Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O que são células-tronco?

Especial Células-Tronco

Thomaz Pires

Do correiobraziliense.com.br

São células indiferenciadas com o poder de multiplicar-se e regenerar tecidos lesionados ou com deficiência. Também chamadas de “células-mãe”, elas têm a capacidade de se transformar em células idênticas onde forem implantadas, originando nervos, músculos e ossos. Elas são retiradas de três formas: na medula óssea, no cordão-umbilical e em embriões.

As retiradas da medula e do cordão-umbilical possuem algumas limitações e não conseguem originar todos os tecidos do corpo. Já as obtidas nos embriões não possuem qualquer restrição. O problema é que para extraí-las, o embrião acaba sendo destruído. Mas os cientistas explicam que seriam usados apenas aqueles descartados por clínicas e que dificilmente conseguiriam provocar uma gravidez. Pela legislação determinada no Brasil, apenas embriões congelados há três anos ficariam liberados para a manipulação em pesquisas. As normas, no entanto, ainda estão sob julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).


Os estudos com células-tronco trazem esperança às pessoas portadoras de doenças degenerativas como Alzheimer, Parkinson ou vitimas de acidentes que causaram perdas de movimentos. Porém, as pesquisas ainda permanecem em estágio inicial, especialmente no Brasil, embora já manifestem resultados satisfatórios comprovados cientificamente. (...) segue

Fonte : Correio Braziliense

CARTA AO MINISTRO DA SAÚDE - FALTA DE MEDICAMENTOS PARA A DOENÇA PARKINSON

Senhor Ministro da Saúde,

Em nome dos portadores da Doença de Parkinson do país, venho fazer um candente e emocionado apelo a Vossa Excelência no sentido de que sejam adotadas as providências cabíveis no sentido de fazer voltar ao mercado o produto genérico levodopa+carbidopa bem como o de referência vendido sob a marca Sinemet que praticamente desapareceram da praça.

Certamente que como Médico e Homem Público Vossa Excelência sabe perfeitamente que as pessoas acometidas dessa enfermidade não podem prescindir dessa especialidade, sob pena de risco de vida, sendo essencial para o seu tratamento que se prolongará pelo resto de suas vidas. Infelizmente, referida doença é, até os dias de hoje, incurável, progressiva e degenerativa.

A falta daquele remédio tem levado milhares de portadores e seus familiares ao desespero, não tendo a quem recorrer.

Nossa Lei Magna contem em seu bojo a declaração de que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Por outro lado, por inspiração do Governo brasileiro, a Organização das Nações Unidas emitiu uma resolução segundo a qual o acesso aos medicamentos faz parte dos direitos humanos.

Fico confiante de que - imbuído do espírito público e do sentimento de solidariedade humana que inspiram Vossa Excelência na condução de seu importante e prestigioso Ministério - adotará de pronto as medidas que se fazem necessárias para mitigar o sofrimento de um importante segmento da população que se vê privada de seu bem máximo - a Saúde.

Respeitosamente,

ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON
Samuel Grossmann, Presidente

VENHA NOS CONHECER, ESTAMOS DE BRAÇOS ABERTOS ESPERANDO POR VOCÊ!!!

BOM DIA E FELIZ ANIVERSÁRIO ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON - ABP!!!

































LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL CONSTRUÇÃO EM ANDAMENTO

FOI NO DIA 10 DE DEZEMBRO DE 1985, O QUE ERA SONHO TORNOU-SE REALIDADE.

25 ANOS DE BONS SERVIÇOS PRESTADOS A FAMÍLIA PARKINSONIANA DE SÃO PAULO