Visualizações de página do mês passado

domingo, 28 de agosto de 2011

G1 - Exame de imagem pode detectar Alzheimer antes dos sintomas - notícias em Ciência e Saúde

G1 - Exame de imagem pode detectar Alzheimer antes dos sintomas - notícias em Ciência e Saúde:


Exame de imagem pode detectar Alzheimer antes dos sintomas
Mudanças no cérebro indicam chances da pessoa desenvolver a doença.
Estudo foi publicado na revista médica 'Neurology'.
Do G1, em São Paulo

Um exame de imagem pode identificar mudanças no cérebro de pessoas saudáveis, mas que podem desenvolver a doença de Alzheimer no futuro, de acordo com um estudo publicado na edição online dessa semana da revista médica Neurology (neurologia, em inglês)." (...) segue


Fonte : Ciências e Saúde

O esquadrão anti-infarto (agora contra a obesidade e o diabete)


Um programa alimentar consagrado no controle da hipertensão acaba de ser eleito a dieta mais completa do planeta

O esquadrão anti-infarto (agora contra a obesidade e o diabete)
por Diogo Sponchiato

Toda polícia tem uma tropa de elite ou uma unidade de forças especiais, convocada para as missões mais difíceis e delicadas. Os americanos contam com o poder de fogo e a perícia da Swat e, no Brasil, conflitos críticos são resolvidos pelo Bope. O mundo da nutrição também dispõe de um esquadrão de peso, com direito a uma sigla própria e a um arsenal que, em vez de armas, está cheio de grãos, frutas e companhia. Trata-se do Dash, programa alimentar criado nos Estados Unidos há 14 anos e encarregado de desarmar bombas nos vasos sanguíneos. Se traduzirmos livremente do inglês, esse nome significa dieta para combater a hipertensão. Mas, nos últimos tempos, seu poderio provou que não se resume a baixar a pressão arterial.(...) segue


Fonte : Saúde.abril.com.br 

Bem Estar - Excesso de pressa prejudica 30% dos trabalhadores brasileiros

Bem Estar - Excesso de pressa prejudica 30% dos trabalhadores brasileiros:

"Cardiologista Roberto Kalil explicou efeitos ao coração de viver correndo.
Psiquiatra Luiz Vicente de Mello falou sobre outros sintomas do problema.
Do G1, em São Paulo

Ter pressa de vez em quando, para comparecer a um compromisso urgente, é normal. Mas, quando a corrida contra o relógio vira rotina, pode ser sinal de alerta.
Essa sensação de ser atropelado pelo tempo atinge 30% dos trabalhadores brasileiros. E o comportamento de estar sempre atrasado pode prejudicar o sono, a sede, a temperatura corporal, a frequência cardíaca, a pressão e até a respiração." (...) segue

Fonte : Bem Estar da Globo

Instituto de Nicolelis vai receber 31 cientistas - vida - versaoimpressa - Estadão

Instituto de Nicolelis vai receber 31 cientistas - vida - versaoimpressa - Estadão:

"Instituto de Nicolelis vai receber 31 cientistas
Anna Ruth Dantas - O Estado de S.Paulo
ESPECIAL PARA O ESTADO / NATAL

Após a crise envolvendo a saída de dez cientistas, o Instituto de Neurociência de Natal, coordenado pelo neurocientista Miguel Nicolelis, anunciou ontem a entrada de 31 profissionais. Eles devem chegar em setembro.


Dos 31 profissionais, apenas 3 são brasileiros - Symone Fernandes de Melo, Katie Moraes de Almondes e Clara Melo dos Santos. Dos 28 estrangeiros, 16 são da Universidade Duke, na Carolina do Norte, Estados Unidos" (...) segue

Fonte : Estadão.com.br

BOM DIA QUE CADA MINUTO DO SEU DIA SEJA DE MUITAS FELICIDADES !!!



A arte de ser feliz
 
Acorde todas as manhã com um sorriso. Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz. Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará. Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz! Enumere as boas coisas que você tem na vida.

Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança! Trace objetivos para cada dia. Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente.

Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho que o mantém alerta, em constante desenvolvimento pessoal e profissional, além disso o ajuda a manter a dignidade. Acredite, seu valor está em você mesmo. Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente. Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias. Conscientize-se que a verdadeira felicidade está dentro de você.

A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar. Estenda sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace. A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos. O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais.

Não só cria um espaço feliz para o que estão ao seu redor, como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas. O tempo para ser feliz é agora. O lugar para ser feliz é aqui!

Bom dia!!!  
             

O Google e a cura para a doença de Parkinson

Sergey Brin propõe um novo tipo de ciência para descobrir os segredos da doença – rapidamente.

By Thomas Goetz - Extraído da revista Wired


Setembro/2011 - Alguns dias por semana, depois de um dia de trabalho na sede de Google, em Mountain View, Califórnia, Sergey Brin desloca-se de carro até uma piscina local. Ali, muda para os calções de banho, sobe para uma prancha de 3 m e mergulha. Actualmente, anda a treinar as piruetas. «Sai-se com muita força e depois tem que se torcer logo. Faz acelerar o coração, de facto.»

Tem um benefício extra: com cada mergulho, Sergey ganha um pouco de vantagem contra o risco de algum dia desenvolver a doença neurodegenerativa de Parkinson. Escondida bem fundo em cada uma das células do corpo de Sergey Brin – num gene chamado LRRK2 –, está uma mutação que tem sido associada com maior incidência à doença de Parkinson.

Nem todos os que têm Parkinson têm a mutação, e nem todos os que têm a mutação têm a doença. Mas aumenta realmente a hipótese de que a doença de Parkinson se declare algures na vida do portador entre 30 e 75%. (Por comparação, o risco para um americano médio é de 1%). Sergey, por seu lado, divide a diferença e calcula que o seu ADN lhe dá 50% de hipóteses.

É aí que entra o exercício. A Parkinson é uma doença pouco compreendida, mas a investigação associou uma série de comportamentos com incidências mais baixas da doença, começando pelo exercício.

«Digamos que, com base na dieta, exercício e assim, consigo baixar o meu risco para metade, para cerca de 25%», diz. O progresso constante da neurociência, estima Sergey Brin, cortará o risco por outra metade – ficando as suas hipóteses globais de desenvolver Parkinson em cerca de 13%. São só estimativas, mas ele é extremamente convincente.

Sergey Brin, é claro, não é um qualquer indivíduo de 37 anos. Como parte do duo que fundou a Google, vale cerca de 20 000 milhões de dólares. Desde que descobriu que é portador da mutação LRRK2, Sergey já contribuiu com cerca de 50 milhões para a investigação da Parkinson. O suficiente, calcula ele, para «fazer mexer a agulha». Face ao acelerar da investigação de medicamentos e curas possíveis, Sergey Brin ajusta o seu risco global para baixo, «algures abaixo dos dez por cento».

Soa tão pragmático que podemos quase não perceber um facto notável: muitos filantropos financiaram investigação em doenças que eles próprios tinham. Mas Sergey Brin é provavelmente o primeiro que, baseando-se em testes genéticos, começou a financiar investigação científica na esperança de escapar à doença em primeiro lugar. A sua abordagem é notável por outra razão.

A maior parte da pesquisa em Parkinson, tal como muita da pesquisa em medicina, baseia-se no método científico clássico: hipótese, análise, revisão de pares, publicação. Sergey Brin é a favor de uma forma mais «googlista» de ciência – ele quer recolher dados primeiro, depois formular a hipótese e a seguir encontrar padrões que levem a respostas. (segue...)

Leia na íntegra em Seleções Reader's Digest.pt. Veja também aqui.