Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Centros já têm remédios para Osteoporose, Dislipidemia e Parkinson

Medicação só estava disponível nas Farmácias de Alto Custo

Moradores de Campinas portadores de osteoporose, dislipidemia e Parkinson já encontram disponíveis nos Centros de Saúde do Município os medicamentos da primeira linha de cuidados dessas doenças.

Antes, as medicações ficavam disponíveis na Farmácia de Alto Custo da Secretaria de Estado da Saúde. "O acesso a estes medicamentos nos centros de saúde - porta de entrada do sistema - amplia as linhas de cuidado e potencializa as ações de saúde na atenção básica", finaliza Maria Elisa Bertonha. Com a mudança, a secretaria estima que aproximadamente 1,6 mil pessoas serão beneficiadas.(...) segue

Fonte : Eptv.com

Sociedade Brasileira de Diabetes nega alarme contra remédio sob suspeita nos EUA

Médico diz que Avandia deve continuar a ser receitado “nos casos corretos”

Do R7, com Agência Estado

O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Saulo Cavalcanti, diz que não há motivo para alarme em relação aos problemas como o remédio Avandia, que já foi o remédio mais vendido para o tratamento do tipo 2 da doença no mundo e que foi contestado por especialistas do FDA (Food and Drug Administration), agência responsável pelo controle na venda de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos. O produto deve ter uma série de restrições em sua comercialização, em razão de suspeitas de que ele aumente o risco de doenças cardiovasculares.

Cavalcanti diz que, como qualquer medicamento, o Avandia tem contraindicações.

– É uma droga que tem espaço no mercado. E, como as outras, tem restrições. Os médicos devem seguir as normas e receitar nos casos corretos.(...) segue

Fonte :
R7 Saúde

Máquina faz deficientes físicos andarem como robôs

Equipamento é acoplado às pernas da pessoa e permite que ela caminhe

Do R7

Os pesquisadores Richard Little e Robert Irving, da Nova Zelândia, criaram pernas robóticas que podem fazer com que deficientes físicos consigam andar. O equipamento, chamado REX, é acoplado às pernas do paciente e pode ser comandado por controle remoto.

Durante uma apresentação do produto, Hayden Allen, que perdeu o movimento das pernas após um acidente de moto, conseguiu andar pela sala e cumprimentar o primeiro-ministro neozelandês, John Key. Cada perna tem 38 kg. A expectativa é de que o produto custe o equivalente a R$ 300 mil.

Veja as imagens:


Fonte : R7 Tecnologia e Ciência

Tudo o que você sempre quis saber sobre tratamentos com células-tronco

Postado por Alysson Muotri

Crédito: Cleide Souza / Lance-RJ


É fácil de encontrar algum conhecido que tenha esperança no potencial extraordinário dos tratamentos terapêuticos com células-tronco.


O assunto é controverso mesmo no meio médico. Cientistas também não escapam da confusão, afinal são diversos tipos de células-tronco com diferentes aplicações.

Simplesmente não dá pra saber tudo o que está acontecendo. Nessa situação, a sociedade sai perdendo, pois não tem acesso a informações atualizadas, não sabe quais os tratamentos disponíveis.

Pior, fica sem saber se pode ou não confiar em tal clínica, quanto custa o tratamento ou se é realmente seguro e eficaz.

Células-tronco estão na mídia o tempo todo, mas a informação que chega até o paciente é pulverizada.
Foi com a intenção de centralizar essas informações e facilitar a transmissão dos dados sobre tratamentos disponíveis a pacientes e profissionais de saúde que a Sociedade Internacional de Pesquisa com Células-Tronco (ISSCR, na sigla em inglês) lançou recentemente um portal de acesso para a comunicação dos avanços em células-tronco na área clínica (http://www.closerlookatstemcells.org/AM/Template.cfm?Section=Home).(...)

Fonte : G1 -Espiral Alysson Muotri

BOM DIA !!!



DOS MILAGRES

O milagre não é dar vida ao corpo extinto ou luz ao cego, ou eloquência ao mudo...Nem mudar água pura em vinho tinto...

Milagre é acreditar nisso tudo!

Mário Quintana