Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
Visualizações de página do mês passado
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Comemoração do Dia Mundial do Parkinson
No Brasil, 3% da população possui Parkinson. Em 85% dos casos, a doença afeta pessoas com mais de 60 anos. Como 12,5% da população santista tem mais de 65 anos, pode-se considerar que há na cidade um número grande de pessoas com Parkinson (em torno de 1.600 pessoas).
O Parkinson é uma doença neurodegenerativa que traz dificuldades de locomoção. Essa doença provoca a diminuição da produção de um neurotransmissor chamado dopamina, o que gera distúrbios motores.
Consequentemente, a pessoa com Parkinson apresenta dificuldades para realizar as atividades do seu dia-a-dia, como falar, andar, trabalhar, escrever, cozinhar etc. E essas dificuldades motoras levam o parkinsoniano a uma tendência de autoisolamento, já que, muitas vezes, ele sente vergonha de revelar as suas dificuldades perante os outros.
Nesse sentido, o Grupo Lótus surgiu com o escopo não só de oferecer uma série de atividades gratuitas que proporcionam uma melhora do quadro clínico do portador de Parkinson, já que essas atividades estimulam o corpo e a mente do paciente, senão também criam situações de interação entre os portadores da doença entre si; entre os portadores e as suas respectivas famílias, que também participam das atividades; e, principalmente, entre os portadores e a sociedade como um todo, gerando um ambiente de maior solidariedade, respeito e cidadania.
Assim, o Grupo Lótus viabiliza não só uma melhora clínica do paciente, por exercitar o seu corpo e a sua mente, como também leva à interação social das pessoas com Parkinson, através da nossa filosofia do “ABCDE” (Amar, Brincar, Cantar, Dançar, Exercitar).
São oferecidas aos pacientes atividades como as de dança de salão, alongamento, canto-coral, estimulação-cognitiva, oficina de memória, oficina de moda, aulas de artesanato e grupo de autoajuda. Todas essas atividades são gratuitas e desenvolvidas por profissionais voluntários e bem qualificados.
No dia 10 de abril, próximo sábado, o Grupo Lótus comemorará o Dia Mundial do Parkinson no SESC de Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136) a partir das 10 horas da manhã. Haverá café da manhã seguido da fala dos médicos Edson Amâncio e Cláudio Correa sobre a doença. Depois, teremos a apresentação do coral do Grupo e, por último, uma caminhada na praia. A atividade é aberta à sociedade e a entrada é franca. Esperamos vocês.
O Grupo Lótus desenvolve suas atividades costumeiras de segunda à sexta no período da tarde em sua sede, localizada na Av. Conselheiro Nébias, 368-A, segundo andar, sala 205, em Santos. O telefone para contato é 13-97114827. Nosso site: www.grupolotus.org.br.
Danielle Barbosa
Advogada e consultora jurídica do Grupo Lótus
grlotus@gmail.com
Higiene Bucal
Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:
• Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
• A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
• O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Consulte o seu dentista caso as suas gengivas doam ou sangrem quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver experimentando um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave. Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.
Como garantir uma boa higiene bucal?
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais.
• Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
• Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
• Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
• Usar enxagüante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.
http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthBasics/GoodOralHygiene/OralHygieneBasics/WhatisGoodOralHygiene.cvsp
Qual a maneira certa de escovar?
Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! A maioria dos adultos não chegam nem próximos a este tempo. Para ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes. Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:
• Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
• Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
• Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.
http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthBasics/GoodOralHygiene/BrushingandFlossing/HowtoBrush.cvsp
Pílula com chip avisa quando paciente ingere remédio
Invenção ajudará médicos a acompanhar tratamentos e a evitar problemas graves
Foto por Reprodução
A invenção é importante porque os pacientes costumam esquecer, recusar ou errar a dosagem, causando problemas médicos graves, gastos com hospitalização ou com procedimentos médicos caros.
A falha dos pacientes em seguir direito a prescrição médica é considerada o problema número um no tratamento de doenças em todo o mundo. Segundo a Associação Americana do Coração, 10% das internações são causadas por pacientes que não seguem corretamente as orientações médicas. (...) segue
Fonte : R7 tecnologia e ciência
Um pouco de loucura ajuda criatividade, indicam estudos
EMMA YOUNG
da New Scientist
"Não há grande gênio sem um toque de loucura." Assim escreveu o filósofo romano Sêneca, quase 2.000 anos atrás.
Hoje é rotina diagnosticar, retrospectivamente, que gênios criativos da História tinham alguma doença mental --algumas mais fáceis de acreditar que outras.
Esquizofrenia e outras formas de psicose são as doenças mais comuns citadas, com Newton e Einstein entre os mais famosos alvos delas.
AP |
O físico Albert Einstein, em foto de 1955; o cientista apresentou pela 1ª vez em público sua teoria da relatividade em setembro de 1909 |
Vincent van Gogh e Virginia Woolf foram associados a desordem bipolar.
Poucos argumentariam que comprometimento total por psicoses conduziria a realizações criativas, mas talvez um pouco ajude.
Psiquiatras veem a saúde mental como um espectro, com uma doença grave em uma ponta, e "normalidade" na outra. Talvez aqueles no meio tenham tendências criativas melhoradas.
Lados do cérebro
Algumas evidências são obtidas ao se considerar a relativa dominância dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro.
Há muita psicologia popular suspeita escrita sobre "pessoas do lado direito" e "pessoas do lado esquerdo" do cérebro, mas é aceito que o esquerdo é principalmente envolvido com a linguagem e análise lógica, enquanto o direito é mais envolvido com o pensamento criativo.
Várias técnicas para o estudo da dominância de fato parecem mostrar que as pessoas com esquizofrenia têm maior atividade no lado direito do cérebro.
(...) segue
Fonte : Folha online ciência