Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 28 de março de 2011

Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson e outras doenças causam perda da memória

Desvendando seu cérebro e sua memória

Ao contrário do que se acreditou por muito tempo, a memória não está localizada numa única área do cérebro. Na verdade, a memória funciona por meio de redes de neurônios que processam e preservam diferentes tipos de informação, amplamente distribuídos entre diversas zonas do cérebro. Tão logo uma informação tem de ser registrada na memória, numerosas conexões são ativadas simultaneamente e uma grande parte do cérebro é envolvida no processamento das lembranças.

Portanto, é incorreto falar em centro de memória. A memorização e a recuperação de informações dependem de diferentes sistemas de memória e de diferentes modalidades sensoriais (auditiva, visual, etc.). Assim, em vez de dizermos que a memória está localizada numa área específica do cérebro, poderíamos dizer que ela está "dispersa" no cérebro.

Onde estão sediados os nossos diversos tipos de memória em nosso cérebro?

Como resultado de experimentos científicos e do avanço da tecnologia de imagens do cérebro, agora os cientistas estão começando a entender quais zonas do cérebro tomam parte no processo de memorização. Em resumo: (...) segue

Fonte: Revista Seleções

Veja como gastar menos na compra de remédios

Reajuste dos medicamentos será a partir do próximo mês

Do R7, com Rede Record

A partir desta sexta-feira (1º), cerca de 24 mil tipos de medicamentos sofrerão reajuste, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas é possível gastar menos na compra de remédios. A população tem à sua disposição opções de descontos como farmácia popular, genéricos e similares.

Na farmácia popular, os medicamentos podem sair até 90% mais baratos, principalmente os que tratam diabete e hipertensão. Basta levar a receita, CPF e identidade.

Os genéricos são uma oportunidade de obter até 65% de desconto em qualquer farmácia, e os similares são licenciados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e podem ser uma opção. (...) segue

Fonte : R7 -notícias saúde

Nem médicos reconhecem a dislexia

Estudo da Santa Casa diz que 70% dos profissionais de saúde e educação não identificam o transtorno

SÃO PAULO - As reguadas nas mãos e as aulas sentado sozinho, no canto da sala, são algumas das lembranças escolares de Dorival Câmara Leme, de 51 anos. Seus professores nunca conseguiram perceber que ele, em vez de preguiçoso, era disléxico. Essa dificuldade para identificar o transtorno atinge 70% dos profissionais de saúde e educação envolvidos diretamente no diagnóstico do problema, segundo um estudo da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

THIAGO TEIXEIRA/AE
THIAGO TEIXEIRA/AE
O engenheiro Dorival Câmara Leme, de 51 anos, que só descobriu que tinha dislexia aos 49 anos

Leme só descobriu que tinha dislexia aos 49 anos. O distúrbio compromete a aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. Em geral, a criança é bastante inteligente, mas seu desempenho escolar é fraco. Até descobrir o transtorno, Leme conta que viveu com a sensação de que tinha "alguma coisa errada" com ele. "Mas não sabia o que era.

Quando descobri que era disléxico foi um alívio saber que eu não era um óvni, um estranho no ninho", brinca ele, que é engenheiro. "Se eu tivesse descoberto antes, acho que teria sido muito bom para a minha autoestima, eu cresceria ainda mais bem resolvido." (...) segue

Fonte : Estadão.com

BOA TARDE, MAS BOA TARDE MESMO!!!



Voar

Passamos uma vida presos, qual pássaros em gaiolas! Medo de amar, de olhar a vida de frente... E, naquele pequeno espaço, cantamos nossas dores e sonhos!

Muitas vezes, as portas de nossas gaiolas se abrem... Mas permanecemos ali, acostumados, encolhidos às nossas vontades e sonhos!

Não tenhamos dúvidas. Na primeira oportunidade, alcemos o vôo dos falcões: calmo, confiante, determinado!

Amemos sem medo, brinquemos um pouco com a vida!
Não tenhamos medo dos rochedos e, sobre eles, estendamos nossas asas corajosas de falcão! Soltemo-nos ao vento e deixemo-nos levar ao sonho!

Como o condor, tentemos enxergar as pequeninas coisas à nossa volta e saibamos apreciá-las, dando um sentido novo às nossas vidas!
Não sejamos passarinhos de gaiola, mas falcões e condores do céu!

A cada dia existe uma renovação constante, e nunca um dia será como o outro... Não há dores eternas, lágrimas eternas, perdas eternas!

Há sorrisos, dias de sol, o abraço dos amigos e filhos e tantos sonhos lindos! Um amor nos espera, para conosco voar, voar... Porque a vida é um recomeçar diário de um vôo! E gaiolas não foram feitas para pássaros...