Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Governo altera aplicação das taxas moderadoras


O Governo aprovou hoje o decreto-lei que altera as regras de aplicação das taxas moderadoras na Saúde. A fórmula de cálculo de rendimentos para determinar quem tem direito a isenção vai mudar. Já no caso dos portadores de doenças com direito a isenção, o benefício deixará de ser total, passando a aplicar-se apenas aos atos relativos à respetiva doença. As taxas moderadoras vão aumentar e passarão a ser atualizadas anualmente, e de forma automática, de acordo com a inflação.


Segundo Paulo Macedo, vão estar isentos de pagar taxas moderadoras os agregados que tenham rendimentos totais, por pessoa, inferiores a 1,5 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

“Estão isentos os agregados familiares que aufiram menos de três indexantes de apoio social e, portanto, há aqui um aumento face ao que era uma isenção pela pensão mínima ou pelo rendimento de inserção social ou pelo rendimento mínimo garantido” explicou Paulo Macedo.

Atualmente o IAS está fixado em 419,22 euros pelo que a isenção deverá cobrir os rendimentos inferiores a 628 euros. Até agora, o valor de referência para o não-pagamento de taxas moderadoras na Saúde, no caso de pensionistas, trabalhadores por conta de outrem e desempregados, era o do salário mínimo nacional, que atualmente se situa nos 485 euros.  (...) segue


Gazeta Das Caldas » Decorre na região estudo sobre a doença de Parkinson

Gazeta Das Caldas » Decorre na região estudo sobre a doença de Parkinson: "

Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk) está a promover o primeiro estudo epidemiológico de avaliação da prevalência da doença no país.
A APDPk conta com o apoio da Direcção-Geral da Saúde e irá passar por várias localidades da região. A recolha de dados decorrerá a 1 de Outubro na Lourinhã, a 5 de Outubro em Torres Vedras, a 12 de Outubro em Peniche e a 15 de Outubro, em Rio Maior.
A avaliação está a ser conduzida no terreno pelo Grupo KeyPoint e consiste, numa primeira fase, na aplicação de um questionário e uma escala de diagnóstico de presunção da doença, presencialmente, em domicílios escolhidos aleatoriamente" (...) segue

Fonte : Gazeta das Caldas

Abuso de tranquilizantes pode aumentar risco de Alzheimer


O consumo crônico de benzodiazepinas (tranquilizantes, soníferos) aumenta o risco de uma pessoa sofrer de Alzheimer, segundo os primeiros resultados de um estudo francês, divulgados na revista "Sciences et Avenir" (Ciência e Futuro).
Anualmente entre 16 mil e 31 mil casos de Alzheimer seriam provocados na França por tratamentos com BZD (benzodiazepinas) ou similares e seus genéricos: Valium, Temesta, Xanax, Lexomil, Stilnox, Mogadon, Tranxène, etc., noticia a revista em sua edição de outubro.
Em torno de 120 milhões de caixas são vendidas por ano. Na França são consumidos de cinco a dez vezes mais soníferos e ansiolíticos do que em seus vizinhos europeus, acrescentou a "Sciences et Avenir".
O encarregado do estudo, professor Bernard Begaud (Inserm/Universidade de Bordeaux), se referiu às constatações como "uma verdadeira bomba".
"As autoridades precisam reagir", acrescentou, em declarações à revista. Devem agir muito mais, se levarem em conta que "de nove estudos, incluindo o nosso, a maioria (seis) vai neste sentido de uma relação entre o consumo de tranquilizantes e soníferos durante vários anos e o Alzheimer", afirmou. (...) segue

Fonte : Folha.com

Folha.com - Equilíbrio e Saúde - Fisioterapeutas, psicólogos e enfermeiros criticam projeto de lei do ato médico - 29/09/2011

Folha.com - Equilíbrio e Saúde - Fisioterapeutas, psicólogos e enfermeiros criticam projeto de lei do ato médico - 29/09/2011:

"Audiência pública chamada no Senado Federal para debater o projeto de lei do "Ato Médico" opôs, nesta quinta-feira, médicos a fisioterapeutas, psicólogos, famacêuticos, enfermeiros e optometristas.

Enquanto as entidades médicas defenderam a aprovação do projeto, que regulamenta a atividade e define atos exclusivos do médico, as demais profissões teceram críticas ao texto e disseram que a proposta os coloca em situação de desvantagem.

"As pequenas invasões nas autoridades das profissões [promovidas pelo projeto] criam um clima ruim entre os profissionais da saúde. O projeto de lei vem para dizer que existe um profissional melhor que o outro", afirmou Humberto Verona, presidente do Conselho Federal de Psicologia." (...) segue

Fonte : Folha.uol.com.br

Rapidinhas !!!

http://parkinsonchat.blogspot.com/ Passe pelo blog e veja o que falamos ontem no chat da APPP


Paciência


O Homem perguntou ao Trabalho:
- Qual o elemento mais resistente que encontraste, observando a Natureza ?

- A pedra, respondeu o Trabalho.
A água, que corria brandamente em derredor, escutou o que se dizia e, em silêncio, descobriu um meio de pingar sobre a pedra e, com algum tempo, abriu-lhe grande brecha, através da qual a água passava de um lado para outro.

O Homem anotou o acontecido e indagou da água sobre o instrumento que ela usara para realizar aquele prodígio. A água humilde, responde simplesmente:
- Foi a paciência !!!


Francisco Cândido Xavier