Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Empresa americana inicia 1º teste clínico com célula-tronco embrionária

Paciente teve lesão medular recente; fase 1 analisará segurança da terapia.
A Geron é a primeira a receber autorização do FDA para aplicação humana.

Do G1, com informações de agências

Um paciente nos Estados Unidos é o primeiro a receber células-tronco embrionárias, anunciou nesta segunda-feira (11) a empresa de biotecnologia Geron. Mas os detalhes do teste clínico são mantidos em sigilo. "O começo do teste clínico GRNOPC1 é uma etapa importante para as terapias humanas baseadas nas células-tronco embrionárias", afirmou em comunicado Thomas Okarma, presidente da Geron.

No Brasil, as pesquisas com células-tronco de embriões humanos foram consideradas constitucionais pelo Supremo Tribunal Federal em 29 de maio de 2008. Por seis votos contra cinco, o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou as pesquisas científicas com células-tronco embrionárias sem nenhuma restrição, como previsto na Lei de Biossegurança.

Células-tronco utilizadas vêm de embriões humanos excedentes de tratamentos de fertilidade

A Geron é detentora da primeira licença do FDA, a agência que regula medicamentos e alimentos nos EUA, para o uso das células no tratamento de pacientes com lesões recentes na medula espinhal. (...) segue

Fonte : G1 Ciência e Saúde

Meditação reduz a ansiedade e o estresse e auxilia na cura de doenças

Pacientes do hospital da Unifesp estão aprendendo a estimular o cérebro através da meditação. Na UnB, pesquisa está avaliando os efeitos da meditação em pacientes que tiveram câncer.

CAMINHOS DO CÉREBRO

Baixos níveis de testosterona são ligados a Alzheimer

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Baixos níveis do hormônio masculino testosterona podem estar associados com uma predisposição ao Alzheimer, diz estudo da Universidade de Hong Kong em parceria com a Universidade de Saint Louis, nos EUA.

Foram analisados na pesquisa os níveis do hormônio em 153 chineses com mais de 55 anos e sem sinais de demência. Do total de voluntários, 47 tinham queixas de perda de memória e dificuldade na clareza de pensamento.

Em um ano, dez homens desse grupo apresentaram os primeiros sintomas de Alzheimer. Os mesmos voluntários tiveram baixos níveis de testosterona e altos níveis de uma proteína relacionada com o maior risco da doença.

O estudo saiu no "Journal of Alzheimer's Disease".

Para os pesquisadores, a conclusão mostra que a falta do hormônio pode ser considerada um fator de risco.

A caminho de uma cura bilionária

A imprensa não deu muita importância, mas a revista Nature publicou em agosto uma pesquisa realizada por cientistas suíços e escoceses que, se der certo, pode tornar seus autores bilionários. Já adivinharam? Ainda há um longo caminho a percorrer mas ela poderia levar à cura da calvície. A pesquisa é dirigida por Yann Barandon, que trabalha na Suíça e já esteve no Brasil orientando pesquisadores a trabalhar com células-tronco embrionárias (CTE).

Barandon tem pesquisado o potencial de células-tronco para regenerar pele. Seu objetivo primário é ajudar pessoas que sofreram queimaduras graves. Mas os resultados de sua última pesquisa em camundongos o surpreenderam. Eles mostram como a exposição a um determinado microambiente pode atuar na diferenciação celular e promover a formação de células precursoras de folículo piloso, que dão origem aos pelos.

A pesquisa foi realizada com células do timo de camundongos

O timo é um órgão importante para produzir anticorpos contra infecções. Em seres humanos está localizado na porção antero-superior da cavidade torácica. Ao longo da vida, o timo involui (diminui de tamanho) e é substituído por tecido adiposo nos idosos. Isso acarreta diminuição da produção de linfócitos T. Os linfócitos T ou células T pertencem a um grupo de glóbulos brancos do sangue e são os principais responsáveis pela imunidade celular.(...) segue

Fonte : Revista Veja - Mayana Zatz

SEGUNDA-FEIRA É DIA DO AMIGOGAMP


ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON - ABP

A partir das 20:30 hs
NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO

TEMA LIVRE


Samuel, Badu e demais amigos(as) esperam por você

Para participar

CLIQUE AQUI

BOM DIA,FELIZ INICIO DE SEMANA!!!




A vida passa

O desejo de atingir seus objetivos está se tornando um obstáculo?

Às vezes estamos tão obcecados em atingir nossos objetivos, que acabamos perdendo as coisas boas que a vida tem a oferecer.

Nós resmungamos e reclamamos de detalhes insignificantes, enquanto a vida passa por nós sem que a aproveitemos. Podemos até vencer a batalha do momento, mas no longo prazo nós perdemos a guerra.

Felicidade não é fazer as coisas sempre do nosso jeito. Claro que há coisas que queremos alcançar, coisas que queremos ter, coisas que queremos ser.

Porém, a realização nem sempre vem de onde esperamos. O que desejamos acontecerá, mas não necessariamente da maneira que prevemos.

Assim, não fique tão obcecado em fazer tudo do seu jeito, arriscando-se a perder a chance de conseguir o que você realmente
quer.