Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Entenda por que a saúde é a maior preocupação dos brasileiros

Na primeira reportagem da série sobre os desafios do país, veja um retrato preocupante da saúde no interior do Brasil.

Nesta semana, o Jornal Nacional apresenta uma série de reportagens especiais sobre as cinco maiores preocupações dos brasileiros, reveladas por uma pesquisa exclusiva, encomendada ao Ibope.

No resultado, que o JN divulgou na segunda, a saúde apareceu em primeiro lugar. O governo relata avanços, mas 41% dos cidadãos escolheram a área como a que mais preocupa.

Os repórteres Marcelo Canellas e Lúcio Alves mostram alguns problemas que ajudam a entender por quê.

A professora Rosângela Ferreira da Silva cansou de zanzar em cima da maca. “Eu fui pro Crof, do Crof me mandaram pro HS, do HS me mandaram pro Crof de novo, do Crof me mandou pra cá de novo”.

Ou falta equipamento. “Tinha um aparelho quebrado, não dava pra fazer cirurgia, e me encaminharam pra cá”, disse a dona de casa Salete Alves de Souza. Ou falta médico. “Não dá pra tratar lá em Quirinópolis. Lá não tem neurocirurgião”.(...) segue

Fonte : Jornal Nacional

Pesquisadores conseguem reproduzir órgãos humanos para treinar estudantes

Os simuladores têm tamanho, cor e textura do corpo de um paciente. Com os modelos de borracha é possível simular todos os tipos de doenças. A experiência está sendo usada por mais de 30 países

Um trabalho paciente, delicado. A artista plástica reproduz os órgãos do corpo humano e suas minúsculas estruturas, como os vasos sanguíneos. “A gente está ajudando muitas pessoas. Os médicos a terem mais habilidade e a gente não usar o ser humano para aprender técnicas e sim através dos simuladores”, diz Selice Ribeiro Leite, artista plástica.

Há dez anos um pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco criou os primeiros simuladores para o treinamento dos estudantes nas cirurgias endoscópicas, consideradas menos invasivas.(...) segue

Fonte : Jornal Hoje

Para retardar o envelhecimento dos olhos, adie o uso de óculos

A presbiopia - a popular vista cansada - é um sinal natural do envelhecimento e aparece para todo mundo

FREDERICO GOULART - A Gazeta

Empolgado, você passa a mão naquele livro favorito para dar continuidade a uma leitura interessante quando percebe que as letrinhas começam a parecer tão pequenas quanto as de uma bula de remédio.

Depois de espremer os olhos e esticar os braços para tentar achar um ponto onde elas pareçam visíveis, você conclui que nada adianta. A presbiopia - a popular vista cansada - é um sinal natural do envelhecimento e aparece para todo mundo. A boa notícia é que dá para retardar, ao menos um pouco, a dificuldade de enxergar de perto.

Resistir ao máximo até recorrer aos óculos e exercitar os olhos lendo na maior distância que você conseguir são alguns caminhos. É o que recomenda o oftalmologista Kamel Kauerk Moysés.

Leia outras notícias no Vida Saudável

"Contra esse problema não há nenhum tratamento eficaz. Mas para que ele não chegue tão cedo aos olhos, o melhor caminho é retardar ao máximo o uso do óculos de grau para perto", recomenda. Segundo ele, quando a pessoa opta cedo pelo óculos ela faz com que os músculos dos olhos deixem de ser estimulados e comecem a enfraquecer.

Outro passo é tentar, desde cedo, afastar o objeto de leitura dos olhos. "Normalmente lemos com uma distância de 35cm. Tentar aumentar esse espaço para, em média 40 a 42 cm, ou o máximo que a pessoa conseguir, vai forçar o músculos e exercitar mais a visão", diz o médico.

Vista cansada

A presbiopia também é conhecida como a menopausa dos olhos. Esse apelido se dá pois se trata de um distúrbio que surge, em média, a partir dos 40 anos. E, como explicam os especialistas, tal qual o fenômeno que atinge as mulheres, é impossível escapar da presbiopia. Independente do sexo, todas as pessoas um dia irão sentir nos olhos os efeitos do passar dos anos.

Os sintomas começam devagar, com a necessidade de uma distância maior para a leitura - a média normal é de 35 centímetros. E esse não é um problema que todos conseguem perceber rápido. O processo é lento e é causado pela diminuição da função do músculo, algo crescente com o passar dos anos.

O uso de óculos de grau é a alternativa mais usada, com lentes bifocais e multifocais. Há também duas opções de lentes de contato: as multifocais e a monovisão.

Quando as letras parecem sumir
Saiba o que é a presbiopia e o que fazer quando ela aparece

O que é. É a dificuldade de visão para perto a partir dos 40 - 45 anos de idade. Para ler com maior nitidez e conforto, é necessário afastar um pouco a leitura

Condição Natural. A presbiopia é uma condição natural que afeta todas as pessoas. É resultado do envelhecimento do cristalino, que funciona como uma lente, permitindo focalizar a visão para diferentes distantes

Tratamento. Não existe um tratamento difundido eficaz para a presbiopia, mas ela é compensada com o uso de óculos para perto. Recentemente surgiram algumas intervenções cirúrgicas

Aumento. A dificuldade inicial, que é ligeira, vai aumentando progressivamente até estabilizar por volta dos 60 - 65 anos, bastando trocar as lentes a cada dois anos, em média

Solução. Quem já tem outros problemas de visão pode optar pelas lentes multifocais, que permitem ver bem a todas as distâncias, usando apenas um óculos

Cirurgias já corrigem problema

Quem já sofre há tempos com o problema de vista cansada e não aguenta mais recorrer aos óculos para perto - aqueles que normalmente ficam escorados na ponta do nariz - , já pode comemorar o surgimento de cirurgias para tratar a presbiopia.

Hoje existem alguns tipos de intervenção que podem solucionar o problema de uma vez. Uma delas, ainda pouco utilizada, altera a curvatura da córnea, o que permite que os olhos consigam enxergar melhor a determinadas distâncias.

Em São Paulo, há dois anos o hospital Albert Einstein também oferece a cirurgia presbilasik, uma técnica ainda pouco difundida. A cirurgia altera o formato da córnea e também a profundidade do foco do olho.

Outra operação, esta bem mais comum, é voltada, apenas, para quem sofre de catarata. O cristalino opaco - lente natural do olho - é removido. Na sequência é implantada uma lente intraocular multifocal e artificial. "O procedimento livra o olho da catarata e devolve a visão de perto", esclarece o oftalmologista Kamel Kauerk Moysés.

CONTROLE SUA FREQUÊNCIA CARDÍACA DURANTE OS EXERCÍCIOS

Controle sua frequência cardíaca durante os exercícios

Especialista fala sobre os problemas

que podem ser evitados com o uso do aparelho!



A gente sua, luta contra o nosso próprio corpo, tudo para conseguir um bom desempenho na academia. Mas, o que poucas pessoas percebem é a importância de monitorar o seu batimento cardíaco. Para algumas delas, o número de vezes que o coração bate por minuto pode representar um risco para a saúde. Para ajudar no controle da frequência durante as atividades aeróbias ou anaeróbias, a melhor opção é adotar um aliado indispensável: o Medidor de Frequência Cardíaca, Frequêncímetro ou Relógio Polar.(...) segue

Fonte : SuaDieta

Brasileiros usam célula-tronco de dente para tratar olho

Testes com humanos devem começar no mês que vem

Agência Estado

Pesquisadores do Instituto Butantan desenvolveram uma técnica para recuperar a visão de pacientes com lesão na córnea (a parte transparente do olho) utilizando células-tronco extraídas da polpa do dente de leite. Os testes em seres humanos devem começar no próximo mês, em parceria com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

A biomédica Babyla Monteiro, responsável pela pesquisa, diz que "o tecido da córnea precisa ser constantemente renovado, pois as células se desgastam como as da pele". Essa manutenção, diz ela, é feita por uma região do olho chamada limbo, que fica em volta da córnea.

– Mas quando a região límbica é afetada por um trauma ou uma doença, a córnea perde a capacidade de regeneração e se torna opaca, comprometendo a visão.

As células da polpa do dente são incorporadas ao tecido ocular do paciente e recobertas por uma espécie de membrana feita de material semelhante à placenta. Elas então se adaptam ao tecido ocular e passam a atuar como células límbicas, reconstruindo a córnea degradada.


Veja Vídeo ilustrativo dos tipos de céluas-troncos

Fonte : R7 Notícias e Saúde

BOM DIA, PAZ E HARMONIA!!!



A Grandeza do Mar

Você sabe por quê o mar é tão grande, tão imenso, tão poderoso?
É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro; centímetros acima de todos os rios, não seria mar, mas sim uma ilha. Toda sua água iria para os outros e estaria isolado.
A perda faz parte. A queda faz parte. A morte faz parte.

É impossível vivermos satisfatoriamente. Precisamos aprender a perder, a cair, a errar e a morrer.Impossível ganhar sem saber perder. Impossível andar sem saber cair. Impossível acertar sem saber errar. Impossível viver sem saber viver. Se aprenderes a perder, a cair, a errar, ninguém mais o controlará.

Porque o máximo que poderá acontecer a você é cair, errar e perder. E isto você já sabe.Bem aventurado aquele que já consegue receber com a mesma naturalidade o ganho e a perda... o acerto e o erro... o triunfo e a queda.... a vida e a morte.