhecida.

Geralmente o astigmatismo aparece ao nascimento e sofre poucas alterações durante o desenvolvimento. Pode ainda surgir depois de um trauma ocular e comprometer a córnea após intervenção cirúrgica intra-ocular ou relacionado com outras doenças oculares, como ceratocone, por exemplo. Coçar os olhos pode favorecer o aumento do astigmatismo, que pode ser estar associado a miopia, hipermetropia e presbiopia (vista cansada), mas nem sempre afeta os dois olhos.

Tratamento

Para corrigir o astigmatismo é possível com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. As lentes de contato devem ser adaptadas para curvaturas específicas e com espessuras diferentes ao longo da superfície ocular para compensar a superfície irregular da córnea. Quanto maior o grau do astigmatismo, maior é a diferença de espessura da lente de contato.

Fonte: Hospital dos olhos Santa Beatriz

Neurologista fala dos avanços no tratamento das doenças

De maneira geral, as doenças que atingem a estrutura do sistema nervoso, como o mal de Parkinson e Alzheimer, não têm cura, mas a medicina vem evoluindo a passos largos no tratamento destas enfermidades. Para falar um pouco desses avanços Leandro Andrade recebe nos estúdios da Jovem Pan Online Mônica Haddad, que é neurologista do Hospital das Clínicas, e também explica sobre o funcionamento destas doenças degenerativas. Acompanhe a conversa no vídeo.

Jovem Pan: Descoberta pode diagnosticar doença até 6 anos antes

Pesquisadores da USP fizeram uma descoberta que revolucionaram os conceitos atuais sobre o mal de Parkinson. Com o resultado dos estudos, será possível diagnosticar a doença até seis anos antes da sua manifestação motora. O Dr. Antônio Augusto Coopi, que é veterinário e participou da pesquisa, fala mais das novidades. Confira os detalhes da descoberta no vídeo.

Jovem Pan: Descoberta pode diagnosticar doença até 6 anos antes

Cientistas descobrem como previnir Alzheimer em ratos

Os cientistas do Instituto Gladstone de Doenças Neurológicas em San Francisco, nos Estados Unidos, descobriram uma nova estratégia para prevenir problemas de memória em ratos com a doença de Alzheimer. Os resultados da pesquisa foram publicados neste domingo (28) na revista Nature.

Os pesquisadores perceberam que seres humanos portadores de Alzheimer têm níveis anormalmente baixos de uma enzima chamada EphB2 nos centros de memória do cérebro. Outra característica é o excesso da proteína amilóide. Altos níveis da proteína prejudicam a neurotransmissão, capacidade dos neurônios de se comunicaram uns com os outros.


Para determinar se os baixos níveis de EphB2 realmente contribuiram para o desenvolvimento de problemas de memória, os cientistas usaram terapia genética para alterar os níveis da enzima nos cérebros dos ratos, genéticamente modificados com a doença. A redução dos níveis EphB2 em camundongos normais e saudaveis atrapalhou a neurotransmissão e deu-lhes problemas de memória semelhantes aos observados nos portadores do Alzheimer.(...) segue

Fonte : R7 Saúde

O que fazer quando o coração dispara

São 310 mil brasileiros que sofrem a chamada morte súbita a cada ano. E a principal causa é a arritmia cardíaca, um mal que acontece de forma repentina e demanda tratamento imediato para se normalizar

Não precisa ser um super fã de futebol para se lembrar do caso de Antonio Puerta, jogador do Sevilla, da Espanha que faleceu aos 22 anos vítima de arritmia cardíaca em campo. Nem tampouco do zagueiro Serginho, do São Caetano que desmaiou no gramado pelo mesmo motivo e não resistiu. Vale lembrar que o perigo não está só no esporte. Entre outras situações, as de estresse são muito comuns aos ataques, vide um número significativo de torcedores (mesmo que em frente à televisão) que sofreram deste mal.

A morte súbita vem atingindo milhares de brasileiros por ano e assustando as pessoas, inclusive as mais saudáveis, pois muitas vezes não apresenta sintomas. Daí a importância de ter os exames em dia para detectar uma eventual anormalidade e para que o paciente possa tomar os devidos cuidados.

As arritmias ocorrem quando a sequência dos batimentos cardíacos apresenta uma anormalidade. Ou seja, eles devem ocorrer de 60 a 100 batimentos por minuto (bpm), mas quando este número ultrapassa 100 bpm, ocorre a taquicardia. Já se eles ficam demasiado devagar, com menos de 60 bpm, ocorre a bradicardia. Outro caso de arritmia é quando as vias elétricas condutoras apresentam alguma anormalidade. A arritmia pode não apresentar sintomas, no entanto, um ataque cardíaco pode ser evitado e revertido se o paciente receber atendimento rápido.

Como surgem os problemas

A taquicardia pode ser de origem congênita (quando a pessoa já nasce com esta irregularidade na sequência dos batimentos cardíacos) ou adquirida, devido a diversos fatores. As causas mais comuns são as doenças cardíacas. Muitos medicamentos podem acarretar o problema, daí a importância de exames frequentes .


Quando confirmada a tendência de um problema cardíaco, deve existir uma atenção especial às bulas e contraindicações. Entre eles, estão os fármacos que contenham estimulantes (utilizado para problemas respiratórios e alergias, como os broncodilatadores, as populares bombinhas para asma). A taquicardia pode ser desencadeada também pela prática de exercícios físicos, tensão emocional, consumo excessivo de álcool ou tabagismo. (...) segue


Fonte : Revista VivaSaúde

HOJE É DIA DO AMIGOGAMP




A partir das 20:30 hs

NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO

ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON


TEMA LIVRE
Samuel, Badu e demais amigos(as)esperam por você

Para participar

CLIQUE AQUI

Especial: Cuidar da Vida - parte 3/5

BOM DIA,FELIZ INICIO DE SEMANA!!!



Ser Feliz é...

Acordar e saber que está atrasado ...

Mas ter certeza de que tem um emprego!
Ver a caixa do correio cheia de contas ...

Mas receber uma carta do amigo!
Ter um monte de recados na secretária ...

Mas no meio deles, um que diz:
"To morrendo de saudades!"
Ver que no almoço a mãe fez salada de beterraba ...

Mas o prato principal está apetitoso e é o seu preferido!
Estar num engarrafamento ...

Mas ligar o rádio e ouvir a sua música predileta tocando lembrando de alguém especial!
Brigar com o cachorro porque ele comeu seu sapato .
Mas ser recebido por ele com uma festa todos os dias quando você chega em casa! É chegar em casa exausto ...

Mas ainda assim ser arrastado pra balada por uma porção de amigos!

Enfim, ser feliz é ter um monte de problemas, mas ser capaz de sorrir com as pequenas coisas do dia-a-dia !!!