Alguns dias atrás deparei-me com este vídeo do YouTube, que não é novo, mas que uma amiga minha por acaso postou no Facebook e que eu, também por acaso, vi, cliquei e me dei ao trabalho de assistir. Estava distraído, em dívida com o blog, recuperando-me do carnaval, procurando por algo interessante sobre o qual escrever e, de repente, pronto … apareceu!
Como diz a última frase do vídeo, “O acaso favorece a mente conectada”.
Esse caminho aleatório e despropositado que me trouxe até aqui tem tudo a ver com o conteúdo do vídeo, de autoria do escritor científico Steven Johnson. De onde vem as boas ideias? … Uma pergunta universal que, no meu caso, poderia ser escrita também como “De onde vem as boas reportagens?” Ou as boas histórias?
Elas podem vir de qualquer lugar. Inclusive, muitas vezes, de onde você menos espera. Com certeza elas não aparecem “do nada”, como uma lâmpada que se acende repentinamente sobre a cabeça de alguém (o chamado “momento eureka!”). As ideias tem um tempo de maturação … e assim como uma semente precisa de água e nutrientes para dar à luz uma planta, uma grande ideia precisa ser alimentada com informações e outras ideias menores para se desenvolver e crescer. Caso contrário, pode até ter grande potencial, mas permanecer para sempre debaixo da terra, enterrada no seu cérebro. Será para sempre uma semente, nunca uma árvore. (...) segue
Veja o vídeo do You Tube
Fonte : Estadão.com.br/blogs