Visualizações de página do mês passado

domingo, 12 de dezembro de 2010

SEGUNDA-FEIRA É DIA DE CHAT DO AMIGOGAMP!!!


A partir das 20:30 hs

NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO

ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON


TEMA

SUMIÇO DE MEDICAMENTOS PARA A DOENÇA DE PARKINSON

Samuel, Badu e demais amigos(as)esperam por você

Para participar

CLIQUE AQUI

Recadinho...

Apague o colesterol com a escova de dente

Higienizar a boca não garante só dentes saudáveis. Ao varrer micróbios dessa porta de entrada, você ainda corta o excesso de gordura circulante

por THEO RUPRECHT | design THIAGO LYRA | fotos OMAR PAIXÃO

Complemento. Página 1 de 3
“Apenas 10% dos brasileiros possuem uma gengiva saudável. Só 10%”, aponta, preocupado, o odontologista Ernesto Nascimento Filho, da Universidade Federal de São Paulo.

Obviamente, o dado indica o tanto de trabalho que os dentistas terão pela frente. O que poucos sabem, no entanto, é que essa estatística pode influenciar até a vida dos cardiologistas. Sim, a relação entre uma boca repleta de bactérias e um sistema cardiovascular enfermo parecia distante, mas estudos ao redor do globo vêm estreitando esse elo.

Um dos mais interessantes foi realizado na Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Os cientistas colheram amostras das artérias de pacientes que tinham alguns de seus vasos sanguíneos obstruídos. Em outras palavras, que precisavam passar por uma cirurgia para não infartar. Por incrível que pareça, em 60% dos casos foram encontrados resquícios de micro-organismos que entraram no corpo através da gengiva. Ou seja, essas minúsculas ameaças estavam, nem que somente como coadjuvantes, envolvidas na piora da saúde do peito. (...) segue

MATÉRIAS RELACIONADAS
Especial Colester


Fonte : SAÚDEévital

PREVINA-SE DE DOENÇAS OCULARES

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 180 milhões de pessoas em todo o mundo apresentam algum tipo de deficiência visual. Destes, 50 milhões são cegas e 135 milhões correm o risco de ficar cegas.

Hoje, toda a medicina e também a oftalmologia, caminha para a prevenção, apesar de que na prevenção de doenças oculares o Brasil ainda está muito aquém. Tanto é assim que a catarata, glaucoma e degeneração macular ainda cegam muitos brasileiros, apesar de serem doenças passíveis de tratamento e controle.

Mas quando iniciar os exames oftalmológicos?

Em toda a fase da vida, cuidados com a visão são importantes. A prevenção deve começar logo após o parto. Desde o nascimento já é possível diagnosticar algumas doenças, entre elas a catarata congênita, glaucoma, hipermetropia, miopia, estrabismo e retinopatia da prematuridade.

Já na adolescência e fase adulta cerca de 60 milhões de pessoas sofrem de problemas de visão devido ao uso constante do computador. Este número vem aumentando em um milhão a cada ano. Os exames também são obrigatórios e devem ser de preferência anualmente ou de 2 em 2 anos.

A partir dos 40 anos é comum as pessoas sofrerem da conhecida vista cansada (presbiopia) e terem problemas de redução de visão para perto. É importante que sejam feitos exames de rotina para mapear a retina e medir a pressão ocular.

Nessa fase também há o risco de aparição de doenças como catarata e glaucoma. Doenças sistêmicas como Hipertensão Arterial e diabetes necessitam de uma avaliação oftalmológica semestral.

A melhor forma para ter uma visão saudável é fazer exames periódicos para precaver certas doenças, já que muitas delas podem ser desaceleradas ou até mesmo curadas se descobertas a tempo.

Lembre-se: Todas as doenças citadas podem ser retardadas ou até mesmo evitadas se detectadas logo no início. Por isso é de extrema importância a visita periódica ao oftalmologista. Com isso você terá excelência na visão pois as melhores coisas da vida são para serem vistas d e perto e nitidamente.

Dra. Ana Cristina Picchioni / Dr. Paulo Silvério – oftalmologistas

Fonte: Blog da 3ª. idade

Os discípulos de House

Médicos e estudantes de medicina inspiram-se no personagem principal do seriado - um infectologista mestre na arte do diagnóstico - para aprimorar seus próprios meios de descobrir e tratar doenças

Rachel Costa

Assista a entrevista em que a nefrologista Carmem Tzanno revela que já chegou a um diagnóstico após ver um episódio do seriado “House” :

Veja o vídeo entrando no link da IstoÉ

House_site.jpg

chamada.jpg
AULA
Caio (à frente) e sua turma
são fãs do seriado. Ele conheceu
uma doença vendo um episódio

A paciente entra no consultório relatando uma série de sintomas. Um deles, um tanto quanto atípico: urina de cor carmim – acompanhada de fadiga muscular, perda de consciência e dores abdominais. Ao se deparar com o quadro, a médica responsável pelo atendimento, a nefrologista Carmen Tzanno Branco Martins, de São Paulo, lembra-se de um episódio do seriado “House” a que havia assistido na mesma semana. Na série, o médico Gregory House – um gênio na arte do diagnóstico – é encarregado de decifrar os casos mais enigmáticos que surgem no hospital onde trabalha. No capítulo que Carmen assistira, uma mulher fora internada com sintomas semelhantes aos de sua paciente. (...) segue

Fonte : IstoÉ - Medicina &Bem estar

BOM DIA E AQUELE ABRAÇO!!!




Sentir saudades

Saudade é um conjunto de sete letras que se
reuniram sob as leis da vida para aferir
o coração e aprimorá-lo...

Ainda assim, aprendamos com a fé que a
saudade é quase sempre a flor da separação
que desabrocha ao sol da esperança para
retornar, por amor, a nós outros, na hora do
reencontro. Não relaciones entraves e
amarguras. Espalhemos com todos os
companheiros da marcha humana os
valores da compreensão.

Perdoar e perdoar sempre tudo o que não
seja nossa vontade pessoal, a fim de buscarmos
a vontade de Deus e cumpri-la.

O Lar é um recinto de provas, verdadeira
escola transmitindo lições.

Francisco Cândido Xavier
Carlos Augusto