Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Problemas no sono podem ser um alerta para o Alzheimer e o Parkinson | Saúde Plena

Recorrentes noites maldormidas podem ser sinais da destruição progressiva e irreversível de neurônios. O alerta é de pesquisadores da Universidade de Toronto. Segundo eles, o distúrbio comportamental do sono REM — fase do sono quando ocorrem os sonhos — pode ser um pré-sintoma de enfermidades como o Alzheimer e o mal de Parkinson. Os autores do trabalho acreditam que esse indício serve como ajuda para o diagnóstico precoce de doenças neurais. 



Leia também: Dormir bem emagrece e diminui o desejo por alimentos mais doces e calóricos


“Pela série de estudos que analisamos, vimos que problemas como o Alzheimer primeiro afetam as células do cérebro que controlam o sono REM, em seguida, isso se espalha para outras áreas degenerativas”,
destaca John Peever, professor associado do Departamento de Fisiologia da Universidade de Toronto e autor principal do estudo. Peever ressalta que ter o distúrbio comportamental do sono REM não é uma sentença de desenvolvimento de problemas neurológicos, mas a condição serve de alerta.




Fonte : Problemas no sono podem ser um alerta para o Alzheimer e o Parkinson | Saúde Plena

BOA TARDE AMIGOS DO BLOG - NÃO SE PODE ALTERAR!


Não se pode alterar
Certo homem empreendeu uma longa viagem. Chegando ao destino, ali ele se demorou na solução de vários negócios. Nesse ínterim, fez amigos e visitou muitos deles. Quando determinou regressar, aquele amigo mais chegado o convidou para um lanche com a família. A mesa bem disposta apresentava grande variedade de guloseimas.

O convidado tentou provar quase todos, mas houve um bolo cujo sabor o agradou de tal maneira que não conseguiu parar na primeira fatia. Finalmente, antes de se retirar, ele pediu à esposa do amigo que lhe desse a receita daquele bolo tentador...

Retornou. Foi muito agradável rever todos os seus. Trocaram as novidades e conversaram bastante. Passados dois ou três dias, o homem encontrou a receita no meio da sua papelada e pediu à esposa que a executasse. Ela, tomando o papel, leu-o atentamente e lhe falou:

- Mas, querido, nós não dispomos de todos os ingredientes requeridos!
O marido então, analisando a receita, começou a determinar alterações, à medida que a mulher ia apontando aquilo que estava em falta:

- Não tenho maizena e falta também a manteiga - disse-lhe a esposa.
- Ora, substitua por fubá e óleo comestível - respondeu o marido.
- Faltam leite e o coco ralado, ambos insubstituíveis - continuou ela.
- Nada disso. Coloque água em lugar do leite e suprima o coco - falou.
- De qualquer maneira, meu amor, é impossível fazer esse bolo porque o forno está desativado por causa de um rombo no fundo - argumentou a esposa, na certeza de o haver convencido da inviabilidade.

- Não tem importância. Asse-o no braseiro e verá como o bolo é delicioso. Com um pouco de imaginação e boa vontade você há de conseguir ...
Uma hora mais tarde o bolo estava pronto. Sentaram-se à mesa, partiu-se o bolo e o marido foi o primeiro a prová-lo. Intragável... não havia qualquer semelhança com aquele que comera com os amigos.

Para se conservar o resultado de qualquer bom sistema, não se pode suprimir nem substituir nele a menor parcela. Observe-o no seu todo!