Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Simplesmente *TT, hoje também em verso... com esperança!

Há tempos que não escrevia em meu caderno de poemas.
Talvez o frio de domingo tenha aquecido meu coração
e passei a tarde versejando.
Deixo aqui para vocês um pouco desta chuva de letrinhas,
traduzindo um pouco do meu amor pela vida
e de minha esperança incondicional por tudo.
Abraços, *TT

O que aquieta meu coração
é o que ainda não há,
e por não haver, não ser e inexistir
enche-me profundamente a alma
da mais absoluta esperança.
E ter esperança dá-me coragem
e força para prossegir.
Agarro-me à esperança que tenho de tudo.
Da ausência faço a companheira.
Das noites frias recrio a poesia.
No vazio da cama larga
embalo meus sonhos e desejos,
conto e reconto as horas,
adiadas, transmutadas em dias.
São dias de êxtase e espera.
Enquanto espero a promessa da vida,
sirvo-me do vazio
para convertê-lo em benção.
Triste é aquele que não tem
por quem esperar.
Enquanto não se cumpre
a promessa deste novo tempo,
cultivo um espírito livre,
dentro de um corpo aprisionado,
(que haverá um dia de se libertar),
e a ele entrelaçado,
mantenho vivo o entusiasmo
que suporta o peso das limitações.
Enquanto marco o compasso de espera,
recrio, legitimamente, a vida em mim.
É assim que mesmo na tua ausência,
confiante, sinto-me plena de ti.
Por isso, humildemente, te peço:
- Abre tua mente, tua alma e teu corpo,
acolhe-me, com serenidade,
e a todo o meu amor:
a minha verdade concebida.

06jun2010, Simplesmente*TT

6 dicas para idosos com Doença de Parkinson

1. Deixe o caminho livre de obstáculos em casa (tapetes, fios elétricos, entre outros), o treino para ultrapassá-los deve ser aplicado somente em ambiente terapêutico;

2. Utilize copos de plástico, barbeador elétrico e outros itens domésticos que evitem como que o idoso se machuque ao executar alguma tarefa;

3. Estimule sua independência! Deixe-o fazer tarefas de casa que não gerem risco à sua saúde, mas que o façam sentir necessário no ambiente familiar;

4. Dê ritmo e separe as atividades do dia-a-dia em etapas como, por exemplo, sentar e levantar de um sofá ao toque de “1,2,3 levante”, “1,2,3 vamos andar”, “1,2,3 vamos nos sentar”;

5. Estimule os músculos faciais utilizando canudo na bebida;

6. Aproveite o tempo em que o idoso está sob a ação da medicação para o Parkinson para caminhar um pouco e realizar outras tarefas que lhe dão prazer.

Fonte: Cuidados para Idosos

Artesanato pode ser uma forma de vencer depressão

Hélio Rodrigues, artesão que faz parte do Programa de Artesanato Mato-grossense, comandado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme/MT) em parceria com o Serviço de Apoio Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), vence depressão e supera limites da doença de Parkinson.

Hélio é aposentado por motivo da doença Parkinson e desde então ficou depressivo. Mas eí ele descobriu no artesanato uma forma de superar da doença, de complementar a renda e uma terapia para a depressão. Ele confecciona gamelas de variados tamanhos, pilão, frutas e canecas de madeira. Uma novidade que ele passou a fazer são desenhos nos produtos, o que o ajuda na coordenação motora.

Assim como Hélio, mais duas pessoas que fazem parte do Programa de Artesanato da Sicme no município de Pontes e Lacerda vêm vencendo a depressão ao confeccionar bonecas de barro de variados modelos, formas, cores e tamanhos e alguns bichos do pantanal.

Fonte: Gazeta Digital

Planos de saúde têm nova cobertura obrigatória

Cerca de 44 milhões de beneficiários de planos de saúde terão direito a 70 novas coberturas médicas e odontológicas a partir de 7 de junho de 2010. É o que garante a Resolução Normativa nº 211, publicada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na edição de hoje, 12 de janeiro de 2010, do Diário Oficial da União.

Transplante heterólogo (de uma pessoa para outra) de medula óssea, PET-Scan para diagnóstico de câncer de pulmão, implante de marcapasso multissítio, oxigenoterapia hiperbárica, mais de 20 tipos de cirurgias torácicas por vídeo, além de importantes inclusões no segmento odontológico, como colocação de coroa unitária e bloco são alguns dos principais procedimentos aos quais os beneficiários de planos de assistência médica e odontológica terão direito.

A nova norma atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, a cobertura mínima obrigatória oferecida pelas operadoras de planos de saúde a todos aqueles que possuem contratos celebrados a partir de 2 de janeiro de 1999 - data de entrada em vigor a Lei nº 9.656/98, que regulamenta o setor de saúde suplementar.

Além dos procedimentos, novas regras ampliam o atendimento ao consumidor
A RN nº 211 não traz apenas a lista de novas coberturas. Há uma série de mudanças que, a partir de 7 de junho, ampliarão o atendimento ao consumidor. Uma dessas é a cobertura pelos planos coletivos aos acidentes de trabalho e aos procedimentos de saúde ocupacional.

A nova resolução também determina cobertura integral nos casos em que as operadoras ofereçam internação domiciliar como alternativa à internação hospitalar, independentemente de previsão contratual. Se isso ocorrer, a operadora deverá cobrir medicamentos e todos os materiais necessários. Nos outros casos em que a atenção domiciliar não substitua a internação, a cobertura estará condicionada ao contrato.

A atenção à saúde mental teve importante ganho com a edição desta RN. Um destaque pode ser dado ao fim da limitação de 180 dias de atendimento em hospital-dia para a saúde mental, reforçando a política de substituição das internações psiquiátricas.

Cada vez mais, a regulação busca a integração entre procedimentos e sua forma de utilização, visando à segurança para os pacientes e ao aprimoramento da prática médica. Para tanto, foi ampliado o número de diretrizes de utilização (critérios que devem ser preenchidos para que a cobertura seja obrigatória) e a incorporação de diretrizes clínicas (guias de orientação da prática clínica baseadas nas melhores evidências disponíveis) produzidas pela Associação Médica Brasileira.

Limites anuais de  consultas com profissionais de saúde ampliados pelo Rol 2010.

(...) segue...

Fonte : ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar

Planos de saúde serão obrigados a cobrir mais de 70 procedimentos

Estão previstos exames mais detalhados, como o pet scan que ajuda a visualizar tumores e outras doenças, e cirurgias feitas através de câmeras de vídeo, sem necessidade de grandes cortes.

A partir dessa segunda-feira (7) os planos de saúde são obrigados a cobrir mais de 70 procedimentos como consultas com psicólogos e fonoaudiólogos e tratamento dentário. Vão ser beneficiadas 44 milhões de pessoas.

Quando dona Wilma passou mal e foi levada para o hospital a família recebeu o diagnóstico. Ela estava com um problema no coração e só havia uma coisa a fazer.

“Precisava colocar marcapasso de urgência. Aí plano se recusou a pagar”, diz Dona Wilma Pereira.

O custo do procedimento na época ficava em R$ 18 mil. A família não tinha o dinheiro. Dona Wilma estava internada esperando a cirurgia.

“É triste. Você chegar numa hora quase morrendo”, afirma dona Wilma.

A família entrou na Justiça e conseguiu uma liminar obrigando a operadora a cobrir os custos.

A partir de hoje uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar amplia o número de exames e procedimentos que os planos são obrigados a cobrir. São 73 novos exames e tratamentos. (...) segue

Veja o vídeo

Fonte : Jornal Hoje


Início do conteúdo Novas coberturas de plano de saúde passam a valer nesta segunda

Quase 44 milhões de brasileiros terão acesso a procedimentos incluídos na cobertura obrigatória

Agência Estado

SÃO PAULO - A partir desta segunda-feira, 7, 43,7 milhões de brasileiros deverão ter acesso a novos procedimentos médicos incluídos na cobertura obrigatória dos planos de saúde, entre eles o PET-scan, exame de imagem para detecção precoce de tumores. Entra em vigor o novo rol do mínimo que as empresas devem ofertar para contratos assinados a partir de 1999.

A lista não impede o usuário de reivindicar tratamentos necessários e não incluídos. As novas coberturas, porém, trazem limitações. No caso do PET-scan, por exemplo, o exame só poderá ser usado para suspeita de linfoma e câncer pulmonar.

A inclusão dos 73 novos procedimentos obrigatórios não deve encerrar ainda o debate entre operadoras e consumidores sobre os valores e a extensão da cobertura dos planos.

As empresas que gerenciam os planos de saúde alegam que terão prejuízos com as novas exigências, já que o governo só permitirá reajustes referentes aos novos procedimentos em 2011. A Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) entrou com ação na Justiça pedindo a suspensão do novo rol.

A entidade estima que as mudanças terão um impacto de 5,7% nas despesas das operadoras. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) questiona. "Procedimentos mais modernos e menos invasivos podem ser mais caros que os anteriores, mas reduzem os gastos com internações", avalia a advogada do Idec Maíra Feltrin Alves. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Fonte : Estadão.com.br

Espécie humana só tem longevidade em um mundo de natureza forte


André Trigueiro

Fonte : CBN

JORNAL DA CBN

Impasse entre Unimed Campinas e seis clínicas de oncologia afeta o tratamento de 700 pessoas com câncer

Entrevista com Juvenal Oliveira, médico oncologista da clínica OncoCamp e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Fonte : Jornal da CBN

obs : para acesso ao áudio clic na fonte acima

BOM DIA E UM FELIZ INICIO DE SEMANA!!!



Benção

Se acordaste hoje com força e sem dor... …tens mais sorte que muitos outros. Se nunca conheceste os perigos da guerra, da solidão da prisão, da fome… …estás acima de 500 milhões de pessoas do mundo.

Se podes ir à Igreja, ao Templo ou seguir as tuas crenças sem ser perseguido… …tens mais sorte que 3 milhões de pessoas neste planeta.

Se tens as tuas necessidades básicas satisfeitas... …és mais rico que 75% dos outros habitantes.

Se tens umas economias... …és parte dos 10% da população próspera do mundo inteiro.

Se viste os teus pais tornarem-se envelhecidos juntos... …és um caso pouco comum.

Se trazes um sorriso na tua cara e estás agradecido por tudo…
…Tens sorte, porque a maioria da gente pode fazê-lo mas não o faz.

Se podes pegar na mão de alguém, abraçá-lo ou somente tocar o seu ombro… …Alegra-te, nunca te sentirás só.

Se podes ler esta mensagem, recebeste uma dupla bênção… …já que, primeiro alguém pensou em ti e, segundo, tens mais sorte que 2 mil milhões de pessoas, que não sabem ler.

Pensa na tua sorte e transmite esta mensagem aos outros para que se dêem conta de tudo o que têm.