Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cientistas identificam substância que pode inibir retorno do câncer

Molécula é normalmente produzida por tumores não-invasivos.
Pesquisa foi publicada na revista científica "PNAS".

Oncologistas americanos isolaram um potente inibidor da metástase, o retorno do câncer em tecidos diferentes dos atacados pelo tumor original, que poderia possibilitar a criação de novos tratamentos contra a doença. A informação está na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences". A metástase é uma das principais causas da morte por câncer. Até agora, não há um tratamento contra o processo.


Segundo o oncologista Randolph Watnick, professor do Programa de Biologia Vascular do Hospital Pediátrico de Boston, Massachusetts, na metástase os tumores preparam essa invasão através da secreção de proteínas que estimulam o crescimento do tumor e atraem os vasos capilares, por meio do qual se alimentam. Já os tumores benignos eliminam uma substância chamada prosaposina, que inibe o crescimento ao produzir fatores que impedem o desenvolvimento dos vasos capilares.

Fonte : G1 -ciência e saúde/medicina

Pessoas com maiores propósitos na vida vivem mais, diz estudo

22 de junho de 2009 (Bibliomed). Ter um propósito na vida está associado a menores taxas de mortalidade entre os idosos, segundo estudo da Universidade Rush, nos EUA. "Um propósito na vida reflete a tendência de aferir significado das experiências de vida e ser focado e planejado", destacou a pesquisadora Patricia A. Boyle.

A análise de mais de 1,2 mil idosos que não tinham demência indicou que aqueles que relatavam terem propósitos maiores na vida tinham a metade do risco de morte, comparados aos voluntários com menos propósitos. E os resultados persistiam após os pesquisadores considerarem renda, sintomas depressivos, incapacidade, neuroticismo e número de condições médicas.

Segundo os autores, a mortalidade foi mais significativamente associada a três itens do questionário de propósito na vida, que mediu a concordância dos participantes às seguintes questões: "algumas vezes, sinto como se eu já tivesse feito tudo que há a fazer na vida"; "eu costumava propor metas para mim mesmo, mas que agora parecem perda de tempo"; "minhas atividades diárias frequentemente parecem triviais e sem importância para mim".

"Estamos animados com essas descobertas, porque sugere que fatores positivos, como ter um senso de propósito na vida, são importantes contribuintes para a saúde", destacaram os autores. Porém os pesquisadores admitem que mais estudos são necessários para avaliar se outras características demográficas podem modificar a relação entre propósitos de vida e mortalidade e para observar se isso pode ser modificado.

Fonte: Rush University Medical Center.

En el Congreso se realizó el lanzamiento de la Fundación GRENPPY

En el Congreso se realizó el lanzamiento de la Fundación GRENPPY
El Congreso fue sede esta mañana del lanzamiento oficial y firma del acta constitutiva de la Fundación “Grupo de Enfermos de Parkinson Paraguay” (GRENPPY), entidad que buscará brindar atención integral a las personas que padecen la citada enfermedad, considerada hasta hoy como incurable.
El Presidente del Congreso Nacional, senador Enrique González Quintana, brindó las palabras iniciales a los presentes, felicitando en primer término a los organizadores del encuentro.

"Los felicito y los insto a seguir adelante con su lucha, porque en la medida en que cada grupo defiende sus intereses, el país gana en democracia y en pluralismo, en pos de una convivencia justa, armónica e incluyente. Ustedes, al igual que otros sectores similares, defienden el derecho de las minorías de contar con un sistema de salud adecuado, que contemple sus diferencias", destacó.......

Como invitado especial, estuvo el Presidente de la Asociación Parkinson del Brasil, doctor Samuel Grossmann, quien compartió las experiencias realizadas en su país para concretar la que hoy se erige como una organización modelo en la atención a enfermos de dicha dolencia.


Fonte : La Nacion