Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 29 de junho de 2010

Cuidado com o glaucoma, uma doença degenerativa que atinge os olhos

O glaucoma é uma patologia crônica com inúmeras implicações à saúde humana. Suas variações correspondem à segunda causa de cegueira no mundo.

Por muito tempo, os especialistas sabiam que havia falhas na definição da doença. Porém, mais recentemente surgiu um novo paradigma para compreender o glaucoma: ele é uma doença degenerativa similar ao Alzheimer e ao Parkinson.

"Essas três doenças – Alzheimer, Parkinson e glaucoma – afetam as pessoas de idade mais avançada e envolvem uma perda seletiva de certos grupos de neurônios”, diz o médico Neeru Gupta, professor de Oftalmologia e diretor da Unidade de Glaucoma na Universidade de Toronto. “O Parkinson afeta o controle motor, enquanto o Alzheimer altera a cognição. Já o glaucoma atinge as células dos olhos. Quanto mais de perto olhamos essas doenças, mais semelhanças as patologias parecem ter, pois todas degeneram tecidos específicos”, conclui o especialista.

Para os pesquisadores, compreender os detalhes sobre como o glaucoma funciona pode oferecer um modelo mais simples para o estudo de outras doenças degenerativas do cérebro, como o Alzheimer.

Tratamento
Por enquanto, o tratamento disponível para o glaucoma, em linhas gerais, é baseado na diminuição da pressão ocular, seja por meio de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos. E enquanto os pesquisadores buscam outras formas de tratar o problema, as pessoas devem se cuidar e prevenir a doença.

Isso ocorre se for realizado, regularmente, o exame de rastreamento e diagnóstico precoce, bem como o cumprimento fiel às prescrições de seu médico, que pode indicar a melhor maneira para lidar com o problema em longo prazo.

Fonte: Expresso MT

Parkinson: diagóstico, tratamento, cuidados. [PARTE6]




III
FONOAUDIOLOGIA

Qual a contribuição da fonoaudiologia na reabilitação das funções de fala e alimentação?
Segundo neurologista Dr:José Renato Guimarães Grisolia, "A fonoaudiologia pode melhorar a deglutição".

Pacientes com doenças degenerativa (Doença de Parkinson) que possuem problemas no sistema motor, necessitam das orientações e intervenções de um profissional da terapia fonoaudiológica.

O tratamento convencional se direciona a reabilitação do paciente que apresenta alterações da fala, da voz e da deglutição, ou seja, disfagia neurológica. De modo geral, a DP provoca distúrbios motores envolvendo as estruturas responsáveis pela fonoarticulação e a deglutição. As principais alterações são: engasgos,tosse antes, durante e/ou depois da deglutição, refluxo,tosse e escape de saliva pelos cantos da boca, dificuldade de engolir comprimidos e/ou alimentos líquidos ou sólidos,sensação de alimento parado na garganta, dificuldade de emitir a mesma palavra ou frase, dificuldade de falar com entonação adequada, dificuldade de respiração.

A intervenção da fonoaudiologia envolve terapia com a realização de exercícios de mobilidade e sensibilidade oral, manobras posturais e de reabilitação visando a diminuir as dificuldades de deglutição e com técnicas de aprimoramento da articulação para permitir ao máximo os movimentos dos órgãos responsáveis pela respiração e comunicação oral do paciente. A terapia é realizada duas vezes por semana durante um mês (três vezes ao dia) quando não tem a sessão com o profissional.

O tratamento visa:
- aumentar a intensidade de fonação;
- melhorar captação glótica;
- desenvolver melhor extensão vocal:
- estabilizar a emissão;(qualidade vocal cripitante)
- melhorar a ressonância;
- projeção da voz;
- precisão articulatória;
- coordenação deglutição-fala.

As dicas a seguir poderão ser úteis aos pacientes, familiares e cuidadores, pois contribuem para a melhor qualidade de vida do paciente.

- Mantenha-se hidratado, ingerindo água em temperatura ambiente.
- Use roupas confortáveis na região do abdômen e pescoço.
- Evite refrigerantes, bebidas alcoólicas, gorduras e condimentos.
- Evite ambiente poluído por poeira, fumaça, mofo e cheiros fortes.
- Evite fumo ativo ou passivo.
- Procure falar alto e forte.
- Fale sempre olhando para o interlocutor.
- Procure não falar em locais barulhentos
- Respire profundamente antes de falar.
- Engula sempre a saliva principalmente antes de falar.
- Abra bem, a boca para falar.
- Fique atento ao volume da voz ao falar.
- Preste atenção na velocidade da fala, procurando não falar muito depressa ou devagar.
- Pronuncie bem as palavras e não omita o seu finais.
- Use pastilhas, spray, saliva artificial ou medicamentos, apenas quando indicado pelos médicos.
- Evite automedicação e soluções caseiras tais como: gengibre, romã, mel, balas, etc.

Fonte:
proavirtualg15/equipe multidisciplinar

Saiba o que os alimentos funcionais podem fazer por você

Cada vez mais a ciência encontra ligação entre o que se coloca na boca e a manutenção da saúde

O assunto alimentação saudável e balanceada vai muito além das questões relacionadas à boa forma. Cada vez mais a ciência encontra ligação entre o que se coloca na boca e a manutenção da saúde, incluindo a prevenção de doenças e o combate ao envelhecimento (confira no link abaixo as principais substâncias e os alimentos onde são encontradas).

Pois há um grupo de alimentos que não apenas fornece as quantidades necessárias de nutrientes à manutenção do organismo como também traz benefícios ao corpo. São os chamados alimentos funcionais. Entre os benefícios atribuídos a eles está a redução no risco de desenvolver câncer e doenças do coração, além do combate ao cansaço e a sintomas da tensão pré-menstrual.

Conheça mais sobre esses alimentos e o que eles podem fazer por você, com os conselhos das nutricionistas Ana Luisa Kremer Faller, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e mestre em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Lizandri Rangan, coordenadora do Serviço de Nutrição e Gastronomia do Hospital Leforte, do Grupo Saúde Bandeirantes, de São Paulo. (...) segue

Fonte: Jcorreio.com.br

BOM DIAAAA!!!


Bonsai

HARMONIA entre a Natureza, o Homem e o Universo. O bom proceder consiste em sermos em tudo sinceros e conformarmos a alma com a vontade universal, isto é, fazer aos outros aquilo que desejamos que nos façam.

O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros. A maior glória não é ficar de pé, mas levantar-se cada vez que se cai. Só os grandes sábios e os grandes ignorantes são imutáveis. Não são as ervas daninhas que matam a boa semente, mas sim a negligência do camponês.

Para onde quer que tu vás, vai todo, leva junto teu coração; Transportai um punhado de terra todos os dias, e fareis uma montanha; Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros. Escolha um trabalho que tu ames, e não terás que trabalhar um único dia em tua vida

Não te suponhas tão grande a ponto de pensar e ver os outros menores do que tu. Aquele que mais estima o ouro do que a virtude há de perder a ambos. Muito sabe quem conhece a própria ignorância.

Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem Deves ter a cabeça sempre fria, o coração sempre quente e a mão sempre larga. Deixa o caráter ser formado pela poesia, fixado pelas leis do bom comportamento, e aperfeiçoado pela música.

Nunca faças aposta. Se sabes que vais ganhar és um patife, e se não sabes és um tolo. Até que o sol brilhe, acendamos uma vela na escuridão Onde há justiça não há pobreza Pagai o bem com o bem e o mal com a justiça. Algum dinheiro evita preocupações; muito, as atrai

Conte-me, e eu vou esquecer. Mostre-me, e eu vou lembrar. Envolva-me, e eu vou entender. Quando nasceste, ao teu redor todos riam, só tu choravas. Faze por viver de tal modo que, à hora de tua morte, todos chorem, só tu rias. Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos. Outras há que gargalham de alegria por saber que os espinhos têm rosas.

A ignorância é a noite da mente, mas uma noite sem lua nem estrelas. Exige muito de ti e espera pouco dos outros.

DISTÚRBIOS COGNITIVOS (1) E SIALORRÉIA(2) NA DOENÇA DE PARKINSON

1 - Muitas vezes, a própria medicação antiparkinsoniana pode contribuir para a produção de alterações mentais. Por exemplo, os anticolinérgicos (grupo de drogas ainda bastante usado principalmente contra o tremor) podem resultar em distúrbios de memória e, em casos mais graves, confusão mental e alucinações. Esses sintomas ocorrem na maioria das vezes em pacientes mais idosos que, em geral, não devem fazer uso desse tipo de medicação. A própria levodopa, bem como os agonistas da dopamina e a mantadina, também pode, em alguns casos, desencadear reações semelhantes. Felizmente, todos esses sintomas desaparecem quando o medicamento é suspenso ou as doses são reduzidas.

2 - Ao contrário do que antes se imaginava, esse sintoma não decorre de aumento de produção de saliva ( embora em alguns pacientes isso possa ocorer), mas de maior dificuldade em degluti-la. Em condições normais, engole-se saliva, o que leva a acúmulo de saliva, que pode escorrer pelo canto da boca automaticamente à medida que ela vai sendo produzida. Na doença de Parkinson, esse comportamento motor automático (assim como vários outros) deixa de ser realizado.Medicações anticolinérgicas ( que inibem a acetilcolina) costumam ser benéficas nesses
casos


Fonte : Livro Conhecendo Melhor a Doença de Parkinson

João Carlos Papaterra Limongi