Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 8 de março de 2013

Ministério da Saúde inclui mais dez hospitais no programa ... » Isaúde


Com o objetivo de melhorar o atendimento dos hospitais de urgência e emergência do país, o Ministério da Saúde incluiu mais dez hospitais no programa S.O.S Emergências nesta quinta-feira (7). Assim, todas as cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014 terão um hospital dentro do programa. "O objetivo é tirar as macas dos corredores", ressaltou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Os hospitais são selecionados por serem referências regionais, terem pronto-socorro e grande número de internações e atendimentos ambulatoriais. Teresina (PI) e Aracaju (SE) também foram incluídas no programa, segundo o ministro, por estarem em "situação crítica". O ministério quer estimular a implantação do sistema de informatização e monitoramento por vídeo do desempenho da unidade e do fluxo de pacientes na entrada da emergência de cada hospital.
As unidades receberão R$ 3 milhões cada para investir em equipamentos e reformas e R$ 300 mil mensais para custeio. Segundo o ministério, os gestores locais ainda podem pedir verbas para projetos específicos, que serão analisados pela pasta.

Fonte : Ministério da Saúde inclui mais dez hospitais no programa ... » Isaúde

A fome e a memória - vida - versaoimpressa - Estadão

Armazenar memórias exige do cérebro um grande gasto de energia. Um mecanismo recém-descoberto ajuda o cérebro a economizar energia. Quando falta energia porque o animal passa fome, o cérebro deixa de armazenar memórias desagradáveis. Faz muitos anos que os cientistas estudam a formação de memórias de longa duração, aquelas que persistem por anos a fio.

A formação desse tipo de memória exige a produção de novas moléculas e o rearranjo dos circuitos que interligam neurônios, o que consome muita energia. Geralmente isso não é um problema, pois o cérebro não somente regula o gasto de energia das diferentes partes do corpo, mas também garante que, na falta de alimentos, o suprimento energético do próprio cérebro seja priorizado.

Em 1983, estudando a formação de memórias em drosófilas (a famosa mosca de fruta), os cientistas descobriram que era mais fácil "ensinar" uma mosca a associar um odor a um alimento apetitoso se a mosca estivesse passando fome. O experimento é simples. As moscas são deixadas sem alimento por 20 horas e depois, submetidas a um odor típico ao mesmo tempo em que recebem um pouco de açúcar para comer.

Nesse caso, basta um ciclo de treinamento para as moscas aprenderem a associar o odor ao açúcar. E essa memória dura dias (o que é bastante na vida de uma mosca). Se as moscas não estiverem com fome, elas também aprendem a associar o cheiro ao açúcar, mas necessitam de vários ciclos de treinamento. O aprendizado acelerado em situações de fome faz sentido, afinal saber que um cheiro está presente porque existe açúcar por perto aumenta as chances de sobreviver.


Fonte : A fome e a memória - vida - versaoimpressa - Estadão

08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, NOSSO TRIBUTO ÁS RAINHAS DO LAR!

BOM DIAAA! UM ABENÇOADO E FELIZ FINAL DE SEMANA!!!

Vencerás

Não desanimes, persiste mais um tanto. Não cultives o pessimismo. Centraliza-te no bem a fazer.

Esquece as sugestões do medo destrutivo. Segue adiante mesmo varando a sombra dos próprios erros. Avança ainda que seja por entre lágrimas.Trabalha constantemente. Edifica sempre.

Não consintas que o gelo do desencanto te entorpeça o coração. Não te impressiones à dificuldade. Convence-te de que a vitória espiritual é construção para o dia a dia.

Não desistas da paciência. Não creias em realização sem esforço. Silêncio para a injúria. Olvido para o mal. Perdão às ofensas. Recorda que os agressores são doentes. Não permitas que os irmãos desequilibrados te destruam o trabalho ou te apaguem a esperança.

Não menosprezes o dever que a consciência te impõe. Se te enganaste em algum trecho do caminho, reajusta a própria visão e procura o rumo certo. Não contes vantagens nem fracassos. Estuda buscando aprender.

Não te voltes contra ninguém. Não dramatizes provações ou problemas. Conserva o hábito da oração para que se te faça luz na vida íntima. Resguarda-te em Deus e persevera no trabalho que Deus te confiou. Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar. Age auxiliando. Serve sem apego. E assim vencerás.

(Francisco Cândido Xavier)