Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Estudo da OMS relaciona uso do celular com câncer

http://br.noticias.yahoo.com/s/24102009/40/mundo-estudo-da-oms-relaciona-celular.html

Sáb, 24 Out, 11h01

Londres, 24 out (EFE).- O uso do telefone celular pode ter relação com vários tipos de câncer, segundo um estudo internacional supervisionado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cujos resultados preliminares foram publica dos hoje pelo jornal "The Daily Telegraph".

Com um orçamento de 20 milhões de libras (22 milhões de euros), a pesquisa - que durou uma década e será divulgada até o fim do ano - oferece provas de que as pessoas que abusam do celular se arriscam a sofrer tumores cerebrais a longo prazo.

As conclusões preliminares indicam que existe "um risco significativamente maior" de ter um tumor cerebral "relacionado ao uso de telefones celulares durante um período de dez anos ou mais", afirma o jornal.

De acordo com o "Daily Telegraph", o estudo Interphone questionará as garantias que os Governos costumam dar sobre a segurança desses aparelhos e aumentará a pressão para que as autoridades de saúde divulguem conselhos mais claros.

A diretora da pesquisa, a doutora Elisabeth Cardis, professora do Centro de Pesquisa em Epidemiologia Ambiental (Creal) de Barcelona, disse que, apesar da "falta de resultados definitivos, vários estudos, embora sejam limitados, sugerem um possível efeito de radiação de radiofrequência" gerada pelos celulares.

"Portanto, estou de acordo, em geral, com a ideia de restringir o uso (de celulares) a crianças, embora não iria tão longe em proibir os telefones celulares, já que podem ser uma ferramenta muito importante (...)", disse Cardis, citada pelo jornal.

A especialista também defende "meios para reduzir a exposição" aos celulares, como a utilização de dispositivos handset - que permitem usar o telefone sem as mãos - e o uso moderado do aparelho.

Uma porta-voz da Creal em Barcelona afirmou à Agência Efe que o estudo coordenado por Cardis inclui vários dados de cidadãos de vários países, e acrescentou que é um trabalho muito complexo que "só será divulgado no final deste ano".

O estudo Interphone realizou pesquisas em 13 países e entrevistou a 12,8 mil pessoas - entre saudáveis e pacientes com tumores -, a fim de investigar se a exposição aos celulares está vinculada a três tipos de tumores cerebrais e um tumor da glândula salivar.

Pesquisas anteriores sobre os efeitos dos celulares na saúde foram pouco conclusivas, mas o projeto supervisionado pela OMS indica, por exemplo, que seis em oito estudos Interphone revelam um maior risco de sofrer de glioma (o tumor cerebral mais comum).

Um porta-voz da Agência de Proteção da Saúde (HPA) do Reino Unido disse que, "por enquanto, não há provas sólidas" sobre os efeitos nocivos do uso de celulares.

Já um porta-voz da associação de operadores de telefonia celular indicou que mais de 30% dos estudos científicos sobre esse assunto não encontraram nenhum impacto negativo para a saúde. EFE

SEM AÇÚCAR, MAS COM MUITO SABOR [4]

http://revistavidanatural.uol.com.br/saude-alimentos/28/artigo147863-4.asp

O que também ajuda a prevenir a doença são os alimentos ricos em zinco, como as amêndoas, a castanha-do-pará e a carne bovina. A revista científica americana Diabetes Care divulgou uma pesquisa em que se observou que colocar zinco no prato reduz em até 28% o risco de desenvolver diabete, já que o mineral ajudaria a regular a ação da insulina. A dose recomendada para blindar o corpo seria de 8 miligramas diários do nutriente para as mulheres e de 11 miligramas para os homens (equivalente a uma xícara de café de farelo de trigo para ambos os casos).

E os adoçantes?
O consumo de adoçantes também é liberado para os diabéticos, mas é importante não exagerar – até hoje não está confirmado que eles não fazem mal à saúde. Cada adoçante tem uma IDA (quantidade diária aceitável), que é estabelecida por cientistas do mundo inteiro. Mas dificilmente essa quantidade é ultrapassada – e não é acumulável, no dia seguinte zera de novo.

Segue abaixo receitas práticas:

Espaguete ao molho de rúcula

Ingredientes
500 g de massa integral tipo espaguete
1 colher (sobremesa) de azeite
250 g de ricota passada na peneira
6 tomates maduros picados
½ maço de folhas de rúcula
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
Sal e orégano a gosto

Preparo
Cozinhe a massa em 5 litros de água com sal e um fio de azeite até ficar al dente. Em uma panela, aqueça o azeite, doure o alho, frite a cebola até ficar transparente e junte os tomates picados. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 3 minutos. Acrescente a ricota e tempere com sal e orégano. Desligue o fogo e junte as folhas de rúcula. Coloque a massa cozida em uma travessa e cubra com o molho quente.

Rendimento: 2 porções
*****************************************************************************

Abobrinha com queijo cremoso light

Ingredientes
6 fatias de abobrinha italiana
50 g de queijo de soja ralado
Molho de tomate
Ervas finas para salpicar
4 Polenguinhos light

Preparo
Adicione às fatias de abobrinha o molho de tomate salpicado com ervas finas, e disponha sobre elas os pedaços de Polenguinho. Salpique o queijo ralado e leve ao forno para assar. Se preferir, substitua a abobrinha por berinjela.

Rendimento: 2 porções
******************************************************************************

Bolo de fubá diet

Ingredientes

1 xícara de fubá
1 xícara de adoçante culinário
7 colheres (sopa) de margarina light sem sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 e ½ xícara de leite desnatado
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de erva-doce
1 colher (chá) de sal
3 ovos

Preparo
Preaqueça o forno. Bata as claras em neve e reserve-as. Na batedeira, bata as gemas com o adoçante e a margarina. Peneire a farinha, o fubá e o sal. Aos poucos, adicione o leite. Por último, adicione a erva-doce, o fermento e as claras reservadas e mexa com uma colher de pau, até homogeneizar a massa. Despeje a massa em uma forma de pudim untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio (180º graus) por cerca de 40 minutos.

Rendimento: 20 porções
*****************************************************************************

Mousse de maracujá light

Ingredientes
4 colheres (sopa) de creme de leite fresco light
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de maisena
1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
2 colheres (sopa) de adoçante

Preparo
Dissolva a maisena em um copo com água. Leve ao fogo para engrossar. Deixe esfriar e reserve. Bata no liquidificador o creme de maisena com os demais ingredientes até homogeneizar. Guarde em recipientes e leve à geladeira.

Rendimento: 5 porções

Medicamento sino-cubano contra o câncer rompe bloqueio americano

Bons resultados garantiram sua liberação nos Estados Unidos.
Droga não tem efeitos adversos e melhora qualidade de vida dos pacientes.

As drogas de combate ao câncer fabricadas por uma empresa sino-cubana de biotecnologia conseguiram romper o bloqueio a Cuba, já que os bons resultados do medicamento garantiram sua liberação nos Estados Unidos.


"A FDA (agência reguladora de alimentos e medicamentos) aprova estes produtos apesar do embargo", disse José Suárez Rivero, chefe de engenharia da Biotech Pharmaceutical, que já comercializa na China um remédio com anticorpos monoclonais.

saiba mais
*
Remédio contra o câncer pode prevenir partos prematuros
*
Casa Branca veste fita rosa em campanha contra o câncer de mama
*
Elemento presente no curry pode matar células de câncer, diz estudo

Os EUA são um dos países em testam clinicamente esse tipo de medicamento. Hospitais de Brasil, Alemanha, Canadá, Índia, Japão, Malásia e México também realizam os mesmos experimentos, prévios à comercialização do produto.

"Os resultados são bons, espetaculares, porque, além de ajudar a combater a doença, (o medicamento) não tem efeitos adversos e melhora significativamente a qualidade de vida do doente", diz Suárez

Fonte :
G1 - Ciênciae Saúde/cancer

Temperar alimentos com ervas faz bem para a saúde

O Jornal Hoje dá dicas para você substituir o sal pela erva e ter uma alimentação muito mais saudável.

O brasileiro consome o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma das formas indicadas para reduzir esse consumo é usar ervas para temperar os alimentos.

Além de deixar carnes e saladas bem mais saborosas, elas têm vários nutrientes. As ervas são ricas em ferro, fibras e retardam o envelhecimento porque são antioxidantes.


Elas estimulam os sentidos:

“O alecrim deixa a gente mais disposto. Ele é muito utilizado para carne de porco, para carne de peixe, para batata, para pães”, diz a nutricionista Andrezza Eufrázio.

Algumas , como o orégano, tem o sabor ativado quando levadas ao fogo e, quando ele estiver seco, há um outro truque:
“Dar uma esfregadinha, porque o calor passa da minha mão pra ele. Quando eu faço isso , ele solta todo o aroma, todo o cheirinho que ele tem”, diz Andrezza.

Fonte : Jornal Hoje

QUINTA-FEIRA É DIA DE CHAT DA APPP

CHAT DA APPP


A partir das 20 hs

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO


TEMA DA NOITE


"QUAIS SÃO SUAS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO?"


JORGE MAGNO LIMA E DEMAIS AMIGOS

ESPERAM POR VOCÊ


Para participar

CLIQUE AQUI

Anvisa autoriza uso de remédio de HIV contra a hepatite

SÃO PAULO - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a dosagem de 300 miligramas de fumarato de tenofovir desoproxila para o tratamento da hepatite B crônica em adultos. A resolução está no Diário Oficial da União desta terça-feira, 27.

O pedido para que o medicamento - utilizado no tratamento de pacientes com a aids - pudesse ser destinado também a doentes hepáticos foi feito à Anvisa pelo próprio Ministério da Saúde. Segundo a Anvisa, é a primeira vez que esse pedido parte do próprio ministério, e não do fabricante.

O fumarato de tenofovir desoproxila já é utilizado nos países da União Europeia e nos Estados Unidos nos casos de hepatite. No Brasil, até então, o uso estava restrito ao tratamento da aids. A previsão é de que pelo menos 2,5 mil pessoas com hepatite recebam a indicação do uso desse medicamento, já no primeiro ano.

Fonte : estadao.com.br

A VOLTA POR CIMA DO ATOR PAULO JOSÉ


























Para ampliar as imagens basta clicar em cima

BOM DIA!



"Nosso corpo reflete exatamente o que existe em nossa alma. Deixe que a boa vibração tome conta de você e você se sentirá muito mais feliz"