Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

QUINTA-FEIRA É DIA DE CHAT DA APPP


A partir das 20:00 hs

CHAT DA APPP


ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO


TEMA LIVRE

Magno e demais amigos (as)


ESPERAM POR VOCÊ


Para participar


BRASILEIROS GANHAM PROJEÇÃO INTERNACIONAL

Cientistas despertam atenção com trabalhos que vão da cura do Mal de Parkinson até a 'energia escura'
Cibelle Bouças

O neurocientista Miguel Nicolelis pode receber um prêmio Nobel por seu trabalho sobre o mal de Parkinson. Outro brasileiro, o físico Daniel Vanzella, descobriu que a energia contida no vácuo é capaz de destruir estrelas. Gilberto Ribeiro desenvolve um resistor de memória capaz de mudar radicalmente o mercado de armazenagem de dados.

Ainda é raro encontrar cientistas e pesquisadores brasileiros como os da lista acima, que ocupam o topo da pirâmide acadêmica ou de inovação empresarial. O reconhecimento recente do trabalho deles, no entanto, mostra que há uma percepção internacional positiva sobre o trabalho de profissionais brasileiros, o que pode se traduzir em ganhos para a ciência no país.

Nos próximos meses, hospitais brasileiros podem abrigar a próxima fase do trabalho de Miguel Nicolelis sobre o Mal de Parkinson. Pela primeira vez, o tratamento proposto pelo neurocientista será testado em seres humanos. Em avaliação, estão instituições médicas em São Paulo e nos Estados Unidos.

Atualmente, Nicolelis divide seu tempo entre o Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) e o Centro de Neurociência da Universidade Duke, na Carolina do Norte (EUA). No ano passado, ele recebeu o prêmio NIH Director's Transformative R01, que concede US$ 4,4 milhões para aplicação em pesquisa, e o Director's Pioneer Award, de US$ 2,5 milhões. Os prêmios estão entre os mais cobiçados no meio científico e costumam indicar potenciais candidatos ao Nobel. Nicolelis foi o primeiro cientista a receber as duas premiações no mesmo ano.

Reconhecidas no exterior, pesquisas podem trazer benefícios para o ambiente científico nacional

Os recursos serão usados na pesquisa para a cura do mal de Parkinson, desenvolvida desde 2006. Nicolelis e sua equipe já haviam desenvolvido uma técnica para tratar a epilepsia, a partir de estímulos elétricos em regiões periféricas do sistema nervoso, quando perceberam que havia semelhanças no padrão de comportamento do cérebro dos portadores das duas doenças, conta o cientista.

Com a constatação, cobaias passaram a receber medicação para apresentar sintomas como os do mal de Parkinson. Depois, a equipe implantou uma prótese na medula espinhal das cobaias, que disparava estímulos elétricos. A paralisia muscular e os demais sintomas desapareceram.

Esse trabalho tem sido realizado tanto na Universidade de Duke como no IINN-ELS. "Já foram feitos testes com camundongos e primatas. Agora buscamos um parceiro clínico para fazer testes em pacientes", afirma Nicolelis. "Em dois anos será possível ter uma resposta categórica sobre o tratamento", diz.

Outra pesquisa surpreendente é comandada pelo físico Daniel Vanzella, professor do Instituto de Física Teórica da Unesp e do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Vanzella e o doutorando William Lima publicaram, em abril, um estudo sobre a "energia escura" na "Physical Review Letters", a mais respeita revista de física do mundo.

O artigo teve uma grande repercussão. Embora pareça uma fantasia tirada da série de filmes "Star Wars", a energia escura intriga o meio científico há muito tempo. Na física, existem duas grandes teorias sobre o universo: a da Relatividade Geral, que descreve a organização do universo em grande escala (estrelas, galáxias etc) e a Quântica de Campos, que focada na chamada pequena escala (ligações químicas, átomos etc). Físicos no mundo tentam, ainda sem êxito, unir as duas teorias. Vanzella e seu aluno se atiraram a esse trabalho com uma análise da "energia escura". Essa força, que faz o universo se expandir de forma acelerada, exerce uma forte pressão negativa, que seria contrária à gravidade.

Os cientistas partiram do princípio de que o vácuo é preenchido por partículas virtuais, como prótons, elétrons e fótons, que surgem e desaparecem em uma fração de segundo. Imaginava-se que a flutuação dessas partículas, por ser muito rápida, não gerava efeitos nos materiais macroscópicos. Vanzella e Lima descobriram, porém, que sob algumas circunstâncias o crescimento da energia do vácuo pode ocorrer de maneira exponencial e descontrolada, podendo destruir até uma estrela de nêutrons (a matéria mais densa já encontrada no universo).

Vanzella iniciou a pesquisa na Universidade de Wisconsin, nos EUA, mas só chegou à essa conclusão em São Carlos. Agora, ele procura responder, em seu pós-doutorado, o que ocorre com uma estrela quando a energia do vácuo "desperta". "Essas são questões conceituais sobre os fundamentos da física, mas que vão ajudar a trazer um melhor entendimento sobre a natureza", afirma Vanzella.

Antes de Vanzella, outro apreciador do espaço ganhou renome. Em 2006, Marcos Pontes, tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), hoje na reserva, participou de uma missão à Estação Espacial Internacional (ISS), com oito experimentos em microgravidade de universidades e institutos brasileiros. "No espaço, [nós, astronautas] somos as mãos e os olhos dos cientistas; executamos os experimentos", diz Pontes. Atualmente em Houston, na sede da Nasa, ele aguarda nova convocação para missões espaciais. "Espero ansiosamente por essa escalação", diz.

Aparelho permite medir pressão arterial pelo iPhone

Gráficos no telefone mostram evolução do paciente

Do R7

AFP
AFP

O aparelho que aperta seu braço para saber como está a pressão do seu sangue ficou hi-tech. A empresa norte-americana Withings está lançando uma versão do produto que se conecta ao iPhone e transfere os dados para o telefone.

É possível enviar os dados para um médico, o personal trainer ou para os amigos, por meio das redes sociais. (...) segue

Fonte : R7 Tecnologia e Ciência

Conheça os direitos de portadores de doenças crônicas

Como alcançar a felicidade

O que torna uma pessoa feliz e produtiva e outra pessoa infeliz e frustrada?

Há alguns anos, a faculdade de ciências da Universidade de Duke fez um estudo sobre a paz mental.

Centenas de pessoas, felizes ou infelizes foram estudadas. O estudo revelou que 9 factores, podem contribuir para dar estabilidade mental e emocional às pessoas: (...) segue

Fonte - Vida de Qualidade


PETIÇÃO GLOBAL SOBRE DOENÇA DE PARKINSON

No último congresso mundial sobre a Doença de Parkinson, realizado em Setembro último, na Escócia, foi lançada uma Petição Global sobre a Doença de Parkinson. Esta petição chama a atenção para as fragilidades da Doença de Parkinson e tem como objetivo lançar um apelo aos governos, agências de saúde do sistema das Nações Unidas e organizações não-governamentais de doentes em todo o mundo.

Temos até o momento 3697 assinaturas do mundo todo, mas no Brasil apenas 51 assinaturas. Essa petição tem imenso valor para nós, portadores de DP, pois vem renovar nossas esperanças nas pesquisas, para que possamos ter uma vida com menos limitações, e quem sabe, nosso desejo profundo, a cura.

Por isso volto ao assunto, refazendo meu apelo, para que nos ajudem nesta luta. Peço que leiam e assinem a peticão.

Para ler e assinar a petição: http://www.parkinsonspledge.org/

Há um link no final da página para a assinatura:

Clincando no Link aparecerá o formulário. Abaixo segue modelo.



Mesmo mudando o idioma, a página para assinatura está em inglês

Aos interessados em saber mais sobre essa doença e conhecer a ABP, Associação Brasil Parkinson: http://www.parkinson.org.br/

Vamos continuar juntos nesta caminhada, somando esperanças e multiplicando solidariedade.

Abraços fraternos, *TT.

Nota: dúvidas – simplesmentetete@gmail.com

Isso non ecxiste!

Aparentemente, minha gente, nós seres humanos, podemos SIM prever o futuro. E mais, temos o poder também de influenciar eventos futuros, mas não temos consciência disso.


Um estudo feito pelo psicólogo Daryl Bem, da Universidade de Cornell, em Nova York (EUA), conduziu nove experimentos com mais de mil voluntários. Todos disseram ter poderes psíquicos. Um dos testes contou com três fases:

1 -
Os voluntários receberam uma lista de palavras para memorizar.
2 - Os participantes tiveram que recordar essas palavras, uma a uma, em voz alta.
3 - Eles, então, receberam uma nova lista, com apenas algumas palavras da lista original, e tiveram que digitá-las. O que faz crer que os eventos futuros já estariam em nosso subconsciente é de que os voluntários lembrariam com maior facilidade das palavras da segunda lista, apenas as que eles deveriam digitar depois.
(...) segue

Fonte Blog : Aceita Um Leite

BOM DIA, MAS BOM DIAAAA MESMO!!!




Supérfulo e Necessário

Uns queriam um emprego melhor;
outros, só um emprego.
Uns queriam uma refeição mais farta;
outros, só uma refeição.
Uns queriam uma vida mais amena;
outros, apenas viver.
Uns queriam pais mais esclarecidos;
outros, ter pais.

Uns queriam ter olhos claros; outros, enxergar.
Uns queriam ter voz bonita; outros, falar.
Uns queriam silêncio; outros, ouvir.
Uns queriam sapato novo; outros, ter pés.

Uns queriam um carro; outros, andar.
Uns queriam o supérfluo;
outros, apenas o necessário.

Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior.
A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe.

Tenha a sabedoria superior.
Seja um eterno aprendiz na escola da vida.
A sabedoria superior tolera, a inferior julga;
a superior alivia, a inferior culpa;
a superior perdoa, a inferior condena.

Tem coisas que o coração
só fala para quem sabe escutar!

Que possamos estar sempre atentos aos sinais
e saber o que realmente se faz necessário.


_Chico Xavier
_