Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Comemoração do Dia Mundial do Parkinson

O Grupo Lótus – Associação Parkinson da Baixada Santista é uma pessoa jurídica sem fins lucrativos que surgiu em agosto de 2008 com o objetivo de integrar socialmente pessoas com Parkinson, bem como seus familiares e cuidadores. Hoje, o grupo atende cerca de 200 pessoas, incluindo portadores de Parkinson , familiares e cuidadores.

No Brasil, 3% da população possui Parkinson. Em 85% dos casos, a doença afeta pessoas com mais de 60 anos. Como 12,5% da população santista tem mais de 65 anos, pode-se considerar que há na cidade um número grande de pessoas com Parkinson (em torno de 1.600 pessoas).

O Parkinson é uma doença neurodegenerativa que traz dificuldades de locomoção. Essa doença provoca a diminuição da produção de um neurotransmissor chamado dopamina, o que gera distúrbios motores.

Consequentemente, a pessoa com Parkinson apresenta dificuldades para realizar as atividades do seu dia-a-dia, como falar, andar, trabalhar, escrever, cozinhar etc. E essas dificuldades motoras levam o parkinsoniano a uma tendência de autoisolamento, já que, muitas vezes, ele sente vergonha de revelar as suas dificuldades perante os outros.

Nesse sentido, o Grupo Lótus surgiu com o escopo não só de oferecer uma série de atividades gratuitas que proporcionam uma melhora do quadro clínico do portador de Parkinson, já que essas atividades estimulam o corpo e a mente do paciente, senão também criam situações de interação entre os portadores da doença entre si; entre os portadores e as suas respectivas famílias, que também participam das atividades; e, principalmente, entre os portadores e a sociedade como um todo, gerando um ambiente de maior solidariedade, respeito e cidadania.

Assim, o Grupo Lótus viabiliza não só uma melhora clínica do paciente, por exercitar o seu corpo e a sua mente, como também leva à interação social das pessoas com Parkinson, através da nossa filosofia do “ABCDE” (Amar, Brincar, Cantar, Dançar, Exercitar).

São oferecidas aos pacientes atividades como as de dança de salão, alongamento, canto-coral, estimulação-cognitiva, oficina de memória, oficina de moda, aulas de artesanato e grupo de autoajuda. Todas essas atividades são gratuitas e desenvolvidas por profissionais voluntários e bem qualificados.

No dia 10 de abril, próximo sábado, o Grupo Lótus comemorará o Dia Mundial do Parkinson no SESC de Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136) a partir das 10 horas da manhã. Haverá café da manhã seguido da fala dos médicos Edson Amâncio e Cláudio Correa sobre a doença. Depois, teremos a apresentação do coral do Grupo e, por último, uma caminhada na praia. A atividade é aberta à sociedade e a entrada é franca. Esperamos vocês.

O Grupo Lótus desenvolve suas atividades costumeiras de segunda à sexta no período da tarde em sua sede, localizada na Av. Conselheiro Nébias, 368-A, segundo andar, sala 205, em Santos. O telefone para contato é 13-97114827. Nosso site: www.grupolotus.org.br.

Danielle Barbosa
Advogada e consultora jurídica do Grupo Lótus
grlotus@gmail.com

Higiene Bucal

O Que é Uma Boa Higiene Bucal?

Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:

• Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
• A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
• O mau hálito deixa de ser um problema permanente.

Consulte o seu dentista caso as suas gengivas doam ou sangrem quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver experimentando um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave. Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.

Como garantir uma boa higiene bucal?

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais.

• Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
• Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
• Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
• Usar enxagüante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.

Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthBasics/GoodOralHygiene/OralHygieneBasics/WhatisGoodOralHygiene.cvsp

Qual a maneira certa de escovar?

Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! A maioria dos adultos não chegam nem próximos a este tempo. Para ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes. Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:

• Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
• Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
• Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.




http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthBasics/GoodOralHygiene/BrushingandFlossing/HowtoBrush.cvsp

HOJE É DIA DO III ENCONTRO VIRTUAL DOS PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES PARKINSON DO BRASIL




A partir das 20:00hs no chat da APPP

PARA PARTICIPAR
CLIQUE AQUI

Pílula com chip avisa quando paciente ingere remédio

Invenção ajudará médicos a acompanhar tratamentos e a evitar problemas graves

Do R7
Reprodução
Foto por Reprodução
Pílula com chip criada por cientistas da Universidade da Flórida irá evitar que pacientes esqueçam, evitem ou errem na dosagem de remédios

Pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, desenvolveram uma pílula que vem com um pequeno chip e uma antena digeríveis, que envia automaticamente um alerta quando o remédio é ingerido, revelou o site Futurity.org nesta segunda-feira (5).

A invenção é importante porque os pacientes costumam esquecer, recusar ou errar a dosagem, causando problemas médicos graves, gastos com hospitalização ou com procedimentos médicos caros.

A falha dos pacientes em seguir direito a prescrição médica é considerada o problema número um no tratamento de doenças em todo o mundo. Segundo a Associação Americana do Coração, 10% das internações são causadas por pacientes que não seguem corretamente as orientações médicas. (...) segue

Fonte : R7 tecnologia e ciência

Um pouco de loucura ajuda criatividade, indicam estudos

EMMA YOUNG
da New Scientist

"Não há grande gênio sem um toque de loucura." Assim escreveu o filósofo romano Sêneca, quase 2.000 anos atrás.

Hoje é rotina diagnosticar, retrospectivamente, que gênios criativos da História tinham alguma doença mental --algumas mais fáceis de acreditar que outras.

Esquizofrenia e outras formas de psicose são as doenças mais comuns citadas, com Newton e Einstein entre os mais famosos alvos delas.

AP
O físico Albert Einstein, em foto de 1955; o cientista apresentou  pela 1ª vez em público sua teoria da relatividade em setembro de 1909
O físico Albert Einstein, em foto de 1955; o cientista apresentou pela 1ª vez em público sua teoria da relatividade em setembro de 1909

Vincent van Gogh e Virginia Woolf foram associados a desordem bipolar.

Poucos argumentariam que comprometimento total por psicoses conduziria a realizações criativas, mas talvez um pouco ajude.

Psiquiatras veem a saúde mental como um espectro, com uma doença grave em uma ponta, e "normalidade" na outra. Talvez aqueles no meio tenham tendências criativas melhoradas.

Lados do cérebro

Algumas evidências são obtidas ao se considerar a relativa dominância dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro.

Há muita psicologia popular suspeita escrita sobre "pessoas do lado direito" e "pessoas do lado esquerdo" do cérebro, mas é aceito que o esquerdo é principalmente envolvido com a linguagem e análise lógica, enquanto o direito é mais envolvido com o pensamento criativo.

Várias técnicas para o estudo da dominância de fato parecem mostrar que as pessoas com esquizofrenia têm maior atividade no lado direito do cérebro.

(...) segue

Fonte : Folha online ciência

Futurólogo aposta na fusão do cérebro humano com computadores

BOM DIA!!!



"Sempre que pensamos em mudar queremos tudo o mais rápido possível. Não tenha pressa pois as pequenas mudanças são as que mais importam.
Por isso,
não tenha medo de mudar lentamente, tenha medo de ficar parado."