Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Campanha de conscientização esclarece Doença de Parkinson :

TEÓFILO OTONI – Durante o mês de abril, o SESC em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e a farmacêutica Roche vem desenvolvendo campanhas de conscientização sobre a Doença de Parkinson. Em Teófilo Otoni, o evento ainda conta com o apoio do curso de enfermagem da UNIPAC e da OMNIFARMA. O objetivo da campanha, presente em 26 países, é alertar a população, principalmente os idosos, sobre os sintomas e as preocupações da doença.

Na terça-feira (27), o médico Newton Bueno de Miranda membro efetivo da Academia Brasileira de Neurologia realizou duas palestra no auditório do SESC com tema voltado para os sintomas e as formas de tratamento da Doença de Parkinson.

A primeira palestra aconteceu no período vespertino, com a participação de idosos e do público em geral. A segunda foi destinada aos universitários. Durante as palestras, o médico Newton Bueno destacou o resultado de pesquisas recentes, confirmando que o número de portadores da Doença de Parkinson tende a crescer cada vez mais. Segundo ele, é necessário que o paciente preserve a qualidade de vida, e principalmente, reduza os principais sintomas da doença, através do diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

“Nessa oportunidade falamos sobre as especificidades da Doença de Parkinson, que é degenerativa, uma doença que não tem cura. Durante a palestra, o médico Newton Bueno esclareceu as dúvidas, tendo um ótimo retorno do público acadêmico. Eles questionaram e puderam esclarecer todas suas dúvidas. Como o SESC tem um público de terceira idade, falar dessa temática foi importante para contribuir com a promoção da saúde dos idosos, além de proporcionar aos universitários conhecimento teórico e prático da Doença de Parkinson”, informou o técnico em Educação do SESC Frederico Dantas.

Ainda segundo Frederico, o evento encerrou o calendário de abril de atividades sociais voltadas para a saúde.

“O nosso calendário para o mês de abril encerrou no último dia 27 com a palestra sobre os sintomas e tratamentos da Doença de Parkinson. Na oportunidade o médico Newton Bueno ministrou duas palestras. Em ambas as sessões nós tivemos uma participação efetiva do público. Esse trabalho do SESC foi uma parceria com a Associação Brasileira de Neurologia, OMNIFARMA e UNIPAC, por meio dos estudantes de enfermagem que participaram efetivamente”, concluiu.

Parkinson

A Doença de Parkinson se desenvolve devido à redução intensa da produção de dopamina, que auxilia na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma espontânea. A falta ou diminuição desta substância afeta os movimentos dos pacientes, causando tremores, rigidez muscular, alterações na fala e na escrita. Muitas vezes, os sintomas podem ser confundidos com os sinais da idade. A cada situação em que o idoso apresentar dificuldades na realização de atividades cotidianas como vestir as meias, sapatos ou camisas, os familiares devem procurar um neurologista, especialista no tratamento da doença, para adquirir mais informações. Especialistas afirmam que a enfermidade não leva à morte, não afeta outros órgãos, nem é hereditária ou contagiosa. No entanto, é crônica, progressiva e deve ser tratada. A cura ainda não é conhecida e não há teste para identificá-la.

Fonte : Diário de Carantinga

CBN - A RÁDIO QUE TOCA NOTÍCIA

Pesquisador desenvolve método mais barato de mapear DNA

Gilberto Dimenstein

CBN
Clique aqui e play

BOA TARDE E FELIZ DIA DAS MÃES!!!



Mãe

Na figura de Safiya, a mãe pobre da Nigéria, maltratada pelos açoites da dor, pelo preconceito, pela penúria extrema, desejamos fazer uma singela homenagem a todas as mães do mundo...

Mães de filhos ausentes...
De filhos delinqüentes...
Filhos encarcerados...

Mães de filhos ingratos...
De filhos desaparecidos...
Filhos meninos e filhos crescidos...

A todas as mães de filhos presentes...
De filhos inteligentes...
Filhos amorosos...

Mães de filhos dos filhos...
Mães de filhos honrados...
De filhos agradecidos...
Filhos desesperados...

Enfim, nossa homenagem sincera a todas as mães da face da terra,
mães de todas as raças, de todas as cores, de todas as crenças, de todas as idades...
Mães apenas.