Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 10 de março de 2014

Exame de sangue pode ajudar a detectar Mal de Alzheimer - Jornal Hoje - Catálogo de Vídeos

É  mais notícias a respeito...
A ciência chegando lá!
Fonte : Exame de sangue pode ajudar a detectar Mal de Alzheimer - Jornal Hoje - Catálogo de Vídeos

15 frutas e vegetais que renegam suas raízes

Algumas frutas e vegetais são simplesmente frutas e vegetais e vivem bem com esse fato. Já outros resolvem renegar suas raízes e lutam com todas as forças para assumir outras formas. Temos 15 bons exemplos a seguir de plantas que, digamos, alcançaram seus objetivos.
Brincadeiras a parte, há toda uma variedade de razões para que uma fruta ou vegetal adquira formas tão estranhas. A mais comum é quando ocorre um dano no tecido. Se alguma parte da planta é marcada, especialmente durante as primeiras fases de crescimento, o desenvolvimento pode ficar mais lento na região danificada – o que faz a planta crescer de forma desordenada.
No caso de vegetais de raiz, a fertilização do solo inconsistente também pode causar crescimento bizarro. A cenoura, por exemplo, pode se ramificar e crescer “braços” não planejados pela natureza.
“Mas se o crescimento é tão desordenado assim nesses casos, por que a gente consegue identificar várias formas?”
Excelente pergunta! E a resposta é tão fascinante que até já foi tema para um artigo aqui no HypeScience!
A verdade é que existe uma explicação evolucionária para o fato de vermos rostos e formas reconhecíveis mesmo onde elas não existem. E essa explicação se chama pareidolia. A pareidolia é o fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório (geralmente um som ou uma imagem) sendo percebido por nós como algo distinto e com significado. Ou seja: algumas coisas não tem significado especial algum, a não ser que você queira que tenha.
As 15 imagens a seguir são um excelente exemplo para esse fenômeno. [Bored Panda]

15. O nabo sofisticado

Fonte : 15 frutas e vegetais que renegam suas raízes

G1 - 'Exame de sangue é capaz de prever Alzheimer em pessoas saudáveis' - notícias em Ciência e Saúde

Um exame de sangue pode prever com precisão o aparecimento da doença de Alzheimer, de acordo com pesquisadores americanos.
Eles mostraram que testes de nível de 10 gorduras no sangue permitiria detectar - com 90% de precisão - o risco de uma pessoa desenvolver a doença nos próximos três anos.
Os resultados, publicados na revista Nature Medicine, agora passarão por testes clínicos maiores.
Especialistas dizem que os resultados ainda precisam ser confirmados, mas que tal exame seria 'um verdadeiro passo em frente.'
Há 44 milhões de pessoas vivendo com demência em todo o mundo, número que deve triplicar até 2050.A doença ataca o cérebro 'silenciosamente' por mais de uma década antes que os sintomas surjam. Os médicos acreditam que tratamentos com remédios estão falhando porque os pacientes estão sendo submetidos a eles tarde demais.
Fonte : G1 - 'Exame de sangue é capaz de prever Alzheimer em pessoas saudáveis' - notícias em Ciência e Saúde

Medicação pode curar perda de memória em idosos???

Por isso, é normal a gente ver em nossos pais, avôs e tios pequenas falhas de memória que vão sendo cada vez mais frequentes com o tempo. Perguntas como “o que eu vim fazer aqui mesmo?”, “onde é que eu deixei as chaves do carro?”, “qual é mesmo o nome daquela moça?” começam a se tornar parte da rotina.
Mas se isso era inevitável, a história acabou de mudar.
O tipo de memória que é responsável por guardar informações por curtos períodos de tempo é chamada de “memória de trabalho”, ou “memória de curto prazo”. Essa memória se baseia em um equilíbrio de substâncias químicas no cérebro. Segundo um estudo desenvolvido pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, esse equilíbrio químico é deslocado em adultos mais velhos com o passar do tempo, e a memória de trabalho diminui. A razão disso poderia ser porque o cérebro passa a produzir muitas substâncias que reduzem a atividade neural.
Fonte : Medicação pode curar perda de memória em idosos

HOJE É DIA DE BATE-PAPO - CONVERSA DE PARKINSONIANO!!!



É HOJE. DIA DE BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO DO AMIGOGAMP.
 LOGO MAIS A PARTIR DAS 20:30HS, VAMOS ESTAR MAIS UMA VEZ REUNIDOS.
PARA PARTICIPAR É MUITO FACIL BASTA DAR UM CLIC AQUI.


BOM DIA AMIGOS E AMIGAS, FELIZ INCIO DE SEMANA - A fé precisa de obras!!!