Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Poluição de fábricas aumenta risco de doença de Parkinson

Emissões de manganês e cobre são as mais perigosas

Cientistas americanos descobriram que pessoas que vivem em áreas com altos níveis de poluição de manganês apresentam risco 78% maior de desenvolver doença de Parkinson do que aquelas que vivem em áreas livres dessa poluição. Altos níveis de cobre também elevam os riscos em 11%.

Para realizar o estudo, os pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, avaliaram as emissões de diversas fábricas, mas apenas de áreas urbanas, segundo o professor de neurologia Allison Willis Wright, autor do estudo.

- Desde 1988, qualquer indústria que libera mais do que uma quantidade pré-definida de qualquer um dos 650 produtos químicos no meio ambiente tem de comunicar suas emissões a um órgão do governo. Usamos esses dados para construir uma relação de áreas com altos níveis de manganês, cobre e poluição por chumbo em comparação a regiões com pouca ou nenhuma liberação desses elementos.

Após identificar 35 mil pacientes de Parkinson nas áreas escolhidas, os pesquisadores observaram que, nas regiões com pouca ou nenhuma poluição de manganês, cobre ou chumbo, 274 novos casos do mal de Parkinson por 100 mil pessoas. Nas áreas com alta poluição de manganês, esse número subiu para 489,4, e em áreas com níveis altos de cobre, aumentou para 304,2.

O estudo não encontrou relação entre as emissões de chumbo e um aumento significativo de Parkinson. No entanto, Willis afirma que vários estudos anteriores já fizeram essa relação. Ela especula que outras fontes de chumbo, além das emissões industriais – como a contaminação da água - pode ter uma influência mais forte sobre o risco do mal de Parkinson.

Apesar desses resultados, a pesquisadora afirma que não há um só grupo industrial que seja o vilão.

- O manganês, cobre e chumbo são liberados por várias indústrias, como tabaco, alimentos, bebidas, produtos de madeira, vestuário e mobiliário. Além de fabricantes de produtos elétricos, da informática, metalúrgica, química, mineração e metais.

Os cientistas ficaram supresos com o fato de que muitas das áreas com poluição elevada são regiões de classe média e alta, e não de nível mais baixo.

- Esses poluentes estão por toda parte. É preciso observar seus efeito de forma mais minuciosa.

Fonte: R7 Notícias

Conceito de Qualidade de Vida

A expressão Qualidade de Vida anda actualmente muito em voga em diversos domínios, mas o seu significado é muito complexo, subjectivo, muito abrangente e varia em função da época, das crenças e da pessoa, pelo que a qualidade de vida tem a ver com a forma como cada um se vê e vê o mundo e a avaliação dessa qualidade é feita de acordo com critérios, tais como a educação, a profissão, a escolaridade, as necessidades de cada um, a saúde, que são diferentes para cada pessoa e para cada situação, pois há grande diversidade de condições sociais, de níveis de vida, de estados psíquicos e físicos e de crenças

Por isso se tem procurado criar escalas de avaliação de
qualidade de vida para pessoas com a mesma doença.

Por ser uma expressão tão subjectiva, as definições de Qualidade de Vida também têm sido diversas. Giovanni Pires, por exemplo, afirmou em 1998 que Qualidade de Vida tem a ver com a forma como as pessoas vivem, sentem e compreendem o seu quotidiano. Compreende aspectos como a saúde, a educação, o transporte, a moradia, o trabalho e a participação nas decisões, em situações muito variadas como o atendimento digno em caso de doença e de acidente, o nível de escolaridade, o conforto e a pontualidade nas deslocações, a alimentação em quantidade suficiente e em qualidade e até a posse de electrodomésticos.

A expressão qualidade de vida foi utilizada pela primeira vez associada à economia por Lyndon Johnson, em 1964, data em que começou o seu mandato de presidente dos EUA, ao afirmar que os objectivos da economia não podiam ser medidos através do balanço dos bancos, mas através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas. Mais tarde, em 1976, Augus Campbell considerava que a qualidade de vida é “… uma vaga e etérea entidade, algo sobre a qual muita gente fala, mas que ninguém sabe claramente o que é.”. (...) segue

Fonte : Vida de Qualidade

BOA TARDE , RECADO DO CHICO PARA O DIA DE FINADOS!!!



Fala Chico Xavier

Deus me recebeu, abraçou-me e disse:
" Bem Vindo! É bom te-lo novamente aqui, onde você fez muita falta.
Os amigos que você deixou também virão quando chegar sua hora. "

Deus me deu uma lista de coisas que Ele deseja que eu faça, e, o mais importante da lista, é dar apoio e carinho a vocês.
Quando vocês se deitam cansados da lida diária, eu estou por perto cuidando do seu descanso e da sua Paz para um Novo Dia.

Eu e Deus estamos velando por vocês enquanto a noite passa e também quando vocês lembram do tempo em que estive na Terra e em nossos bons momentos juntos.
Por serem apenas humanos vocês estão sujeitos a alegrias e tristezas, mas não tenham medo de chorar: as lágrimas sem revolta aliviam a dor. Lembrem-se que não haveria flores se não houvesse chuva.

Eu gostaria de poder contar tudo que Deus planejou, mas vocês ainda não entenderiam.
Uma coisa é certa, embora minha vida na Terra tenha acabado: eu estou agora muito mais perto de vocês do que estava antes. Diante de vocês há ainda muitas pedras para serem saltadas e muitas montanhas para serem escaladas, mas juntos poderemos superar os tropeços levando um dia de cada vez. Essa foi sempre minha filosofia e eu a desejo também para vocês.

O que vocês derem ao mundo o mundo lhes dará.
Se vocês puderem ajudar quem está sofrendo poderão dizer a si mesmos :
" eu não existo em vão e sou feliz por saber que minha vida vale a pena, que enquanto faço minha jornada também faço alguém sorrir "
Se vocês encontrarem alguém que está triste e humilhado, simplesmente estendam-lhe a mão como gostariam que fizessem com vocês e, quando estiverem pensativos lembrando de mim, creiam que estou bem perto, a meio passo atrás.

Quando chegar sua hora de partir da Terra e vir para cá, saibam que vocês não estarão simplesmente partindo, mas estarão vindo ao encontro de muitos abraços.

Pela eternidade estaremos todos juntos, pois foi Deus quem nos uniu e eternizou nossos laços.

Até sempre, amigos!

(
Silvia Schmidt Humancat, singela homenagem a Francisco Cândido Xavier)