Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 21 de setembro de 2010

MÍDIA DIVULGA INFORMAÇÕES ERRADAS SOBRE ATAQUES CARDÍACOS

Baixe no link abaixo documento em pdf:

http://www.4shared.com/document/IMOhBXor/Mdia_divulga_informaes_erradas.html


UMA LENDA PERIGOSA: COMO SOBREVIVER A UM ATAQUE CARDÍACO QUANDO ESTIVER SOZINHO

A tradução brasileira dessa lenda fala em ataque cardíaco, muito embora a maioria das pessoas diga infarto, enfarto ou enfarte ao referir-se a esse tipo de ocorrência. (Segundo Tópicos Selecionados de História da Medicina e Linguagem Médica infarto e enfarte são duas coisas diferentes, mas isso não vem ao caso agora.)

A mensagem chama atenção pelo preciosismo de detalhes: a pessoa está aborrecida, às quatro e meia da tarde, a 8 quilômetros de distância de um hospital... [continua...]

TOSSIR FORTE 'PODE SALVAR VIDA DE CARDÍACOS'
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2003/09/030903_tossemla.shtml

DÚVIDAS

Belinda Linden, chefe de informação médica da Fundação Britânica do Coração, tem dúvidas. "Tem havido relatos que sugerem que tosse vigorosa durante severas dores no peito podem ajudar a recuperar e melhorar a circulação sanguínea, mantendo a atividade elétrica normal do coração", disse ela à BBC News Online.

"Isso pode estar baseado em alguns relatos de pessoas que usaram a tosse para manter alguma atividade cardíaca durante um ataque do coração", afirma ela.

"No momento, a Fundação Britânica do Coração não tem conhecimento de qualquer evidência convincente, baseada em estudos controlados, sugerindo que tossir vigorosamente seria de qualquer benefício para quem está sofrendo um ataque cardíaco", pondera. E conclui: "Portanto, não pode ser recomendado como uma medida de primeiros socorros."

CONCLUSÃO

Ajude a combater a proliferação desta desinformação.

Descobertas médicas, técnicas de salvamento, tratamentos milagrosos, e outras lendas/farsas urbanas são repassadas diariamente em e-mails anônimos que imploram para copiá-los para todos que você conhece.

Por sorte, a velocidade e a abrangência da internet, que a tornam tão fácil de espalhar desinformação perigosa, também facilitam a desmentir esta mesma informação. Você só tem que gastar alguns minutos para pesquisar e se informar.

Há um ditado que diz: “NEM TUDO QUE RELUZ É OURO”. Parodiando eu diria: “NEM TUDO QUE A INTERNET VEICULA É VERDADE”. Use o bom senso.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES:

http://www.incor.usp.br/

Endereço para correspondência:
Instituto do Coração/SP
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 - 05403-900 - São Paulo/SP

Tel central: 55 (0xx) 11-3069-5000 - Fax central: 55 (0xx) 11-3082-2354


http://www.rochestergeneral.org/

Endereço para correspondência:
Hospital Geral de Rochester
1425 Ave Portland.
Rochester, Nova York 14621
Tel: (585) 922-4000

BAIXAR GUIA CARDIOVASCULAR
http://www.rochestergeneral.org/rochester-general-hospital/centers-and-services/rochester-heart-institute/
[no final da página, em inglês]

Para quem tiver disponibilidade e conhecimento do idioma inglês, fica meu pedido para traduzir e repassá-lo para o blog da ABP.

Abraços, *TT.

Um ataque direto e poderoso às doenças - Parte 1

Surgem novas terapias criadas com recursos da nanotecnologia. Elas já curam câncer de pele e prometem maior eficácia contra a diabetes. É o comeco de uma nova era na medicina

Rachel Costa

img3.jpg

Há uma revolução invísivel na medicina.

As protagonistas dessa mudança são estruturas minúsculas, cerca de 90 mil vezes menores do que um fio de cabelo, conhecidas por nanopartículas.

De tão pequenas, são visíveis apenas com a ajuda de microscópios ultrapotentes.

Do mesmo modo que as famosas células-tronco, elas são responsáveis por avanços impressionantes nos tratamentos.

Sem sombra de dúvida, pode-se afirmar que são um dos pilares de sustentação da medicina do século XXI

E o que é melhor: as pesquisas em nanobiotecnologia, como é chamado esse novo campo de estudo, se encontram em estágio avançado e começam a dar frutos.

Um levantamento da agência internacional Thomson Reuters mostrou que, só no ano passado, foram requeridas no mundo mais de 300 patentes de produtos relacionados à saúde envolvendo nanotecnologia.

O crescimento dessa área motivou o FDA, a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a criar um grupo exclusivo para regulamentar os lançamentos que incorporam essa tecnologia. (...)segue

Fonte : Revista IstoÉ Independente

A relação entre educação e doença

Gilberto Dimenstein da CBN

Para escutar o áudio

Clic Aqui

Brasil busca parcerias na área de inovação tecnológica com os Estados Unidos

País quer avançar na área da biotecnologia

Da Agência Brasil

O governo e empresários brasileiros estão em Washington, nos Estados Unidos, esta semana para firmar parcerias com empresas e universidades norte-americanas em busca de inovações tecnológicas. Para isso, no primeiro dia da 2ª Conferência de Inovação Tecnológica Brasil-EUA, os brasileiros fizeram questão de transmitir o bom momento por que passa o país, não apenas na área econômica mas também em outros setores.

O Judiciário brasileiro foi colocado como uma das garantias essenciais para os investidores. A ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, explicou que é preciso dar garantia jurídica para que os contratos sejam respeitos e, além disso, dar rapidez às decisões que dependam da Justiça.

- No mundo dos negócios, tempo é dinheiro.

Mas para que as parcerias deem certo, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Arcuri, prevê que é preciso ir além das garantias atuais.

Segundo Arcuri, a Justiça brasileira precisa continuar evoluindo para acompanhar as inovações, assegurando transparência e o cumprimento do direito de propriedade intelectual.

- É preciso ver o direito como uma plataforma de desenvolvimento e não como uma dificuldade na inovação.

Durante um debate, promovido na Escola de Direito da Universidade de Georgetown, os norte-americanos mostraram ter conhecimento do ambiente favorável que o país criou nos últimos anos. O presidente da ABDI acredita que esse tipo de visão sobre o país tem efeitos positivos, principalmente na criação de produtos que serão usados no futuro, onde vê um mercado promissor. - Uma boa parte dos produtos que estarão no nosso cotidiano em dez, 15 anos, sequer foram inventados ainda. (...) segue

Fonte R7 Notícias Tecnologia e Ciência

HC faz alerta sobre mal de Alzheimer, que atinge 700 mil brasileiros

Após os 80 anos, prevalência da doença é de 15%; dia mundial é nesta terça-feira, 21

estadão.com.br

SÃO PAULO - Nesta terça-feira, 21, Dia Mundial do Mal de Alzheimer, neurologistas do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, alertam para essa doença neurológica degenerativa que atinge 5% da população com mais de 65 anos.

Veja também:

link SP prepara palestras e oficinas para orientar idosos e cuidadores sobre Alzheimer

Após os 80, a prevalência do problema, que ainda não tem causa conhecida, é de 15%. No Brasil, estima-se que 700 mil pessoas sofram desse tipo de demência.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado garantem ao paciente uma vida mais longa e com maior qualidade. Avaliações neuropsicológicas, fonoaudiológicas e exames de neuroimagem são os principais instrumentos para uma rápida comprovação.

"Quanto mais cedo o Alzheimer for identificado, mais tempo o paciente manterá suas funções cognitivas preservadas", explica o neurologista Ricardo Nitrini, coordenador do Centro de Referência em Distúrbios Cognitivos (Ceredic) do HC.

O Alzheimer é uma doença que causa a morte gradual dos neurônios, provoca perda de memória e de outras funções cognitivas, como raciocínio, juízo crítico e orientação.

No início, a pessoa apresenta pequenos lapsos de memória, alterações de comportamento, desorientação espacial e dificuldades para realizar tarefas corriqueiras, como se alimentar e se vestir. Nos estágios mais avançados, o paciente já não reconhece os familiares nem os amigos. Com o tempo, perde a identidade e se torna dependente.

A assistência para melhoria dos sintomas deve variar de acordo com cada fase desse processo, explica Nitrini, uma vez que não há tratamento capaz de impedir ou curar a doença.

Nas etapas iniciais e intermediárias, predominam as técnicas de reabilitação, as táticas de readaptação e os psicofármacos. No estágio avançado, o tratamento é voltado para a coexistência de doenças (comuns em pacientes com problemas crônicos) e para os cuidados de enfermagem.

Fonte :
Estadão.com.br

BOM DIA, MUITA PAZ E HARMONIA!!!



Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças,
porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1 Tessalonicenses 5:16-18

mensagem

link=http://www.scraps-animados.com]
[/link]
[b]Mais recados? http://www.scraps-animados.com[/b]