Visualizações de página do mês passado

sábado, 3 de julho de 2010

Parkinson: diagóstico, tratamento, cuidados. [PARTE10]



VII -1-
NUTRICIONISTA


Sobre a dieta alimentar o neurologista Dr. José Renato Guimarães Grisolia assim comenta: "Em fases iniciais não há restrições (a não ser que tenha outras patologias como diabete, hipertensão), mas nas fases mais avançadas é necessário uma adaptação, devido a dificuldade de deglutição que ocorre (necessitando de alimentos mais líquidos e/ou pastosos)".

Dieta Alimentar

A alimentação é uma das maiores preocupações dos familiares do doente de DP. Há uma grande procura por informações por parte dos familiares quando a qualidade e a quantidade dos alimentos que podem ser consumidos pelos pacientes.

A nutrição humana tem muitos componentes. Os macronutrientes são as proteínas,os carboidratos e as gorduras. Os micronutrientes são todos os demais componentes, inclusive vitaminas, minerais e eletrólitos (sódio, potássio, ácido básico, cálcio, magnésio, fósforo); oligoelementos (ferro, iodo, zinco, selênio, cobre, flúor, cobalto, cromo, manganês, molibdênio). Todos eles são vitais, sendo assim a ausência de qualquer um dos nutrientes será prejudicial e pode até mesmo causar grandes problemas.

Alguns estudos tentam mostrar a função antioxidante da vitamina C para diminuir da progressão da doença de Parkinson. Porém, a eficácia deste tratamento ainda não foi comprovada. A vitamina C pode ser encontrada nas frutas cítricas.

Outra vitamina que também possui função antioxidante é a vitamina E sendo que sua carência provoca efeito negativo na formação dos vasos sangüíneos e sistema cardiovascular. Ela é encontrada em óleos vegetais de soja, girassol, milho, azeite de oliva, gema de ovo, fígado, frutas como avelã, castanhas, nozes e amendoim.

A vitamina D tem como principal função à absorção do cálcio, sendo essencial na formação da estrutura óssea. Encontramos vitamina D na gema de ovo, fígado, leite integral. O sol é outra ótima fonte de vitamina D, por que converte em forma ativa de vitamina na pele. A orientação médica é para que paciente de Parkinson tome sol diariamente, por pelo menos 20 minutos, pela parte da manhã até as 10 horas ou à tarde, depois das 16 horas.

As vitaminas do complexo B. B1, B2,B6 e B12 são encontradas em alimentos de origem animal, cereais integrais, leguminosas, hortaliças. A função dessas vitaminas é de regular a coagulação sangüínea e sua carência provoca hemorragias. Com relação á vitaminaB6 chamada de Piridoxina participa da conversão da levadopa em dopamina antes que ela chegue ao cérebro. Por isso quando a levadopa é administrada ao doente, não deve ser prescrito suplemento de vitamina B6, pois o efeito do medicamento vai se perder.

As proteínas são materiais de construção da estrutura corpórea, ou seja, formam os ossos, músculos, pele e o cérebro. São responsáveis também pelo nosso código genético,basicamente somos feitos de proteínas. As fontes de proteínas mais conhecidas são as carnes, peixes, ovos, leite e queijo. As melhores fontes vegetais são as leguminosas como feijão, amendoim, ervilhas e derivados de soja.

Um fato muito crítico é a questão da ingestão da proteína na alimentação do portador da DP. A proteína e a medicação do levadopa são absorvidas no mesmo lugar e ao mesmo tempo. Se as duas estão juntas, uma prejudica a outra. Entram em competição e quem sai perdendo e geralmente é a levadopa, que acaba não produzindo o efeito terapêutico desejado. Por esse motivo é aconselhável a ingestão do medicamento em horários distanciados da alimentação.

Fonte:
proavirtualg15/equipe multidisciplinar

Homeopatia, uma terapia sem efeitos colaterais

Lei dos semelhantes, doses mínimas e remédios individualizados. Esse é o tripé do segundo sistema de medicina mais usado no mundo

Por Cristina Almeida

Foto: Fabio Mangabeira / Produção: Janaina Rezende

Entre todas as terapias complementares, a homeopatia é a mais popular. O princípio que fundamenta o método baseia-se no uso da lei dos semelhantes, já referida por Hipócrates no século IV a.C. Para os homeopatas, “semelhante cura semelhante”. E isso significa que uma doença deve ser tratada por alguma substância capaz de provocar sintomas idênticos em uma pessoa sadia. E como o corpo reage a esse tipo de intervenção? Segundo o médico Carlos Alberto Fiorot, presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira, essa é uma questão que intriga a todos os que observam a terapia e os seus efeitos.

A importância da consulta
Fiorot explica que a maioria das pessoas tende a pensar e a ver as coisas de forma mecanicista: o corpo é tido como algo em estado de inércia. Se ele adoece, a causa foi um motivo externo. Para reagir ou melhorar, precisa de outro fator causal: um efeito químico, molecular, etc. “Essa seria a força suficiente e necessária para aliviar ou suprimir aquele estado”, diz. “Entretanto, o corpo é algo com vida própria. E se entendermos o organismo com essa mesma força, isto é, algo vivo, é fácil concluir que, se dermos a ele um tratamento que coloque essas forças em movimento, e no sentido da cura, ele dispensará fatores ou moléculas externas, que agiriam por si”, completa.

O objetivo da terapia, então, é recolocar o paciente no centro do paradigma da atenção. Assim, as consultas com especialistas, que são médicos formados em escolas tradicionais de Medicina, mas têm especialização em homeopatia, serão ligeiramente diferentes. A avaliação compreenderá as dimensões física, psicológica, social e cultural, pois a doença é vista como uma expressão da ruptura do equilíbrio dessas diferentes dimensões. Exames laboratoriais e radiológicos podem ser solicitados para o diagnóstico.

1 | 2 | Próxima

Fonte : Revista VivaSaúde

EQUILIBRE SEUS HORMÔNIOS

Em algumas fases da vida, como na puberdade, na menopausa e na andropausa, o corpo sofre profundas modificações. E tudo por causa dos hormônios. A boa notícia é que, com uma alimentação sob medida, é possível equilibrar de novo as funções do organismo

Por Rita Trevisan | Fotos: Fabio Mangabeira

Sem os hormônios, a manutenção da vida seria impossível. Isso porque estamos falando de mensageiros químicos produzidos pelo sistema endocrinológico — basicamente a partir de algumas glândulas espalhadas pelo corpo, como a hipófise, o hipotálamo, a tireoide e as suprarrenais — que regulam a função de praticamente todos os nossos órgãos. O detalhe é que, no decorrer da vida, a atividade dessas glândulas e sua ação sobre o organismo podem se alterar bastante. Então, se não desenvolvermos uma estratégia para compensar tanta instabilidade, o risco é sofrermos com sintomas desagradáveis.


Em cada fase da vida

Na puberdade, por exemplo, é o amadurecimento das glândulas hipotálamo e hipófise o que leva à estimulação e ao desenvolvimento das gônadas — testículos ou ovários. As glândulas sexuais, por sua vez, passam a produzir outros tipos de hormônios, conhecidos como esteroides sexuais — testosterona, estrogênio e progesterona — que provocam o aparecimento das características sexuais secundárias, além de tornar possível a reprodução.

Já durante o processo de envelhecimento, várias glândulas que compõem o sistema endócrino vão gradualmente reduzindo sua capacidade de produção hormonal. É o caso da glândula pineal, que diminui a produção de melatonina e acarreta, como consequência, uma modificação no padrão de sono.

Felizmente, existem terapêuticas indicadas para cada caso e que permitem tratar as causas e os sintomas das variações hormonais. “Graças aos avanços da engenharia genética, a maioria dos hormônios fundamentais ao bom funcionamento do corpo humano já pode ser sintetizada. Da mesma forma, os exames laboratoriais de dosagem hormonal estão cada vez mais sofisticados e precisos, permitindo diagnosticar as deficiências que precisam ser corrigidas”, explica Filippo Pedrinola, doutor em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). É claro que adotar um estilo de vida saudável também faz diferença. A alimentação, em especial, pode ajudar a corrigir variações hormonais típicas de cada período da vida, aliviando os desconfortos. Saiba mais.

Um cardápio correto pode ajudar a corrigir variações hormonais típicas de cada período da vida, aliviando os desconfortos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | Próxima >>

Fonte : Revista VivaSaúde

BOA TARDE!!!



Viva e Sorria

Ei! Sorria... Mas não se esconda atrás desse sorriso... Mostre aquilo que você é, sem medo. Existem pessoas que sonham com o seu sorriso, assim como eu. Viva! Tente! A vida não passa de uma tentativa.

Ei! Ame acima de tudo, ame a tudo e a todos. Deles depende a sua felicidade completa. Não feche os olhos para a sujeira do mundo, não ignore a fome! Esqueça a bomba, mas antes, faça algo para combatê-la, mesmo que se sinta incapaz.

Procure o que há de bom em tudo e em todos. Não faça dos defeitos uma distância, e sim uma aproximação. Aceite! A vida, as pessoas, faça delas a sua razão de viver. Entenda! Entenda as que pensam diferente de você, não as reprove.

Ei! Olhe... Olhe à sua volta, quantos amigos... Você já tornou alguém feliz hoje? Ou fez alguém sofrer com o seu egoísmo? Ei! Não corra. Para que tanta pressa? Corra apenas para dentro de você. Sonhe! Mas não prejudique ninguém e não transforme seu sonho em fuga.

Acredite! Espere! Sempre haverá uma saída, sempre brilhará uma estrela. Chore! Lute! Faça aquilo que gosta, sinta o que há dentro de você. Ei! Ouça... Escute o que as outras pessoas têm a dizer, é importante.

Suba... faça dos obstáculos degraus para aquilo que você acha supremo, mas não se esqueça daqueles que não conseguem subir a escada da vida.

Ei! Descubra! Descubra tudo aquilo que há de bom em você.