Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Brasil pode ter a 1ª linhagem de células ainda em 2008

Ministério da Saúde vai investir R$ 11 milhões nas pesquisas com CTs adultas e embrionárias

Alexandre Gonçalves e Carlos Orsi

O Brasil pode ter, até o fim do ano, sua primeira linhagem de células-tronco embrionárias humanas. A previsão é da geneticista Lygia da Veiga Pereira da Universidade de São Paulo (USP). Linhagem é uma população de células-tronco embrionárias capazes de replicação in vitro, oriundas das células obtidas de um único embrião. "Já estamos trabalhando nessa pesquisa há cerca de dois anos", afirma Lygia. "Esperamos concluí-la até dezembro." Por enquanto, 17 países possuem suas próprias linhagens.

Atualmente, os pesquisadores brasileiros utilizam matrizes estrangeiras, especialmente americanas, para desenvolver suas pesquisas। Lygia explica que a principal vantagem de uma linhagem nacional é a "autonomia" conquistada pela comunidade científica. "Se as linhagens utilizadas no País forem consideradas impróprias para uma determinada pesquisa, não importaremos. Criaremos novas linhagens", aponta.

Fonte : O Estado de S.Paulo



ESPERANÇA...
Com a decisão do STF em aprovar as pesquisas com as células-tronco embrionárias, sinto-me pronto e com Esperança renovada.
A Esperança significa a estrela guia do destino humano. A percepção aguçada para perceber o que está ao redor e o tempo certo para cada coisa. A visão abrangente para associar os acontecimentos e a capacidade de reconhecer crescimento ao longo do tempo.
Representa um momento onde estamos percebendo a realidade de uma nova forma. É como se até agora estivesse vivendo numa sala e achasse que esta fosse o meu mundo. Mas abri as cortinas e comecei a ver que o mundo é muito maior, percebendo perspectivas novas de vida que antes não percebia. É um momento de uma certa expectativa, onde existem caminhos novos onde poderei me integrar muito mais, mas no momento ainda não posso penetrar dentro deste mundo novo.
Mas o mais importante é que estou vendo a vida de uma forma diferente. Não só a realidade que a cerca e cercou, como a sua própria história. Coisas que no passado não via ou valorizava, não entendendo porque tinha vivido ou aprendido e agora é como se tudo fizesse sentido, como se estivesse me preparando para um futuro que sempre esperei mais que não percebia estar tão bem encaminhado.
É a esperança em todos os aspectos. Sempre aparece em momentos de muita expectativa.
Os limites da natureza são os limites do tempo e da sociedade, que liga o passado com uma perspectiva nova de futuro, portanto ela traz uma esperança, apesar de me sentir um pouco inseguro - porque ainda não posso entrar nessa realidade, mas indica um acontecimento muito importante no futuro, que vai trazer mudanças importantes.
Por tudo isso, considero a aprovação da pesquisas com células-tronco uma conquista significativa para a sociedade brasileira. E ao contrário dos que dizem que as pesquisas são contrárias à vida, afirmo que a liberação das pesquisas é uma vitória do direito à vida. Não dá pra aceitar que visões reacionárias possam colocar embriões que vão à lata de lixo como uma bandeira de defesa da vida, em detrimento de pesquisas que podem garantir a cura de milhares de pessoas.
Mesmo que não consiga alcançar o resultados das pesquisas, sinto-me confortado só em saber que as próximas gerações não serão acometidas por esse MAL chamado de PARKINSON.