Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 1 de março de 2010

A fábrica de orgãos

Primeira máquina capaz de criar tecidos humanos dá novo alento àqueles que estão na fila dos transplantes

André Julião

chamada.jpg

Embora transplantes de órgãos tenham se transformado em operações simples e frequentes, duas grandes questões persistem quando se fala sobre esse tipo de intervenção médica: a disponibilidade de doadores e o risco de rejeição que ocorre quando o organismo não reconhece a nova parte ligada a ele. Estudada pelos cientistas há alguns anos, a solução para ambos os problemas pode estar muito perto de se tornar realidade. Trata-se de uma máquina que poderia produzir novos tecidos e órgãos a partir das células de quem precisa deles. Na verdade, essa “impressora” finalmente está disponível para venda, a princípio, a grupos de pesquisa. Em breve, serão entregues os primeiros modelos fabricados em maior escala. Os pesquisadores interessados pagarão em torno de US$ 200 mil pela máquina, produzida pela americana Organovo, especializada em medicina regenerativa, e pela Inventech, companhia australiana de engenharia e automação. Um dos fundadores da Organovo é Gabor Forgacs, da Universidade do Missouri (EUA), que desenvolveu o primeiro protótipo da invenção e não está mais ligado à empresa – apesar de continuar pesquisando o assunto e ser uma das maiores autoridades do mundo nessa área. “O dispositivo criado por Forgacs estabeleceu a tecnologia que usamos agora”, diz Keith Murphy, presidente da Organovo. (...) segue

Fonte : istoÉ tecnologia&meio ambiente

Sorria. E o mundo rirá com você

A todo momento em nossas vidas existem oportunidades para iluminarmos nosso ambiente e as pessoas que nos rodeiam

Pierre Schürmann
Filho mais velho da primeira família brasileira a dar uma volta ao mundo de veleiro, é amante da vida simples

Outro dia, quando embarquei rumo a Salvador, meu vôo tinha tudo para ser igual a centenas de outros que já fiz. Mas, no momento em que a porta do avião fechou, sabia que seria diferente.

O comandante, com muita simpatia em sua voz, falou: "Bom dia a todos! Quero agradecer a vocês por estarem a bordo e por escolherem voar conosco neste dia ensolarado e feliz. Tenham certeza absoluta de que eu, meu co-piloto e nossa adorável tripulação faremos de tudo para garantir que esta viagem seja mais do que agradável. Aliás, esperamos que esta viagem seja inesquecível!"

Imediatamente, muitos começaram a rir. Eu mesmo achei que fizesse parte de uma nova promoção de algum produto ou serviço da companhia. Após a decolagem, o comandante voltou ao sistema de som: "Estamos voando neste céu azul infinito, verdadeiro céu de Brigadeiro, rumo a Salvador. A temperatura naquela terra maravilhosa é de 26 graus. Ideal para dar aquele mergulho no mar calmo e bonito da Bahia de Todos os Santos". Mais risos.

E assim, as duas horas de vôo realmente foram diferentes. À tripulação, na hora de servir a refeição, ele informou que "o café da manhã, que foi preparado com muito carinho, tem os melhores ingredientes para garantir um dia saudável e cheio de energia." Com uma simples atitude, o comandante conseguiu criar uma grande diferença em algo que, normalmente, é uma experiência corriqueira.

A todo momento em nossas vidas existem oportunidades para iluminarmos nosso ambiente e as pessoas que nos rodeiam. Não precisamos de dinheiro, tempo ou muito esforço. Basta querer. Sorria e o mundo rirá com você.

Fonte : istoÉ - independente/colunista

Brasileiros enfrentam dificuldade para tratar doenças raras

Cerca de 80% dessas doenças têm origem genética, e medicamentos específicos têm custos altíssimos

Agência Brasil

BRASÍLIA - No Dia Mundial das Doenças Raras, lembrado neste domingo, 28, em mais de 30 países, a Sociedade Brasileira de Genética Médica e a Aliança Brasileira de Genética alertaram que os brasileiros que se encontram nessa situação ainda enfrentam dificuldades para conseguir diagnóstico e tratamento, sobretudo no Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja também:

linkVenda de medicamento fracionado não sai do papel

linkRemédio não pode ser tratado como produto banal, diz Anvisa

Alguns tipos de doenças são classificadas como raras quando afetam menos de uma pessoa para cada grupo de 2 mil. Mas a representante da Aliança Brasileira de Genética, Martha Carvalho, lembrou que o total de brasileiros afetados por doenças raras é representativo e demanda políticas públicas urgentes.

Mãe de um rapaz de 30 anos portador da Síndrome do X Frágil, Martha destacou que 80% das doenças raras têm origem genética. Ela e outros dois irmãos possuem uma mutação que chegou a ser passada a cinco membros da família até que o diagnóstico fosse feito.

"Imagine a dimensão disso, quantas pessoas nasceram (com a síndrome) porque nenhum profissional suspeitou de causa genética. É uma questão de saúde pública, não só de família, porque pode ser prevenida", alerta. Para ela, uma das maiores urgências é que o governo brasileiro incentive investimentos, sobretudo na produção de medicamentos para doenças raras, geralmente de alto custo. (...) segue

Fonte : estadao.com.br


1º Encontro Virtual dos Presidentes de Parkinson do Brasil


Companheiros das Associações dos portadores da doença de Parkinson.
Quando fundamos nossas associações foi com o espírito de ajudar aos portadores da doença de Parkinson; a cobrar os seus direitos e lutar por uma vida melhor para todos. Por esse motivo tomamos a liberdade e iniciativa de apresentar aos ilustres presidentes este projeto.

Não Vamos ficar de Braços cruzados, juntos somos mais fortes, pois temos que enfrentar grandes adversários.


Reunir os presidentes das associações seria praticamente impossível, devido à distância e o grande custo que acarretaria.


Hoje em dia contamos com o progresso e a internet que esta ai a nossa disposição, nosso companheiro Baldoino – ABP - SP, sugeriu um BLOG para os associados se comunicarem.

Temos assuntos de grande importância para serem discutidos gostaríamos de sugerir um horário um vez por mês ou mais para nos encontrarmos --- VIRTUALMENTE.

Dê sua Sugestão:

Segunda-feira – 15:00 ou 20:00 ??
Quarta-feira – 15:00 ou 20:00 ??

Ou outro horário ??


Chat de encontro:
Eleger um existente ou criar um novo??

Proposta de trabalho!!!
Dia 03 de março - quarta-feira temos um encontro não falte!!

Para tornar viável e econômico proponho que todos os presidentes das associações de Parkinson se reúnam no dia 03 de Março (Quarta-feira) às 20h no www.appp.com.br/bate-papo


Vamos deliberar a seguinte Pauta:


* 25% a mais na aposentadoria para quem precisa de cuidador;


* Alertar as autoridades sanitárias para impedir a manobra de laboratórios que pretendem tirar de circulação o SINEMET e o CRONOMET que contem a principal substância, a Levodopa para maquiá-lo e voltar com o preço lá em cima, ficando por longo tempo em falta no mercado;

* Lutar para que se inclua nos planos de saúde o tratamento da doença de Parkinson;


* Fornecimento e cirurgia para implantação estimulador cerebral; * Assuntos diversos.

Jorge Magno Lima

BOM DIA, FELIZ INICIO DE SEMANA!!



Lambendo os dedos, tô nem ai!!!

Ergo o meu olhar além do horizonte e vejo a esperança, o amor, a vida, os amigos, familiares, um lindo jardim florido, uma música que vem do riacho esmerilhando as pedras, uma grande orquestra de pássaros multicores, a folhas sopradas pelo vento que se transformam em música. Tanta coisa bela pelo meu caminho, o dia a noite, a madrugada quando a natureza todas as manhãs acende as luzes do sol numa grandeza o negro se transforma em ouro e fogo, a vida gira como num carrossel sem princípio e nem fim e eu tendo todo esse esplendor, vou pensar em doença de Parkinson tremor, rigidez e outras coisas mais?

Levante a cabeça, sorria, dê gargalhada, cante aproveitando a música de fundo da orquestra da natureza.

A majestade do mar com suas incontáveis espécies de animais, as frutas, as flores, a chuva, o ar que respiramos os desenhos nas nuvens, a criação, as invenções um instrumento musical.

Bom mesmo é ter problemas na cabeça sorriso nos lábios e paz no coração.

Lamber o prato de mingau e os dedos, não ser tão sério se possível jogue bola de gude, tome banho de chuva, chupe uma manga e deixe escorrer pelos cotovelos, um chope bem gelado, um sorvete, uma bomba de chocolate, um mergulho no mar, um banho de rio de cachoeira, coçar o dedão do pé. Solte uma pipa, jogue pião, raspe a panela, vista uma roupa extravagante, toque a campainha do vizinho e se esconda.

Jorge Magno Lima