Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

BOA TARDE AMIGOS DO BLOG - A LIÇÃO DOS GANSOS!!

O medo do futuro e o problema da indução | HypeScience

Medo do futuro?
Como vimos em nosso artigo “O Particular e o Geral” o problema da indução é uma das questões filosóficas mais medulares na construção do método científico e parte do que questionamento base se o raciocínio indutivo, ou seja, uma generalização levaria ao conhecimento.
Talvez você esteja se perguntando, afinal o que isso tem a ver com o medo do futuro.
Recordamos aqui que uma generalização, do ponto de vista científico, fundamenta-se em argumento não dedutivo caracterizado por apresentar uma conclusão invariavelmente mais geral do que as premissas.
Podemos então afirmar que o problema da indução se fundamenta – pelo menos em parte – por estabelecer uma conclusão sobre todos a partir da observação do comportamento de alguns.
Por exemplo:
Se os animais que observamos que possuem bicos são aves podemos afirmar que todas as aves são caracterizadas por possuírem bico.Pela observação de algumas aves, estabelecemos uma característica geral para todas as aves.
Evidentemente a descoberta do ornitorrinco derrubou tal generalização e demonstra aqui a fragilidade desse aspecto do pensamento indutivo.
Assim, mais uma vez, chamamos atenção aqui para o perigo que é a generalização. Tão usada pelo senso comum, e como já dissemos aqui tantas vezes, é um dos motores mais famigerado do preconceito e que faz que queiramos sempre condenar a todos pelo mau comportamento de alguns.
Mas, existe outro perigo na indução, que talvez possamos relacionar com o tão propalado medo do futuro.
O pensamento indutivo também estabelece pressupostos da avaliação dos eventos no tempo e pressupõe que uma sequência de eventos se dará no futuro da mesma forma que ocorreu no passado.
Por exemplo:
O sol sempre nasce do leste e se põe no oeste. Isso ocorreu no passado e continuará a ocorrer da mesma forma no futuro. Nesse caminho torna-se possível afirmar, por inferência indutiva, que o passado age como um confiável guia do futuro.
Fonte : O medo do futuro e o problema da indução | HypeScience

BOM DIA AMIGOS DO BLOG - NA ÂNSIA DE VIVER!!!


NA ÂNSIA DE VIVER

Na ânsia de viver, cometi muitos erros, apaixonei-me por pessoas erradas, sofri demais por paixões irresponsáveis, fiz algumas pessoas sofrerem, me atrapalhei em diversos momentos, fiz cursos que detestei, promessas que não cumpri, me aproximei de pessoas que prefiro nem lembrar...

Na ânsia de viver experimentei fugas fui tentado por drogas diversas, remédios e calmantes que imitavam o sono, mas que não traziam a paz que eu esperava.
Busquei a felicidade nos bens materiais, conquistei alguns, estou buscando outros, mas não encontrei a serenidade...

Hoje me acalmo e experimento a vida, saboreio os sabores delicados do tempo, vivendo cada minuto com alegria perene, na certeza de que a vida é eterna sementeira, onde planto amor, recolho sorrisos, abraços, onde planto amizade, recolho gratidão, onde planto certezas, recolho esperanças, e onde planto a fé recebo luz, e sinto a doce presença de quem me completou: Jesus.

"Que você se encontre e se complete nessa Luz, que Jesus seja mais do que um nome na aflição mas certeza, caminho, verdade e vida no seu coração"
Paulo Roberto Gaefke