Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Doença de Parkinson - Dra. Mariana Moscovich

Seu Direito - Mal de Parkinson!!!

Mão biônica pode sentir objetos e ‘conversar’ com o cérebro em tempo real - Herton Escobar - Estadao.com.br

Imagine uma mão biônica, feita de plástico, com sensores conectados diretamente ao seu sistema nervoso, capaz não só de abrir e fechar os dedos, mas de sentir realisticamente o formato e a consistência de objetos; e transmitir essas informações para o seu cérebro em tempo real, da mesma forma que uma mão biológica de verdade.
É o que inventaram pesquisadores europeus, segundo um trabalho publicado na edição desta semana de revista Science Translational Medicine. Em mais um avanço importante no desenvolvimento de tecnologias de interface cérebro-máquina (ICM) voltadas para a reabilitação de pessoas lesionadas, eles criaram uma prótese manual capaz de “conversar” com o sistema nervoso e restaurar a sensação de tato a um amputado que perdeu a mão num acidente com fogos de artifício dez anos atrás. Seu nome: Dennis Aabo Sorensen.
Equipada com sensores nas pontas dos dedos e conectada ao sistema nervoso do paciente por meio de eletrodos implantados cirurgicamente em dois nervos preservados do antebraço (o ulnar e o mediano), a mão biônica é capaz de trocar informações táteis e motoras com o cérebro em tempo real, num sistema bidirecional.
Os sinais eletrônicos captados pelos sensores nos dedos são “traduzidos” (codificados) por um computador externo e retransmitidos para o sistema nervoso na forma de impulsos elétricos que o cérebro consegue entender como informações táteis – por exemplo, sobre o formato, tamanho e a consistência do objeto que está sendo tocado. O cérebro, então, envia os comandos necessários de volta para o nervos do braço – por exemplo, ordenando à mão que “aperte mais” ou “aperte menos” um determinado objeto para segurá-lo mais adequadamente. (Imagine, por exemplo, a diferença entre segurar um copo de plástico descartável e um copo de vidro.)

Fonte : Mão biônica pode sentir objetos e ‘conversar’ com o cérebro em tempo real - Herton Escobar - Estadao.com.br

G1 - Idoso é preso em Goiás após matar o filho usuário de drogas, diz polícia - notícias em Goiás

Um idoso de 77 anos foi preso em flagrante suspeito de matar o filho de 36 anos, que era usuário de drogas. Segundo a Polícia Militar, o pai, que sofre de mal de Parkinson, atirou durante uma briga, na noite de terça-feira (18), em Anápolis, a 55 km de Goiânia.
"A vítima se encontrava do lado de fora [da casa] e o autor, do lado de dentro. Ele [o filho] estava batendo na janela.Subitamente, o idoso efetuou o disparo contra a janela, que veio a acertar o rosto da vítima", informou o cabo da Polícia Militar Márcio Antônio da Silva.
Fonte : G1 - Idoso é preso em Goiás após matar o filho usuário de drogas, diz polícia - notícias em Goiás

BOM DIA - Oração refazente - Reflexão