Visualizações de página do mês passado

sábado, 6 de agosto de 2011

A ciência do otimismo


Nascida no fim do século 20, a psicologia positiva propõe uma mudança de postura com conseqüências revolucionárias para essa área: estudar tanto o que vai mal como o que vai bem na psique da pessoa, e extrair desse lado saudável os elementos básicos para a cura


Uma novidade está ganhando força na psicologia, e seu êxito pode significar uma reviravolta e tanto numa área tão habituada a lidar com o lado escuro da mente humana. Intitulada psicologia positiva, essa corrente se baseia numa mudança básica de perspectiva: em vez de se concentrar nas falhas de seus pacientes, os profissionais preferem focar inicialmente as forças e virtudes dessas pessoas. É a partir daí que os pacientes ganham condições de superar tanto os obstáculos de agora como outros que poderão surgir.
A psicologia positiva é uma reação à tendência do setor de ressaltar apenas os estados e aspectos negativos da psique humana. Essa tendência - baseada na crença de que a virtude e a felicidade são estados inautênticos e, em última instância, a pessoa acaba por voltar a um padrão negativo - vem de muito longe, afirma Martin Seligman, professor de psicologia da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos.
"Sua manifestação primeira é a doutrina do pecado original. Na sua forma secular, Freud trouxe essa doutrina para a psicologia do século 20, na qual ela se entrincheirou e permanece firme no pensamento acadêmico atual", explica Seligman.
Segundo Alex Linley, professor de psicologia na Universidade de Leicester (Grã-Bretanha), o problema também possui razões políticas e econômicas. Após a Segunda Grande Guerra, o governo norte-americano investiu pesado no estudo de distúrbios psicológicos, como o estresse traumático, a ansiedade e a esquizofrenia.
Isso levou os pesquisadores a se concentrar nessas áreas de estudo, situação que só mudaria nos anos 1960, com o surgimento da psicologia humanística de Abraham Maslow. Mas esse movimento nunca penetrou no mundo acadêmico e, depois, com o advento da psicologia cognitiva (o segmento que estuda a percepção, o pensamento e a memória), ficou ainda mais deslocado.
A falta de rigor científico típica de muitos adeptos da psicologia humanística prejudicou a sua credibilidade ao mesmo tempo que fortalecia o setor de auto-ajuda - uma distorção que a psicologia positiva busca corrigir. "Muitos livros de auto-ajuda foram lançados com conceitos baseados em emoção e intuição", comenta o psicólogo israelense Tal Ben-Shahar. "A psicologia positiva combina isso com a razão e a pesquisa", explica.

Fonte: Revista Planeta - Edição 422



http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/422/artigo69685-1.htm

Genética – Mayana Zatz – VEJA.com

A longevidade e como alcançá-la é um assunto que sempre fascinou o ser humano. Recentemente foram publicadas duas pesquisas a esse respeito. Como era de se esperar, ocuparam muito espaço na imprensa. O primeiro, publicado na revista Science em 2010 tratava de uma pesquisa feita com o genoma de centenários. Segundo os autores, o resultado da pesquisa havia permitido a identificação dos genes da longevidade.

Genética – Mayana Zatz – VEJA.com

Einstein era convencido, e Newton, quem diria, mentiroso - Ciência - Notícia - VEJA.com

Em novo livro, o historiador da ciência Robert Crease revela os bastidores da criação das mais importantes equações matemáticas

Marco Túlio Pires

Cientistas convertem células da pele em neurônio para tratar Alzheimer | Ciência e Saúde - Correio do Estado

Cientistas conseguiram converter diretamente células humanas da pele em neurônios funcionais para tratamento do Alzheimer

Cientistas convertem células da pele em neurônio para tratar Alzheimer | Ciência e Saúde - Correio do Estado

Energia Solar: A maior usina do Brasil será no RN. « Estratégia Empresarial

G1 - Nutricionista monta exemplo de prato saudável em restaurante - notícias em Minas Gerais

Energia Solar


A maior usina do Brasil será no RN.

O Rio Grande do Norte vai abrigar a maior usina fotovoltaica (energia solar) do País. Ela será instalada no pólo industrial de Guamaré, a 165 quilômetros de Natal; e tem expectativa de gerar 80 megawatts de energia elétrica.
Energia Solar

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO BRASIL!!!





Perdendo a paixão inicial

Certo dia um dono de uma loja em um shopping,preocupado com a baixa venda em seu estabelecimento,procurou um velho lojista no centro da cidade,conhecido pela sua gentileza e sabedoria,e disse-lhe desanimado.
-Senhor,nunca vi uma crise como esta.O pessoal vê,pergunta o preço mas comprar,que é bom,nada.


O sábio respondeu:
-A crise de hoje é maior do que a do dia em que você abriu sua loja? Garanto que você não tinha nenhum cliente e a loja inteira para pagar. Mas como era você?
Garanto que você ficava na porta abrindo sorriso para quem passava.Convidava as pessoas para entrar na loja.Acompanhava os clientes até a porta,carregando os pacotes deles.
Garanto que você ficou esperando o telefone tocar imaginando ser algum cliente,mesmo sabendo que ninguém sabia o número de seu telefone.
Você foi até a administração do shopping oferecendo-se para trabalhar na associação dos lojistas para "animar" o shopping,fazer um natal diferente,campanhas novas etc.
Hoje, como é? O telefone toca e você grita:"Alguém atenda".Os clientes querem falar com você e você se esconde.A associação dos lojistas chamou você para uma reunião sobre o dia das mães,você foi? Ah,meu nobre colega e você agora vem falar em crise.


Meio sem jeito,com tantas verdades reveladas,o jovem lojista persistiu:
-Mas o que deveo fazer?


Com toda paciência do mundo,o experiente lojista respondeu-lhe:
-Você perdeu a paixão do começo.Quando a gente perde a paixão do começo,perde o entusiasmo pelo que faz.Quando perdemos o entusiasmo e a paixão,perdemos a vontade de empreender,de inovar,de criar coisas novas,de nos reinventar.E,sem isso tudo,a vida torna-se uma rotina desestimulante.


Começamos a andar para trás e a acomodação pessimista toma conta de nosso dia-a-dia