Visualizações de página do mês passado

sábado, 13 de setembro de 2008

CÉLULAS TRONCO SALVANDO VIDAS

RAPIDINHA DA GLOBO. COM

Família ganha na Justiça direito de coletar células-tronco de bebê, com custos pagos pelo SUS

Publicada em 10/09/2008 às 12h32m

Bom Dia São Paulo A pequena Sara pode ajudar na cura da irmã - Reprodução TV Globo

SÃO PAULO - Em decisão inédita na Justiça paulista, uma família de São José do Rio Preto, a 451 km de São Paulo, ganhou o direito de coletar células-tronco do cordão umbilical de um bebê recém-nascido com procedimento custeado pelo Estado. O material pode ajudar na cura de Julia Guilarduce, de 8 anos, irmã da pequena Sara. O procedimento de R$ 5 mil foi custeado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), já que a família não tem condições de arcar com os custos.

Fonte : Globo.com

Estudo ajuda a revelar segredos sobre como o cérebro vê

Experimento tentou iludir macacos, para revelar mecanismo responsável.
Teste fez símios pensarem que veleiros e xícaras eram o mesmo objeto.

Da Reuters

Cientistas que iludiram macacos trocando imagens de barcos a vela por xícaras descobriram como o cérebro aprende a reconhecer objetos, uma descoberta que pode levar a robôs capazes de "ver".

Fonte : Globo.com


LEMBRETE IMPORTANTE

PALESTRA IMPERDÍVEL NA ABP DIA 16/SETEMBRO/2008 (3ª FEIRA)– 15 HORAS

LOCAL: Av. Bosque da Saúde, 1.155 (Sede da Associação)-Tel. 2578-8177

Estará no Brasil para uma série de conferências para a Comunidade Científica, o Dr. Alysson Muotri, primeiro cientista brasileiro a pesquisar células-tronco embrionárias

Hospital belga extrai células-tronco sem danificar embriões

Novidade pode ser positiva para países onde questões religiosas impedem estes estudos

EFE
Cientistas do Hospital Universitário Ziekenhuis de Bruxelas foram os primeiros a conseguir a extração de células-tronco embrionárias sem destruir o embrião, como informou hoje a instituição em comunicado à imprensa.
Fonte : Abri. Com
Dieta mediterrânica pode prevenir
Parkinson e Alzheimer

Ciência

Mais uma vez ficou provado o benefício da dieta mediterrânica na prevenção de várias doenças.

A escolha de uma boa alimentação é meio caminho andado para termos saúde.
Os benefícios da dieta mediterrânica já não são segredo para ninguém, mas uma equipa de 5 investigadores da Universidade de Florença decidiram analisar, a fundo, o papel deste tipo de alimentação na prevenção de várias doenças. E as conclusões estão à vista.

Uma dieta rica em legumes, frutas, cereais, peixe e azeite, típica dos países do sul da Europa, poderá funcionar como um autêntico seguro de vida.

Os investigadores italianos concluíram que quanto mais exigente e restrita for a dieta mediterrânica mais probabilidades existem de se reduzirem os riscos de morte prematura devido a doenças cancerosas ou cardiovasculares.

Segundo a investigação, publicada no British Medical Journal, este tipo de alimentação pode ainda funcionar como um meio de prevenção das doenças de Parkinson e Alzheimer.

Em Julho último, um estudo português - elaborado por investigadores da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e da Faculdade de Medicina (FMUP) da Universidade do Porto, em colaboração com o Serviço de Imunoalergologia do Hospital de S. João- , revelava que a dieta mediterrânica reduzia, em cerca de 80%, o risco de os asmáticos terem a doença mal controlada.

Fonte: EL Mundo