Visualizações de página do mês passado

sábado, 5 de setembro de 2009

Médico orienta idosos como prevenir quedas em casa

Cerca de 30% das pessoas com mais de 60 anos caem pelo menos uma vez ao ano. Destas, mais da metade voltam ao cair. De acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 10 mil idosos foram internados somente no Estado de São Paulo em 2008, devido a fraturas no fêmur em decorrência de uma queda.

O diretor do do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia José Ermírio de Moraes, Paulo Sérgio Pellegrino, diz que, quando um idoso cai, o risco de sofrer lesões gravíssimas é alto.

Segundo Pellegrino, a fratura de quadril ou traumatismo craniano podem levar à morte ou deixar sequelas para o resto da vida.

"Geralmente vários condicionantes contribuem para a queda. Então é importante que as pessoas cuidem da visão, procurem utilizar lentes corretivas. É importante ter cuidado no uso de medicamentos, que são uma causa de desequilíbrio nas pessoas idosas, principalmente medicações controladas. Caso esteja ocorrendo quedas, converse com um médico", aconselha.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u585997.shtml

GUIA DO CUIDADOR

Cuidado significa atenção, precaução, cautela, dedicação, carinho, encargo e responsabilidade. Cuidar é servir, é oferecer ao outro, em forma de serviço, o resultado de seus talentos, preparo e escolhas; é praticar o cuidado.

Cuidar é também perceber a outra pessoa como ela é, e como se mostra, seus gestos e falas, sua dor e limitação. Percebendo isso, o cuidador tem condições de prestar o cuidado de forma individualizada, a partir de suas idéias, conhecimentos e criatividade, levando em consideração as particularidades e necessidades da pessoa a ser cuidada.

Esse cuidado deve ir além dos cuidados com o corpo físico, pois além do sofrimento físico decorrente de uma doença ou limitação, há que se levar em conta as questões emocionais, a história de vida, os sentimentos e emoções da pessoa a ser cuidada.

Fonte: Guia do Cuidador. Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2008.

[GUIA PRÁTICO DO CUIDADOR - 65 páginas - link abaixo]

http://www.scribd.com/doc/7143881/Guia-Pratico-Cuidador

A Importância da Auto-Confiança

Estimados Amigos,
A auto-confiança é o núcleo atômico da auto-percepção que possui o poder de nutrir um indivíduo com abundante e suficiente energia para que ele se esforce no alcance de seus objetivos espituais e materiais. Ela também é uma força inerente aos indivíduos que os impulsiona à utilizarem suas vidas para cumprirem com seus papéis evolutivos.
Quando um indivíduo observa os atos instintivos, curiosos e ternos de uma criança, é fácil verificar a natural manifestação de sua confiança, tanto com relação ao seu próprio desejo de superação como ao relacionado à total confiança nos pais, isto é, traduzindo para o vetor intrínsico humano, a criança possui uma indelével e inata sensação de plenitude e plenipotência que a faz realizar as mais fantásticas aventuras e artimanhas.
Assim sendo, é de imperiosa necessidade que, tanto os pais como as pessoas que relacionam-se com o processo educativo das novas gerações, estimulem e nutram a semente da auto-confiança que está latente em suas essências, pois ao realizarem tão magnânima tarefa, a possibilidade de brindarem o mundo com um indivíduo mais sólido, mais exitoso e menos conflitivo é geometricamente maior.
Mas a pergunta ainda permanece, porque é importante proteger e alimentar a dádiva da auto-confiança?
Em primeiro plano, quando vista sob o esquema da manifestação, a fragilidade humana é uma realidade irrevogável, pois o gigantismo e a complexidade do universo revelam, presumivelmente, a “diminutiva” importância de cada pessoa na harmonia do todo. (...) segue

Fonte : Tadany.com.br

BOM DIA ! BOM DIAAAAA MESMO !!

Um Pk azucrina o Mr. Parkinson, dois Pk azucrinam muito mais, três PK juntos azucrinam muito o Mr. Parkinson e faz muito bem aos doentes de Parkinson.

Finalizando: "Uma andorinha só não faz verão

Entenderam!... Entenderam!”

.



Gifs Animados

O auto-exame

O auto-exame, as mamografias regulares e uma dieta rica em frutas e verduras podem proteger contra o câncer de mama.
Sintomas

Ter consciência dos seios significa saber como são sua aparência e textura normal. Na maioria das mulheres, o câncer de mama é notado pela primeira vez como um nódulo indolor. De qualquer forma, são muitos os sinais que podem aparecer.

Nos seios:
- Mudança de forma ou tamanho
- Mudanças na pele, incluindo ondulações e rugas
- Área de inchaço ou qualquer endurecimento que não desapareça
- Dor que não passa mesmo depois da menstruação

Nos mamilos:
- Mudança de aparência ou de direção
- Inchaço ou endurecimento
- Secreções com manchas de sangue (muito raras)

No braço:
Inflamação ou nódulo na axila
Exame das mamas

A mamografia (radiografia das mamas) pode detectar mudanças no tecido dos seios, antes que se desenvolvam nódulos suficientemente grandes para serem percebidos pelo tato.
Fatores de risco

Idade: mais da metade dos casos ocorre em mulheres acima dos 65 anos. A doença é muito rara em mulheres com idade abaixo dos 30. As pacientes que não tiveram filhos ou as que tiveram depois dos 35 anos e aquelas que tiveram a primeira menstruação muito cedo ou a menopausa tardia, correm um risco mais elevado.

Histórico familiar / genes: as mulheres cujas mães, irmãs ou filhas contraíram câncer de mama correm mais riscos de desenvolver a doença. Se alguma delas contraiu o câncer antes da menopausa, o risco aumenta. Os cientistas identificaram os genes de alto risco do câncer de mama: BCRA1 e BCRA2. Contudo, esses genes seriam responsáveis por menos de 5% dos casos de câncer de mama.

Câncer em uma das mamas: se a mulher já teve câncer em uma das mamas, existe uma probabilidade alta de contrair na outra.

Amamentação: não amamentar pode aumentar o risco de câncer.

Pílula anticoncepcional: as pesquisas demonstram uma ligação entre os níveis de estrógeno, o hormônio sexual feminino, e o risco de contrair câncer de mama. As mulheres que tomam pílula anticoncepcional podem ter uma possibilidade ligeiramente mais alta de desenvolver câncer de mama do que aquelas que nunca tomaram.

Dieta / obesidade: o excesso de peso, principalmente após a menopausa, pode aumentar o risco de desenvolver câncer de mama.

http://www.discoverybrasil.com/homeandhealth/saude/mulher/tenha-consciencia-dos-seios/