Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Conceito de Qualidade de Vida

A expressão Qualidade de Vida anda actualmente muito em voga em diversos domínios, mas o seu significado é muito complexo, subjectivo, muito abrangente e varia em função da época, das crenças e da pessoa, pelo que a qualidade de vida tem a ver com a forma como cada um se vê e vê o mundo e a avaliação dessa qualidade é feita de acordo com critérios, tais como a educação, a profissão, a escolaridade, as necessidades de cada um, a saúde, que são diferentes para cada pessoa e para cada situação, pois há grande diversidade de condições sociais, de níveis de vida, de estados psíquicos e físicos e de crenças. Por isso se tem procurado criar escalas de avaliação de qualidade de vida para pessoas com a mesma doença.

Por ser uma expressão tão subjectiva, as definições de Qualidade de Vida também têm sido diversas. Giovanni Pires, por exemplo, afirmou em 1998 que Qualidade de Vida tem a ver com a forma como as pessoas vivem, sentem e compreendem o seu quotidiano. Compreende aspectos como a saúde, a educação, o transporte, a moradia, o trabalho e a participação nas decisões, em situações muito variadas como o atendimento digno em caso de doença e de acidente, o nível de escolaridade, o conforto e a pontualidade nas deslocações, a alimentação em quantidade suficiente e em qualidade e até a posse de electrodomésticos.

A expressão qualidade de vida foi utilizada pela primeira vez associada à economia por Lyndon Johnson, em 1964, data em que começou o seu mandato de presidente dos EUA, ao afirmar que os objectivos da economia não podiam ser medidos através do balanço dos bancos, mas através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas. Mais tarde, em 1976, Augus Campbell considerava que a qualidade de vida é “… uma vaga e etérea entidade, algo sobre a qual muita gente fala, mas que ninguém sabe claramente o que é.”. (...) segue

Fonte : Qualidade de Vida

Alergia cutânea: como evitar e tratar

Pare de coçar e se machucar e saiba como curar dermatites e alergia na pele.

Por Seleções do Reader's Digest

Ninguém quer ser picado por uma abelha. Dói. Mas se você soubesse que o resultado de uma picada de abelha pode provocar edema generalizado, parada cardíaca e até mesmo morte, ficaria horrorizado – e é isso que pode acontecer com pessoas alérgicas a insetos.

Por outro lado, as alergias de pele são mais benignas, embora isso não as torne mais fáceis ou sem importância. Pergunte às milhares de pessoas que usam mangas compridas no verão apenas para esconder as placas escamosas nos braços. Com seu incessante prurido e sua alta visibilidade, as alergias cutâneas podem ser tão frustrantes e debilitantes quanto qualquer outra forma de alergia.

Alergias cutâneas X Dermatite alérgica de contato

Ouviu um barulho de coceira? O ruído de unhas na pele? Este é o som das alergias e da asma. É muito comum descobrirmos que um dos primeiros sintomas dessas duas condições não é o espirro, a tosse ou os sibilos, mas uma erupção cutânea denominada dermatite atópica, ou eczema. O nome dermatite atópica define realmente a condição. O termo dermatite significa “inflamação da pele”, e atópica refere-se a uma tendência herdada para desenvolver condições alérgicas. Juntos, significam que sua pele reage quando você come ou inala uma substância à qual seu corpo é alérgico. (...) segue

Fonte : Revista Seleções

Sérgio Abranches -CBN

Emissões de gases de efeito estufa piora no Brasil

Para acessar áudio

CLIQUE AQUI

Aprenda a controlar a enxaqueca

A enxaqueca é uma das mais doloridas e intensas formas de cefaléia, a conhecida dor de cabeça. O mal afeta mais de 15% dos brasileiros.

Para acessar o vídeo

Clique Aqui

BOM DIA, MAS BOM DIAAAA MESMO!!!




Hora vazia

Cuidado com a hora vazia, sem objetivo, sem atividade. Nesse espaço, a mente engendra mecanismos de evasão e delira. Cabeça ociosa é perigo a vista.

Grandes males são maquinados quando se dispõe de espaço mental em aberto. Se, por alguma circunstância, surge-te uma hora vazia, preenche-a com uma leitura salutar, ou uma conversação positiva, ou um trabalho que aguarda oportunidade para execução, ou uma ação que te proporcione prazer.

O homem, quanto mais preenche os espaços mentais com as idéias do bem, mediante o estudo, a ação ou a reflexão, mais aumenta a sua capacidade e conquista mais amplos recursos para o progresso.

Estabelece um programa de realizações e visitas para os teus
intervalos mentais, as tuas horas vazias, e te enriquecerás de desconhecidos tesouros de alegria e paz.

Hora vazia, nunca!


(Joanna de Ângelis)