Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 20 de março de 2009

ESPERANÇA SEMPRE... Um pouco mais sobre o estudo de Miguel Nicolelis.

Grupo sugere nova estratégia para atacar mal de Parkinson
Publicidade
da Folha de S.Paulo

Um estudo do grupo de neurocientistas do brasileiro Miguel Nicolelis, da Universidade Duke, na Carolina do Norte, sugere um novo caminho para tratar o mal de Parkinson. Seu trabalho analisa o papel da dopamina --uma das moléculas responsáveis por transmitir impulsos nervosos-- no controle dos movimentos, uma das funções afetadas pela doença.

A descoberta contraria teorias atuais sobre o Parkinson, caracterizado pela falta de dopamina. Segundo eles, essa molécula não é só um neurotransmissor, pois também coordena um circuito de neurônios motores.
"Imagine uma orquestra executando uma bela sinfonia, com cada instrumento tocando uma parte diferente, mas em harmonia: é assim que o cérebro funciona", exemplifica Nicolelis.

"Nós descobrimos que, em um modelo animal para Parkinson, neurônios parecem disparar todos ao mesmo tempo e não em harmonia. É como se os instrumentos tocassem a mesma nota repetida e ao mesmo tempo."

O estudo, publicado hoje na revista "Neuron", complementa outra teoria de Nicolelis, que relaciona insônia à falta de dopamina. As descobertas são fruto de experimentos com roedores geneticamente modificados desprovidos dessa molécula.

Segundo Rui Costa, co-autor do trabalho, deve haver um meio de tratar Parkinson com "intervenções terapêuticas que restaurem a sincronia normal desses circuitos" usando drogas ou eletrodos.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15396.shtml

NÃO SEI SE A VIDA É CURTA....

NÃO SEI SE A VIDA É CURTA
OU LONGA DEMAIS PRA NÓS,
MAS SEI QUE NADA DO QUE VIVEMOS TEM SENTIDO,
SE NÃO TOCAMOS O CORAÇÃO DAS PESSOAS.

MUITAS VEZES BASTA SER:
COLO QUE ACOLHE,
BRAÇO QUE ENVOLVE,
PALAVRA QUE CONFORTA,
SILÊNCIO QUE RESPEITA.

ALEGRIA QUE CONTAGIA,
LÁGRIMA QUE CORRE,
OLHAR QUE ACARICIA,
DESEJO QUE SACIA,
AMOR QUE PROMOVE.

E ISSO NÃO É COISA DE OUTRO MUNDO,
É O QUE DÁ SENTIDO À VIDA.
É O QUE FAZ COM QUE ELA
NÃO SEJA CURTA,
NEM LONGA DEMAIS
MAS QUE SEJA INTENSA
VERDADEIRA, PURA ...
ENQUANTO DURAR.

Texto de Cora Coralina

"Não tenho a mínima chance de ganhar um prêmio Nobel"

Primeiro brasileiro a ter uma pesquisa publicada na capa da conceituada revista Science, Miguel Nicolelis, que desenvolveu um técnica cirúrgica para ajudar pacientes do Mal de Parkinson, diz que a disputa é muito concorrida e que ele não participa das rodas sociais onde as decisões sobre o Nobel são tomadas
Peter Moon
Divulgação
Pesquisa Nicolelis desenvolveu uma nova técnica cirúrgica para pacientes com Mal de Parkinson
Pela primeira vez em seus 128 anos de existência, a revista Science, a mais prestigiosa publicação científica mundial, dedica sua capa à pesquisa de um brasileiro, o neurocientista Miguel Ângelo Laporta Nicolelis. Paulistano de 48 anos e torcedor fanático do Palmeiras, Nicolelis vive nos Estados Unidos, onde dirige o Centro de Neurociência da Universidade Duke, na Carolina do Norte. Nicolelis começou a despontar na ciência em 1999, quando implantou um chip no cérebro de uma macaca, permitindo que ela movimentasse um braço robô usando apenas o pensamento. Na última década, Nicolelis já fez macacos controlarem o andar de robôs e inaugurou o Instituto de Neurociência de Natal, no Rio Grande do Norte, onde desenvolve pesquisas em paralelo com seu laboratório americano. Sua conquista mais recente é a capa da Science. Nicolelis desenvolveu uma nova técnica cirúrgica desenvolvida, baseada na estimulação elétrica da medula espinhal, que é um novo tratamento potencial para pacientes com Mal de Parkinson. Nesta entrevista a ÉPOCA, Nicolelis explica sua nova experiência e afirma não ter a "mínima chance" de ser o primeiro Nobel brasileiro.

Fonte : Revista Epoca - Ciência e Tecnologia

Nova técnica traz esperança para portadores do Mal de Parkinson

PARKINSONIANO O QUE VOCE FAZ POR VOCÊ?


A APPP Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo oferece um tratamento multi-

disciplinar com Neurologistas, Geriatas, Fisioterapeutas, Fonoaudiologos, Acupunturistas, Masso-

terapeutas, Nutricionistas, Psicologos, Terapia Ocupacional alem do coral, jogos, palestras, bingo,

baile ( Consultório Dançante) você espera sua vez de ser atendido dançando. Fazemos tudo isso

por você e o que você faz por você?

Reclama, chora, lamenta-se fica triste entra em depressão.

Felicidade é um estado de espírito voce pode optar por ser feliz ou infeliz, experimente dê um sor-

riso, não tem motivo para sorrir, comece rindo de você mesmo.,Queremos que você mantenha uma

atitude de fé e esperança, busque uma ocupação. Aceite sua doença, não com submissão e resignação

mas sim por coragem e demostração de amor pela vida, isso diminuirá a sua ansiedade e criará em

sua volta uma fonte de energia, que só lhe trará beneficios.

A ciência tem avançado muito, esta ai a célula tronco.

O Brasil é o quinto País que domina a tecnologia que dispensa o uso do embrião.

já somos capazes de obter as células tronco Pluripotentes, sem a polêmica necessidade de se

destruir embriões humanos. No segundo semestre desse ano o Brasil estará inaugurando o

Laboratório Nacional de Células Tronco( LANCE ) Tira-se uma célula da pele do paciente e

faz-se a reprogramação para se obter o tipo de célula desejado.

Fonte : Blog da APPP

Células-tronco e aids


Não foi muito noticiado, mas no mês de fevereiro, pesquisadores de Berlin descreveram, na prestigiosa revista New England Journal of Medicine um caso extremamente interessante: o transplante bem sucedido de células-tronco em um paciente, de 40 anos, HIV positivo que estava com leucemia mieloide aguda. Vinte meses depois do transplante ele continua bem. Além da aparente remissão da leucemia ele interrompeu o uso de coquetéis antivírus, que vinha tomando por quatro anos antes do transplante. Um duplo sucesso. O grande interesse desse caso é que o doador de células-tronco, era geneticamente resistente ao HIV. Aparentemente ele conseguiu passar essa característica para o receptor. Esse caso, embora muito raro, ilustra quanto podemos aprender integrando pesquisas sobre nossos genes e células-tronco.

Fonte : Veja.com - Genética

Nova técnica pode tratar Parkinson com estímulo elétrico

SÃO PAULO - Uma nova intervenção terapêutica desenvolvida pelo cientista brasileiro Miguel Nicolelis promete melhorar a vida de pacientes com doença de Parkinson. Ele e seus colegas da Universidade Duke, nos Estados Unidos, encontraram um caminho mais longo, porém muito mais seguro, para estimular as áreas do cérebro afetadas pela doença, aliviando os sintomas e reduzindo os efeitos colaterais da terapia convencional.

Em vez de introduzir eletrodos no núcleo cerebral - uma cirurgia invasiva e de alto risco -, a equipe optou por uma rota alternativa inédita: estimular a medula espinhal, por meio de uma microcirurgia semi-invasiva e de baixíssimo risco. Os primeiros testes com animais renderam resultados positivos. Os cientistas planejam continuar a pesquisa com macacos e seres humanos ainda neste ano, no Brasil.

O estudo é destaque de capa da edição de hoje da revista americana Science. Nicolelis acredita que a técnica poderá se transformar em um novo padrão para o tratamento de Parkinson - não só nos estágios mais avançados da doença, como ocorre com a cirurgia cerebral, mas desde o início, em combinação com a terapia medicamentosa. ?Todo paciente poderia ter acesso a essa técnica?, disse Nicolelis ao Estado. ?Em um ano, acho que já dá para começar os testes clínicos.? As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte : Estadao.com.br


Cuidado nunca é demais quando se trata de alimentos. Para ter certeza que você está consumindo um alimento saudável, nutritivo e seguro é fundamental estar atento e adotar alguns cuidados desde o momento da compra até o consumo.

Fonte : Cuidar dos Alimentos Fiocruz

O QUE NEURÓNIO TEM HAVER COM A COMUNICAÇÃO ?


observou quando duas pessoas comunicam uma com a outra o que acontece em termos corporais?

Talvez já tenha visto duas amigas ou um casal de namorados num restaurante ou num café. Talvez tenha observado que o emissor que está a falar cruza as pernas, passa a mão pelos cabelos, aproxima o seu tronco para frente, e o receptor que está a ouvir realiza os mesmos gestos. Nesse momento é como se um estivesse a imitar o outro. Você sabe que não! Quantas vezes acontecem situações similares consigo sem que esteja atento, consciente disso?Porque isso acontece? O que o leva a imitar o comportamento do outro?

Nas últimas duas décadas, neurofisiologistas estudaram os neurónios responsáveis por determinados comportamentos nos macacos. Eles concluíram que determinado neurónio disparava quando o macaco realizava um determinado acto, ou observava outro macaco em acção. Os investigadores descobriram que esse neurónio era responsável pela imitação do comportamento do outro animal, e ficou conhecido como neurónio espelho.
Após essa descoberta, os investigadores resolveram estender as observações para as actividades cerebrais dos humanos……

Muitas vezes não lembramos quanto a comunicação é crucial no nosso dia-a-dia, talvez porque está presente a todo segundo. Por isso, segue aqui uma sugestão: observe a si próprio e algumas pessoas a sua volta. Ouça o que diz….o que o outro fala…como fala…como você reage ao ouvir? Verifique como sente com determinados gestos do outro…observe como o outro responde aos seus gestos….

Fonte : More Institut