Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Instabilidades Motoras e Emocionais do Paciente de Parkinson

TEXTO EXTRAÍDO DO SITE http://www.parkinson.pt/
GRIFOS MEUS EM NEGRITO.



Algumas atividades motoras são mais fáceis de executar que outras:

· Subir as escadas pode ser mais fácil do que caminhar em terreno plano, [não tenho dificuldades com escadas, para andar em terreno plano as vezes tenho um andar arrastado].

· É mais fácil andar de bicicleta do que caminhar, [não opino, nunca aprendi andar de bicicleta, rsrs].

· Alguns gestos são particularmente difíceis, como vestir um casaco, sair de um carro, virar-se na cama, assim como efetuar alguns gestos rotativos ou alternados; mexer uma colher numa tigela, escovar os dentes, limpar os pés sobre um capacho, [há dias em que faço tudo isso com firmeza, até mesmo cortar legumes; em outros dias escovar os dentes ou cortar um alimento é tarefa penosa].

· Iniciar a marcha é um entrave, [para mim, em geral caminho de costas quando me levanto, então paro, retomo o equilíbrio e sigo em frente normalmente, caminho sem apoio de bengala].

· Há dificuldade em fazer duas coisas ao mesmo tempo, por problemas da atenção. Alguns pacientes queixam-se de falhas de memória, embora se trate, por vezes, de falta de concentração. Se o portador de DP está ocupado em vestir-se, colocar o braço na manga (gesto particularmente difícil) no momento em que lhe diz: - “Traz as chaves que estão em cima da mesa”, é provável que este não memorize esta frase, tão ocupado que está a “pilotar” a sua motricidade. [Infelizmente há pessoas que não se dão conta dessas dificuldades e pensa que o portador de DP está apenas fazendo descaso. No meu caso, tenho que anotar horários dos medicamentos e os recados. Para melhorar minha concentração, canto em voz alta, músicas que quero decorar, leio bastante e repito 3 ou 4 vezes, também em voz alta, alguma tarefa que eu tenha que fazer durante o dia. Essas dicas tem dado resultados positivos].

· Alguns doentes, em momentos de bloqueio motor, ficam perdidos na sua motricidade, como se a doença os impedisse de organizar as diferentes sequências motoras de gestos necessários à realização de uma tarefa. Um doente dizia: “Quando fico bloqueado, peço á minha esposa que me indique os movimentos que devo executar; avança um pouco, vira à direita, dá meia volta, agora pode sentar", [esse tipo de bloqueio de memória nunca me ocorreu].

· O freezing (congelamento), ou seja, a variação súbita da motricidade, é própria da doença, [por esta instabilidade motora, muitas vezes há familiares que acusam o portador de DP de “fingir” dificuldades por preguiça de realizar uma ou outra tarefa. Essa instabilidade motora acontece comigo e noto que quanto mais calma me sinto, mais rapidamente volto ao “meu estado normal”. Por isso aconselho nestas horas, nada de pânico nem pressa: pare, respire fundo várias vezes e seja paciente consigo mesmo].

· Há dias em que os doentes se sentem quase libertos dos seus problemas motores, enquanto que há outros em que a doença está claramente presente. Estas variações que surgem de um dia para o outro, instalam-se durante vários dias. [O que também faz variar o humor do parkinsoniano e por vezes agrava casos de depressão].

· Paralelamente a estas variações motoras, podem surgir verdadeiras "flutuações psíquicas", estados de ansiedade importantes, e que por vezes pode causar ataques de pânico, ou idéias depressivas: o doente tem o sentimento que está "perdido", que o bloqueio motor vai ser definitivo...". A ansiedade e os sentimentos de desalento desaparecem tão depressa como surgem, a partir do momento em que a L-Dopa volta a agir. [Isso ocorria muito comigo, depois que iniciei a prática diária de atividade física, houve uma melhora significativa. Atualmente isso ainda ocorre, mas raramente, contudo já consigo manter a calma, sem pânico, retomo meus movimentos em menor tempo].

Como esta matéria é longa, continuo amanhã. Abraços, TT

QUINTA-FEIRA É DIA DE BATE-PAPO DA APPP

CHAT DA APPP


"MESMO COM PARKINSON, VOCÊ PODE ESTAR DE BEM COM A VIDA"

"VAMOS JUNTOS, FAZER DO PARKINSON COISA DO PASSADO"

TODOS NO MESMO BARCO

" NOSSO BARCO SE TRANSFORMA

EM UM LINDO TRANSATLÂNTICO,

TODOS JUNTOS VAMOS CONSTRUIR,

ISSO GRAÇAS A VOCÊ,

AMIGO PARTICIPATIVO "

1ª parte Horário das 20:00 h ás 20:40 h tema a ser abordado:

"VOCÊ MUDA DE HUMOR VARIAS VEZES POR DIA?HORA RI ORA CHORA?"

2º parte Das 20:40 h em diante livre para colocar o papo em dia: É MUITO BOM ENCONTRAR OS AMIGOS E BATER AQUELE PAPO, MAS ENTENDEMOS QUE ESTE ESPAÇO FOI CRIADO PARA TROCA DE INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS, VAMOS CONHECER MELHOR A DOENÇA DE PARKINSON.


"OS AMIGOS SÃO A FORMA DE DEUS CUIDAR DE NÓS"


PARA PARTICIPAR
CLIQUE AQUI

DIREITOS DOS PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS

DIREITOS DOS PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS

http://www.youtube.com/watch?v=wYEJ9v1geoE

Tentei carregar aqui um vídeo, mas como todas as minhas tentativas não tiveram sucesso, deixo o link para que se possa acessá-lo.

abraços, *TT.