Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

informativo

Informativo nr.1
Data 28.08.2010
 O Parkinson é uma doença grave ,que atinge o sistema neurológico,causando rigidez lentidão dos movimentos diminuição das letra, câimbras e muitas dores.
 Histórico :iniciamos nossas atividades em 22.06.08,com apoio do maestro Thomaz Abatti,temos coral todos os sábados a tardes15. Ás 17 hr,no centro comunitário da cohab.
1. Temos reunião segundas feiras horário 14.30 h fisioterapia no hospital regional das 14.30á s15.15.apoio psicológicos 15.30 ás 16 h.
2. Acunpuntura das 16 as 16.30
3. Equoterapia
Participe,vc vai gostar...
 Eventos,coral,itinerante, dia mais calçadão, apresentação coral.pic niq,confraternização. Terapia ocupacional, com artesanato e pintura.
Contamos com sua visita Noticias
Compensar nos despedims denosso amigo Ernesto Bernrdi Neto
11.09 pedágio/visitação de casa...
Dia 14.09 15.30 reunião marinhas

Dai18.09 reunião marinha
Dia 25.09 bingo

EU E O PARKINSON

Fiquei muito feliz e agradecida pelo convite  recebido de Badu para contribuir com o blogger ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON. Foi para mim um incentivo a pesquisar mais sobre o PK e também conviver, mesmo virtualente com pessoas que vivendo ou convivendo com o Parkinson não se isolam mas usam seus esforços e ,porque não dizer , talentos para ajudar e apoiar os demais.
Sempre gostei de escrever e desde menina usava relatar as coisas que me agradavam e as que me horrorizavam .Escrevia e ,quando era algo de ruim , lia umas quatro ou cinco vezes e então rasgava....
Hoje sinto vontade de reler o que rasguei ,mas creio que o que fazia era para exorcisar meus medos.Na época não sabia claro , mas hoje sei perfeitamente que quando estava rasgando o papel era minha vitória,a partir dali aquela questão estava resolvida.
Mas   por que estou falando sobre isso?
Só para contar a vontade que tenho de ver escrita em letras grandes e maiúsculas o diagnóstco de Parkinson e rasgá-lo com isso eliminando o medo e  proprio Parkinson.
Quando descobri ser portadora de PK, primeiro fiquei no chão . Depois,como os remedios fizeram logo efeito passe praticamente a  ignorar o sr PK.
Bem mas isso parece muito distante hoje ,principalmente depois que tive uma crise de hernia de disco lombar há cerca de um ano que deixou-me de cama por muito  tempo,creio que vinte dias. Mais,muito mais do que eu queria e menos do que o médico indicou.Ele queria pelo menos um mes de repouso absoluto..
Depois disso minha vida nunca mais foi a mesma. Não consigo andar direito pela manha,tendo que usar um andador (horrível,rsrsr ) mas nao quero fazer cirurgia e a dor segundo o  medico nao passa porque  nervo ciatico esta pinçado (nem sei o que significa bem isso,só sinto que é muito ruim sentir dor ).
De tanto remedio e maratona em consultorios e fisioterapias acabei enjoando e rebelde que sempre fui ,abandonei tudo.
Tomo a medicação do  PK normalmente, mas para dor uso minha velha Novalgina e estou buscando tratamentos aternativos para a hernia..
Tenho uado florais para  fortalecer o emocional . O resto vou levando,vivendo um dia de cada vez.
Tenho Parkinson segundo meu medico há uns 14 ou 15 anos,entao até acho ue esttou muito bem.
Creiio mesmo que so até privilegiada porque conto com o amor e apoio de meus queridos marido,filhas,genros,amigos e de meu neto,tesouro enorme que Deus houve por bem dar-me.
E agora, os amigos que sei, já tenho aqui entre meus pares , amigos do PARKINHO.
Obrigada pela oportunidade de expor um pouco de mim . espero vir a contribuir com o  que for preciso para que maior numero de PDK sejam ajudados.

VITAMINA C

Vitamina C só no frio não resolve
[Diário de São Paulo/SP]
Regiane Monteiro / Luciana Sobral

Aumentar a ingestão dessa substância com a intenção de prevenir gripes e resfriados nos meses de inverno não traz nenhum benefício para o organismo. Segundo especialistas, o ideal é consumir a mesma quantidade no ano inteiro e evitar suplementos vitamínicos sem orientação médica.

Basta chegar o inverno para que as pessoas aumentem o consumo de vitamina C. Para se ter uma idéia, de acordo com os laboratórios, as vendas nos meses frios costumam triplicar. Na maioria das vezes, o objetivo é fortalecer o sistema imunológico e se prevenir contra gripes e resfriados. Se você faz parte do grupo que espreme laranjas ou toma suplementos vitamínicos apenas nesse período, aqui vai um alerta: ingerir vitamina C com a única intenção de evitar as gripes de inverno não vai impedir a doença. E mais: aumentar a quantidade diária como forma de proteção também não trará benefícios. As miligramas a mais de vitamina C que o corpo não precisa vão acabar eliminadas na urina.

A vitamina C funciona como uma capa de proteção celular. Dessa forma, essa substância impede danos como a oxidação das células, aumenta a função dos órgãos e, consequentemente, protege o sistema imunológico. Mas tudo isso leva tempo. Não adianta passar uma semana bebendo suco de laranja ou tomar algumas cápsulas no mês. “A vitamina C deve fazer parte da dieta e ser consumida com outras vitaminas”, explica Luiz Roberto Ramos, diretor do Centro de Estudos do Envelhecimento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Não vai resolver ingerir apenas no inverno, como forma de proteção contra a gripe ou o resfriado”, completa.

Para a vitamina C ter efeito de proteção no organismo seu consumo deve ser diário. Normalmente, essa proteção celular estará totalmente formada em um ano. Um adulto deve ingerir até 95 miligramas por dia. Um copo de suco de laranja com 200 ml tem 80 miligramas de vitamina C. O ideal é consumir o suco até meia hora depois de pronto. A reação com o ar faz com que parte da vitamina se perca. “Um copo de suco de laranja é suficiente”, diz Rosana Tumas, da Unidade de Nutrição e Metabolismo do Instituto da Criança.

Segundo ela, consumir apenas como forma de prevenção em algumas épocas do ano terá pouco ou nenhum resultado. “Se a pessoa aumentar o consumo nesse período com essa finalidade, a vitamina que o organismo não absorve será eliminada na urina”, completa. Para Ramos, a dieta também tem importância fundamental na absorção das vitaminas. “Consumir só vitamina C não adianta. O ideal é uma dieta equilibrada e suplementos só com indicação médica”, afirma o especialista.

Envelhecimento

Como tem papel na proteção celular, a vitamina C também está em várias pesquisas sobre envelhecimento. “A pessoa pode aumentar o consumo a partir dos 40 anos, quando absorvemos menos as vitaminas dos alimentos”, lembra. Aumentar a ingestão dessa substância com a intenção de prevenir gripes e resfriados nos meses de inverno não traz nenhum benefício para o organismo. Segundo especialistas, o ideal é consumir a mesma quantidade no ano inteiro e evitar suplementos vitamínicos sem orientação médica.

Fonte: Unifesp


Saiba mais...
Tomar um comprimido de vitamina C por dia não protege a maioria das pessoas de resfriados comuns, de acordo com um estudo feito por cientistas na Austrália e na Finlândia.

Infecção
A atual dose diária recomendada de vitamina C é de apenas 60 miligramas, e Catherine Collins, uma nutricionista da Associação Dietética Britânica, disse que a dose ideal é de 200 miligramas por dia.

Mas ela disse que a maioria das pessoas pode facilmente obter essa quantidade da vitamina dos alimentos, comendo cinco porções de frutas e verduras todos os dias. Para a nutricionista, a ingestão de alimentos com vitamina C é suficiente.

Além disso, vitamina C em excesso não é absorvida e, portanto, é eliminada pelo organismo.
Embora os glóbulos brancos do organismo, que combatem infecções, utilizem vitamina C, Collins disse que há poucas evidências que sugerem que ela possa ajudar a impedir resfriados.

"Parece biologicamente plausível, porque a vitamina C ajuda a melhorar o sistema imunológico, mas ela só parece funcionar em pessoas com deficiência da vitamina C, o que é muito raro"
, afirmou. Mas ela acrescentou que o estudo é útil para um melhor conhecimento da vitamina C.

Pesquisadores desenvolvem córnea biossintética

Cientistas listam oito sintomas mais comuns do câncer

São sangue na urina, sangramento anal, ao tossir ou pós-menopausa, nódulo no seio ou na próstata, dificuldade para engolir e anemia.

BBC

Pesquisadores na Grã-Bretanha identificaram os oito sintomas mais comuns em pessoas que são diagnosticadas com câncer.

A pesquisa da Keele University, na cidade inglesa de Newcastle-under-Lyme, identificou oito sintomas: sangue na urina, anemia, sangramento anal, sangramento ao tossir, nódulo no seio, dificuldade para engolir, sangramento pós-menopausa e nódulo na próstata.

Segundo os cientistas, pessoas com esses sintomas têm probabilidade maior do que uma em 20 de ter algum tipo de câncer. Quanto mais cedo os pacientes identificarem a doença, maiores são as chances de um tratamento bem-sucedido.

Os cientistas analisaram os resultados de outras 25 pesquisas.

De todos os sintomas, apenas dois deles são considerados mais graves entre pessoas com menos de 55 anos: nódulos nos seios e próstata. Os demais são particularmente mais perigosos em pessoas com mais de 55 anos.

A entidade Cancer Research UK, de pesquisa sobre a doença, disse que quaisquer mudanças no corpo devem levar as pessoas a procurar os médicos.

"Os sintomas identificados neste estudo já são sinais importantes de câncer, mas há mais de 200 tipos de câncer, com muitos sintomas diferentes", disse um porta-voz da entidade.

"Então se houver uma mudança no corpo, é importante checar isso. Quando o câncer é diagnosticado cedo, o tratamento tem maiores chances de sucesso."(...) segue

Fonte : G1 Ciência e Saúde

Diabetes tipo 2 aumenta risco de desenvolver sinais no cérebro associados ao Alzheimer

Pré-diabéticos também têm mais chances de desenvolver os danos cerebrais

Do R7

Getty Images
Getty Images

Aparelho tradicional mede glicose de pacientes diabéticos

Pessoas com resistência à insulina e que têm diabetes tipo 2 correm mais risco de desenvolver placas no cérebro que estão associadas à doença de Alzheimer, segundo uma pesquisa publicada no jornal da Academia Americana de Neurologia (American Academy of Neurology).

A resistência à insulina, considerada um estágio pré-diabetes, ocorre quando o hormônio, que é produzido pelo pâncreas, torna-se menos eficaz na sua função de fazer com que a glicose (açúcar) entre nas células.

O autor do estudo Kensuke Sasaki, da Universidade de Kyushu, em Fukuoka, no Japão, pede atenção a relação das doenças - diabetes tipo 2 e doença de Alzheimer - por estarem crescendo em níveis alarmantes em todo o mundo.

O estudo analisou 135 pessoas com uma idade média de 67 anos. Os participantes tinham diabetes e fizeram vários testes de glicose para medir os níveis de açúcar no sangue. Eles também foram monitorados quanto à probabilidade de ter os sintomas da doença de Alzheimer nos próximos dez a 15 anos. Durante esse tempo, 16% desenvolveram Alzheimer.

Depois da morte dos participantes, os investigadores examinaram seus cérebros por meio de autópsia para notar os sinais físicos do mal de Alzheimer, chamados de placas. Enquanto 16% tiveram os sintomas da doença de Alzheimer, enquanto vivos 65% tinham placas.

Fonte : R7 Notícia Saúde

Cientistas identificam novo fator genético para esclerose lateral amiotrófica

Síndrome da qual sofre o físico Stephen Hawking provoca degeneração dos neurônios motores

SÃO PAULO - Um novo fator genético de risco para o desenvolvimento da esclerose lateral amiotrófica (ELA) acaba de ser identificado por um estudo internacional liderado por cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Os resultados da pesquisa estão na edição desta quinta-feira, 26, da revista Nature. A esclerose lateral amiotrófica é uma doença degenerativa progressiva e fatal, de causas ainda pouco conhecidas. Trata-se de uma síndrome complexa caracterizada pela degeneração dos neurônios motores.

Os autores do estudo utilizaram levedura e moscas-das-frutas como modelos, relacionando os resultados com os obtidos no sequenciamento do DNA humano, e encontraram evidência de que mutações no gene ataxina-2 representam um fator que contribui para a manifestação da doença.

Mais especificamente, a pesquisa mostrou que expansões do aminoácido glutamina no gene ataxina-2 estão associadas com um aumento no risco de desenvolver ELA. O gene contém um trato poliglutamínico, porção da proteína na qual o aminoácido é repetido muitas vezes.

Ao analisar o DNA de 915 pessoas com ELA, os pesquisadores observaram que, em alguns deles, uma mutação no ataxina-2 fez com que a poliglutamina se esticasse. Expansões de tamanho intermediário (entre 27 e 33 glutaminas) foram associadas de forma significativa com a esclerose lateral amiotrófica, respondendo por 4,7% dos casos. Parece pouco, mas, com isso, essa mutação específica se torna o marcador de risco genético mais comum para a doença de que se tem notícia.(...) segue

Fonte: Estadão com.br/Saúde

BOM DIA, HOJE É SEXTA-FEIRA VAMOS APROVEITAR!!



A sobrevivência dos Porcos-Espinhos

Durante uma era glacial, muito remota, quando o Globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos, por não se adaptarem às condições do clima hostil.

Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, a juntar-se mais e mais. Assim cada um podia sentir o calor do corpo do outro.

E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso.
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte.

E eles então, afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se por não suportarem por mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito... Mas essa não foi a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelados.

Os que não morreram, voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar danos recíprocos.

Assim, aprendendo a amar, resistiram a longa era glacial.
Sobreviveram! Quanto mais nos ocupamos com a felicidade dos outros, maior passa a ser nosso senso de bem-estar.

Cultivar um sentimento de proximidade e calor humano compassivo pelo outro, automaticamente coloca a nossa mente num estado de paz.

Isto ajuda a remover quaisquer medos, preocupações ou inseguranças que possamos ter, e nos dá muita força para lutar com qualquer obstáculo que encontrarmos. Esta é a causa mais poderosa de sucesso na vida.