Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 30 de setembro de 2008

FLAGRANTES DA PALESTRA DO DR.ALYSSON NA ABP

PALESTRA DO DR.ALYSSON MUOTORI - BIÓLOGO/CIENTISTA BRASILEIRO DO INSTITUTO SALK DA CALIFÓRNIA NA ABP

ESTÁGIO ATUAL DAS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS”
- Alguns flashes da palestra.

Foi no ultimo dia 16 de setembro, com a casa cheia e um publico interessado e inteirado do assunto.

- Dr.Alysson - As pesquisas a nível mundial estão centradas em duas linhas, células tronco embrionárias humanas e células adultas, a minha linha de pesquisas não é o Parkinson temos outros no laboratório que seguem essa linha de pesquisas.

- Dr.Alysson – Vou mostrar para vcs, sempre quando começo a falar de células tronco embrionárias mostro esse quadro do Lucas Canato a fonte da juventude, onde ele mostra um tempo atraz um grupo de pessoas com uma serie de problemas, pessoas idosas entrariam nessa fonte da juventude e de certa forma aderiam a uma regeneração dos órgãos afetados e sairiam todos curados e revitalizados pelo passeio por essa fonte. Isso já esta na mentalidade humana há muito tempo, a gente quer aprender como regenerar os tecidos das nossas células, daí a nossa esperança com as células embrionárias humanas.
Células tronco embrionárias humanas têm o potencial de trazer um conhecimento básico do desenvolvimento humano.

- Dr.Alysson - As pesquisas estão no inicio, um avanço diz respeito a transplante de medulas até o final de ano. Agora a ciência é engraçada as vezes funciona de forma linear mas de vez em quando tem um cara que descobre uma coisa que acelera 10 a 20 anos as pesquisas com uma descoberta sensacional, portanto a previsão linear seria de 5 a 10 anos.

- Dr.Alysson - Varias expectativas quando se fala em terapia celular que é a capacidade de trocar o neurônio afetado no caso do Parkinson por um neurônio sadio, problemas de coração, diabete com diferentes tipos celulares.
Existem vários problemas para se chegar a uma terapia celular, um dos problemas é a questão da imunidade, outro problema é a proliferação muito alta e não se consegue controlar.

- Dr.Alysson – A vedete dos cientistas seria o blastocistos que nada mais é o estagio inicial do desenvolvimento embrionário das células. É no blastocistos que se consegue isolar as células embrionárias humanas e proceder aos estudos.

- Dr.Alysson - Organogeneses futuras pesquisas ainda não chegamos nessa parte para reconstruir um órgão inteiro.

- Dr.Alysson - È muito serio o problema ético no uso dos embriões nos Estados Unidos, o governo Bush vetou verbas de uso publico nas pesquisas. Quando conseguirmos mostrar que as células embrionárias podem ser usadas para entender o processo de doenças as questões éticas serão diluídas com o tempo, o mesmo aconteceu com o transplante de coração e de sangue.

- Dr.Alysson - No Brasil os investimentos do governo federal e digitais do CNPQ começam a surgir pela primeira vez para terapia celular os grupos estão animados, cabem as associações, pacientes e empresários pressionar o setor privado no uso dessas verbas, tem que ser uma participação ativa, meu salário é pago pelo setor privado.
Na Califórnia o Governador promoveu um plebiscito e aprovou investimentos de três bilhões de dólares independentes da aprovação federal. São esses investimentos que permitiram a minha presença na Califórnia.