Visualizações de página do mês passado

sábado, 19 de setembro de 2009

Sábado, mais 19.09.2009






Nós aqui de Araranguá, inaugurando camiseta da Associação

A arte de não adoecer, Dr. Dráuzio Varella

Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer - "Tome decisão"
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções"
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - "Aceite-se"
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - "Confie"
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste"
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.

"O bom humor nos salva das mãos do doutor".

Alegria é saúde e terapia.

Música, um grande remédio

Brazilian Voices lança curso para ampliar programa Arts & Healing no sul da Flórida
O sucesso do programa "Arts & Healing, do Brazilian Voices, já ultrapassou fronteiras. As diretoras do grupo vocal do sul da Flórida participaram recentemente de uma entrevista na rádio CBN, transmitida para todo o Brasil, sobre o uso da música brasileira em hospitais e outras instituições em prol da cura e do bem estar de pessoas que sofrem de doenças como derrame cerebral, mal de Parkinson e até câncer. A idéia foi colocada em prática há dois anos, com visitas a clínicas e hospitais da região, onde as cantoras do grupo costumam transportar a suavidade da Bossa Nova dos palcos para os quartos dos pacientes em canções que inspiram tranquilidade, alegria e esperança.
Só que agora o Brazilian Voices sentiu a necessidade de expandir o programa, com o objetivo de prestar solidariedade a um público maior e, com isso, transformar ainda mais vidas. Para tanto, o grupo está lançando um curso no qual as cantoras interessadas poderão se ambientar melhor com os diversos aspectos da iniciativa. “-Queremos aprimorar os conceitos junto aos participantes e estruturar melhor as performances nos hospitais, centros de tratamento e instituições”, explicou Marpessa Quintar-DeMoraes, psicóloga formada pela Universidade de Belgrano na Argentina e pedagoga formada pela Nova Southeastern University.
Foi ela uma das responsáveis pela implantação do Arts & Healing, ao lado de Marize Casaes, formada em Naturopatia e Astrologia. As duas sabem bem do poder terapêutico que as canções podem produzir nos pacientes e estão dedicadas ao processo de humanização dos hospitais. Nas apresentações, o Brazilian Voices será representado apenas por uma parcela das vozes, ou seja, no máximo 15 cantoras, que serão sempre acompanhadas pelo piano de Beatriz Malnic. “-Nosso objetivo é atingir o coração e a alma dos nossos ouvintes e, através de nossas vozes e melodias, aliviar um pouco a dor que eles sentem”, resume Marpessa.

Mais informações no site do grupo (www.brazilianvoices.org).

http://acheiusa.com/acheiusa/asp/noticias/noticia-Cultura.asp?cd_n=4585

Congresso virtual em SP reúne 2 mil médicos de todo o mundo

De casa, cada médico pôde escolher o assunto preferido.
Médico português ministrou palestra direto da Alemanha.

Um congresso virtual transmitido desde São Paulo reuniu
neste sábado (19) 2 mil médicos brasileiros e estrangeiros em apenas uma sala. Uma sala virtual.


Veja o site do Jornal Hoje

O médico Sady Selaimen é de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Neste sábado, está em São Paulo e, para não perder o encontro, passou a manhã na frente do computador assistindo a 13 palestras. Teve até uma internacional, de um médico português que está na Alemanha.

As palestras foram transmitidas de três estúdios na capital paulista e colocadas no ar ao mesmo tempo. De casa, cada médico pôde escolher o assunto preferido. Como num congresso normal, bastou sair de uma sala e entrar na outra.

Um dos temas do congresso foi a labirintite. No Brasil não existem estatísticas sobre a doença. Nos Estados Unidos, 42% da população apresentam ou já apresentaram o principal sintoma: a tontura.

A Sociedade Brasileira de Otologia -a área médica que cuida do ouvido- fez uma campanha de esclarecimento com pacientes com mais de 65 anos e descobriu que 70% dos idosos entrevistados tinham labirintite.

Metade deles já tinha caído por causa da tontura, a maioria dentro de casa. Do total 75% dos que apresentaram o problema eram mulheres.

Um órgão chamado labirinto, que fica dentro do ouvido, é o principal responsável pelo equilíbrio do corpo. Dentro dele existe um líquido que acompanha o nosso movimento. Células que ficam nas paredes do labirinto percebem as mudanças de posição e enviam essa informação ao cérebro.

Com a idade, essas células vão morrendo. a movimentação do líquido não é bem percebida e isso provoca a tontura. Não é possível fazer o diagnóstico em casa. A boa notícia é que a labirintite pode ser tratada até com exercícios.

Fonte : G1 - Globo. com

Milhares de paulistanos celebram o ano novo judaico

Ao menos 60 mil moradores de São Paulo celebram neste fim de semana a chegada do ano novo judaico, o Rosh Hashaná. Pelo calendário judeu, está começando o ano 5770.

Veja o site do SPTV

A passagem é celebrada com muito simbolismo: a romã é para que os méritos de cada um se multipliquem como as sementes da fruta; a maçã é molhada no mel para que o ano seja bom e doce.

Como manda a tradição judaica, no ano novo as famílias devem se reunir ao redor da mesa e as crianças precisam participar de toda a celebração. Isso é para que elas vivenciem os ensinamentos e levem adiante o que aprenderam.

“Eu gostaria que no ano que vem, se Deus quiser, o nosso mundo seja mais pacífico e menos violento”, disse o jovem Alex Farina, de 13 anos.
(...) segue

Fonte : G1 - Globo.com

Teste de Alzheimer


Mal de Alzheimer

QUESTÕES RESPOSTAS

1. De vez enquando esqueço qual é o dia da semana. sim não

2. Ás vezes, quando estou procurando alguma coisa, esqueço o que estou procurando. sim não

3. Meus amigos e minha família acham que estou mais esquecida agora do que costumava ser. sim não

4. Ás vezes, esqueço o nome de meus amigos. sim não

5. É difícil somar números de dois dígitos sem escrevê-los. sim não

6. Frequentemente não atendo aos compromissos por esquecê-los. sim não

7. Raramente sinto-me animada. sim não

8. Agora, os pequenos problemas me aborrecem mais do que antes. sim não

9. É difícil me concentrar por mais de uma hora. sim não

10. Sempre esqueço as chaves, e quando as acho, nunca me lembro de as ter colocado ali. sim não

11. Estou ficando repetitiva. sim não

12. Ás vezes, me perco, mesmo quando estou dirigindo em algum lugar onde já estive. sim não

13. Com freqüência esqueço o argumento que eu estava tentando expor. sim não

14. Para me sentir mentalmente atenta, dependo da cafeína. sim não

15. Agora levo mais tempo pra aprender do que antes. sim não

Total

Uma pessoa que marcou acima de 9 respostas “SIM” pode estar com debilitação da memória associada à idade.
Pessoas que marcaram 12 ou mais realmente estão com sérias dificuldades. Devem estar nos primeiros estágios do Mal de Alzheimer, e irão precisar de um teste mais completo e assistência de um médico.

* Fonte: Longevidade do cérebro: um programa médico revolucionário que aprimora a mente e a memória - Dharma Singh Khalsa e Cameron Stauth
RJ, 2005.

Doença de Parkinson...faça um teste!

muhammad-ali

Único boxeador que até hoje suportou 12 assaltos com o maxilar quebrado (luta com Ken Norton, em 1973). Converteu-se ao Islamismo (mudando de nome para Muhammad Ali-Haj) e lutou contra o racismo.

Ali hoje é considerado o rei do boxe mundial.
Muhammad Ali não tem a doença de Parkinson, mas uma afecção denominada parkinsonismo do pugilista, uma síndrome parkinsoniana, pois tem todas as características da doença de Parkinson, mas não é a própria doença.

TESTE PARA FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO DA DOENÇA DE PARKINSON ,

1. Você tem dificuldade em levantar-se de uma cadeira? SIM NÃO
2. Sua habilidade na escrita tornou-se menor? SIM NÃO
3. Pessoas dizem que sua voz se tornou mais macia? SIM NÃO
4. Seu equilíbrio corporal está adequado? SIM NÃO
5. Seus pés parecem sempre pisar em buracos? SIM NÃO
6. As pessoas dizem que você está com aparência triste? SIM NÃO
7. Suas mãos ou pés agitam ou tremem? SIM NÃO
8. Você está apresentando dificuldade para abotoar ? SIM NÃO
9. Você tropeça em seus pés quando você anda? SIM NÃO
10. Você presta bastante atenção no espaço físico e em objetos quando você está se locomovendo? SIM NÃO
11. Alguma pessoa já perguntou a você se você tem a doença de Parkinson? SIM NÃO

Calcule a porcentagem de respostas”sim” que você deu e consulte a tabela abaixo:
CONTAGEM INTERPRETAÇÃO
0 - 50% Possibilidade baixa de doença de Parkinson
51% - 75% Possibilidade moderada de doença de Parkinson
76% - 100% Possibilidade elevada de doença de Parkinson

FONTE: Profª Ms. Érica Verderi - FEFISO/ACM


O QUE É DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Segundo conceito da Associação Americana de Deficiência mental, trata-se de um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), com início antes dos 18 anos.

Em 1995 o simpósio INTELLECTUAL DISABILITY: PROGRAMS, POLICIES, AND PLANNING FOR THE FUTURE da Organização das Nações Unidas – ONU, altera o termo deficiência mental por deficiência intelectual, no sentido de diferenciar mais claramente a deficiência mental da doença mental (quadros psiquiátricos não necessariamente associados a déficit intelectual). Em 2004, em evento realizado pela Organização Mundial de Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde o termo deficiência é consagrado com o documento "DECLARAÇÃO DE MONTREAL SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL”.

Causas

As causas da deficiência intelectual são inúmeras e complexas, envolvendo fatores pré, peri e pós natais. O diagnóstico da causa é muito difícil, englobando fatores genéticos e ambientais.como quadros genéticos, infecções e drogas na gravidez, dificuldades no parto, prematuridade, meningites, traumas cranianos, etc.

Em países desenvolvidos, em 42% dos casos não se encontram "pistas" da origem da deficiência; 29% é claramente genética, 19% provavelmente genética e 10% é ambiental.
Existem medidas que podem ajudar a prevenir a deficiência, embora ela possa ocorrer em qualquer família, independente de idade, sexo, classe social, etc.

Fonte : www.pestalozzisp.org.br

BOM DIA!




"O AMIGO É UMA BENÇÃO QUE NOS CABE CULTIVAR NO
CLIMA DA GRATIDÃO"