Carta Enviada a Revista Veja Pelo Dr.Samuel, Presidente da ABP.
Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
Visualizações de página do mês passado
sexta-feira, 20 de junho de 2008
DEPRESSÃO
Para depressão crônica grave, há medicamentos eficazes, como também várias formas de terapia. Para a depressão leve a moderada que surge de vez em quando, há muitas estratégias que você mesmo pode tentar.
Mexa-se
Não fique parado. Vários estudos já confirmaram que exercícios freqüentes podem ser um poderoso renovador de ânimo. Para depressão leve a moderada, exercícios físicos podem funcionar melhor do que antidepressivos. Tudo de que você precisa são 20 minutos de exercícios aeróbicos 3 vezes por semana. Caminhar, erguer pesos, pular corda, andar de bicicleta - qualquer exercício funciona.
Alimentos que Alegram a Vida
Se você está seguindo uma dieta com alto teor de proteínas, a falta de carboidratos pode estar contribuindo para a tristeza. Alimentos como frutas e legumes, feijões e grãos integrais ajudam o cérebro a produzir serotonina, substância que regula o humor.
Coma peixe 3 vezes ou mais por semana. Pesquisadores finlandeses descobriram que as pessoas que comem peixe menos de 1 vez por semana têm incidência 31% maior de depressão leve a branda do que as que comem peixe com mais freqüência. Atum, salmão, sardinha e cavala são as melhores opções, pois são ricos em ácidos graxos ômega-3, essenciais para a função normal do cérebro. Há evidências de que influenciam a produção de serotonina.
Se tiver o hábito de tomar café ou refrigerantes, reduza o consumo ou mesmo corte-os do cardápio.
Pesquisas demonstram uma ligação da cafeína, que suprime a produção de serotonina, com a depressão.
Substâncias fazem células-tronco recuperarem tecidos em testes com animais
O Globo OnlineRIO - Cientistas da Universidade da Califórnia conseguiram rejuvenescer em laboratório músculos de camundongos velhos. A partir da estimulação com sinais bioquímicos, eles puderam recuperar as células-tronco adultas desses animais, induzindo-as a restaurar o próprio tecido danificado, como mostra matéria publicada nesta sexta-feira pelo jornal O Globo. A pesquisa traz esperanças de terapias para os males de Parkinson e Alzheimer.
- Estamos um passo mais próximo de ter um ponto de intervenção no qual podemos rejuvenescer as pró$células-tronco do paciente - disse o pesquisador Morgan Carlson.
As células-tronco adultas exercem um papel-chave na recuperação de outras células diferenciadas, que formam os diferentes tecidos do organismo। A equipe identificou vias importantes que regulam a forma como células-tronco adultas cumprem essa função. A partir de estímulos bioquímicos, eles reativaram a capacidade de o tecido muscular de camundongos mais velhos recuperar o próprio músculo.