Visualizações de página do mês passado

sábado, 11 de abril de 2009

Apresentação do Coral e Confraternização dia 11.04.2009 Araranguá SC





Grupo de apoio luta contra o isolamento de parkinsonianos

Karla Beraldo

Comprometimento das atividades motoras, lentidão, tremores. Além de vencer as limitações decorrentes da doença de Parkinson, os pacientes têm como desafio a luta contra os constrangimentos sociais e o isolamento. Em Bauru, o Grupo Amigos do Parkinson (GAP) auxilia os portadores nessa caminhada contra a doença, que celebra hoje seu Dia Mundial. A data evoca o nascimento de James Parkinson, médico que descreveu a patologia pela primeira vez.

Em encontros mensais, o grupo, existente há oito anos (anteriormente com o nome de Núcleo Bauru Parkinson), procura informar, esclarecer e orientar parkinsonianos e suas famílias, além da promover atividades que estimulem seu convívio social.

Fonte : www.jcnet.com.br

Exposição mostra que é possível qualidade de vida com Mal de Parkinson

A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e a Associação Brasil Parkinson fizeram hoje (11) uma ação no Parque do Ibirapuera para mostrar que mesmo sofrendo da Doença de Parkinson é possível ter qualidade de vida. As entidades colocaram em exposição trabalhos artísticos de pessoas com Parkinson, além de conscientizar os freqüentadores sobre sintomas e tratamentos no dia internacional da doença.

Cerca de 200 mil pessoas são portadoras de Parkinson no Brasil, segundo estimativa da ABN. A doença tende a afetar pessoas mais idosas, geralmente a partir dos 50 anos. Para que o diagnóstico possa ser feito o mais rápido possível, é importante estar atento a sintomas como tremor nas mãos, lentidão nos movimentos e rigidez muscular.

No entanto, o tratamento feito com medicamentos e apoio psicológico permite aos portadores da doença continuarem a desenvolver atividades cotidianas, explicou a neurologista Vanderci Borges. “ Parkinson não tem cura. É um tratamento sintomático para o paciente ter uma melhor qualidade de vida”, ressaltou a médica. Os trabalhos de pintura, canto e a oficina de origami apresentados hoje foram exemplos de como é possível viver bem, mesmo sob tratamento neurológico.

O dia 11 de abril é considerado o Dia Internacional da Doença de Parkinson. Outras Associações espalhadas pelo Brasil realizarão ações semelhantes às do Ibirapuera durante todo este mês.

Fonte : Pernambuco.com

COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DE PARKINSON NO MAM DO IBIRAPUERA