Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Fontes de tranquilidade

O azeite de oliva possui triptofano, substância que é convertida em serotonina.

O que você come pode ajudar a manter regulados os níveis de estresse. Conheça algumas substâncias que colaboram para isso e fique calminho, calminho



por Leonardo Guariso
http://revistavidanatural.uol.com.br/saude-alimentos/27/artigo144788-1.asp

Coisa mais chata esse negócio de conviver com gente estressada. Ok, damos um desconto. Talvez, elas tenham motivos para ficarem assim. Mas nós já vamos avisando: um deles pode ser a má alimentação. Quando o organismo não está bem, ele libera milhares de reações que afetam diretamente o cérebro. Aí tudo fica mais complicado e até mesmo tarefas simples do dia a dia começam a dar nos nervos. Ainda bem que existem alimentos que ajudam a deixar o corpo e a mente calmos.

"Para se ter idéia, a sensação estressante pode ser causada até pela fome, pois não fomos 'programados' para tê-la", diz a nutricionista especialista em nutrição clínica Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP). Isso significa que comer já promove um conforto? Sim, mas nada impede que você invista em um cardápio relaxante também.

Vamos explicar tintim por tintim. Em primeiro lugar é importante dizer que o estresse é uma reação normal do corpo. Ele nos mantém alerta em situações de perigo. É como se fosse um instinto de sobrevivência, portanto, sem ele, nossa reação de luta ou fuga seria mínima. O problema surge quando essa sensação é exagerada - aí, geralmente vem acompanhada de dores de cabeça e no corpo.

A alimentação entra na jogada quando o organismo produz a serotonina, uma substância reconhecida cientificamente como uma das responsáveis pelo sentimento de bem-estar. "Ela atua de forma eficiente no nosso sistema nervoso central, fazendo que os níveis de estresse e agitação se equilibrem", diz Roseli Rossi.

A alimentação entra na jogada quando o organismo produz a serotonina, uma substância reconhecida cientificamente como uma das responsáveis pelo sentimento de bem-estar. "Ela atua de forma eficiente no nosso sistema nervoso central, fazendo que os níveis de estresse e agitação se equilibrem", diz Roseli Rossi.

Esse composto, no entanto, não existe no organismo, ou seja, só é produzido após a ingestão de alguns nutrientes (ou atividades físicas), como o triptofano, um aminoácido essencial que ajuda a manter o equilíbrio do corpo e pode ser encontrado no azeite de oliva, no chocolate e na aveia, por exemplo. O leite é outro alimento fonte dessa substância. "Dois copos desse líquido por dia estão associados a um efeito calmante", conta o nutrólogo Andrea Bottoni, coordenador da equipe de nutrologia do Hospital IGESP (SP).


E se você está estressado e costuma dispensar aquela saladinha na refeição, é melhor reconsiderar. Na alface está presente a lactucina, um composto reconhecido por induzir o sono. "Claro que a simples ingestão do alimento pode não fazer qualquer efeito caso a pessoa esteja cercada de comportamentos estressantes", explica a nutricionista Roseli Rossi. Em outras palavras, a alimentação pode auxiliar (bastante) a promover a tranquilidade, mas isso também depende dos hábitos de cada um.


Quem pratica exercícios físicos, por exemplo, tem ótimas chances de manter o corpo relaxado. É claro que tudo depende da intensidade e duração dos movimentos, mas, no geral, são bem-vindos. Para os adeptos de atividade, aqui vai uma dica: coma mais magnésio. Ele é um mineral que ajuda no relaxamento muscular e nervoso. A sugestão também vale para os menos esportistas, portanto, castanha-do-pará, soja e brócolis são boas fontes dessa substância.

Outro mineral que também tem ação calmante é o selênio (considerado um antioxidante, aliado no combate dos radicais livres). Isso porque ele é convertido em triptofano, que, por sua vez, é transformado em serotonina. "Baixos níveis de serotonina podem estar relacionados a alterações no sono", conta Bottoni.

E o maracujá?
O maracujá, não, mas as folhas e a raiz possuem isovitexina e crisina, flavonoides que possuem efeito calmante sobre o sistema nervoso central. O chá da folha, inclusive, é muito indicado para controlar a ansiedade.

CHÁ PARA RELAXAR
Há milênios a bebida é utilizada para acalmar os ânimos. O chá de camomila (Matricaria chamomilla L.) é um dos mais conhecidos pela medicina popular. De acordo com a nutricionista Maria Alice Raya, da Clínica Aluani (SP), "a ação tranquilizante da planta é derivada da epigenina, um tipo de flavonoide". Duas xícaras da bebida por dia são o suficiente para sentir o efeito (o mesmo para o chá de erva-cidreira).


O preparado de raiz valeriana (Valeriana Officinalis), muito utilizado no tratamento de fadiga e insônia, é outra opção relaxante. Aqui, contudo, é necessário atenção. O tubérculo possui atividade sedativa devido à presença de sesquiterpênicos, por isso, seu uso só deve ser feito sob prescrição médica.


E quanto ao ginseng, é verdade que ele tem efeito calmante? "Tradicionalmente, a raiz ajuda o organismo a adaptar-se ao estresse e melhorar o cansaço", afirma o nutrólogo Bottoni. O alimento tem substâncias que podem favorecer um efeito relaxante, melhorando a disposição.
Estresse exagerado é o seu caso? Bom, se você chegou até aqui, esperamos que, a partir de hoje, não seja mais.


Suco calmante

Ingredientes
1 copo de água
½ maçã
1 talo de salsão
4 folhas de alface

Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe.

Rendimento
1 copo

BOM DIA MAS BOM DIA MESMO!

DIFERERENÇA ENTRE O HOMEM

COMUM E UM GUERREIRO

A diferença básica entre um homem comum e um guerreiro é que um guerreiro toma tudo como desafio, enquanto um homem comum toma tudo como bênção ou como castigo.
Carlos Cata Eda