Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Neurônios imperfeitos / Experimento com células-tronco identifica mecanismo de perda e ganho de material genético
08/06/2011 - O neurocientista brasileiro Stevens Rehen deu mais um passo para desvendar as causas de um fenômeno celular intrigante que ele próprio identificou dez anos atrás e que contribui para tornar o cérebro de cada pessoa diferente do de todas as outras. Em um trabalho publicado em 7 de junho na revista PLoSone, Rehen descreve um dos possíveis mecanismos que levam as células cerebrais a ganhar ou perder cromossomos, os filamentos enovelados de DNA que abrigam os genes, e tornam o cérebro um mosaico de células com características genéticas distintas das herdadas dos pais. (...)

O resultado obtido agora pelo grupo de Rehen acrescenta um elemento de complexidade ao processo de diferenciação celular, com implicações positivas e negativas. A aneuploidia pode ajudar a explicar diferenças de comportamento entre irmãos gêmeos idênticos ou o surgimento de doenças do cérebro – há estudos mostrando que os neurônios de pessoas com mal de Alzheimer costumam apresentar uma cópia extra do cromossomo 21. Mas também complica o desenvolvimento de terapias com células-tronco para doenças neurodegenerativas, como o próprio Alzheimer ou Parkinson. A partir de agora, os pesquisadores terão de levar em consideração o risco de aumento de aneuplodia decorrente da transformação das células-tronco em neurônios. “Ainda não sabemos se os efeitos gerados pela aneuploidia são prejudiciais, benéficos ou neutros”, diz Rehen. “Precisamos aprender mais sobre a citogenética dessas células”. Fonte: Revista Pesquisa Fapesp.br.

DOENÇA DE PARKINSON – O QUE DEVEMOS SABER

A imagem que as pessoas fazem sobre doenças como Parkinson tem um impacto emocional significativo na pessoa afetada. Além do impacto físico de portadores da doença, as pessoas com Parkinson enfrentam muitos preconceitos que a população em geral tem sobre essa doença.
Conviver com as diferentes reações das pessoas no supermercado, na rua, no ônibus, em locais públicos, muitas vezes, implica um desafio para o paciente de Parkinson. Preconceito ou apenas ignorância generalizada sobre a doença são refletidas na maneira como as pessoas os tratam na família, no trabalho ou em atividades sociais.
Felizmente, o trabalho de sensibilização sobre Parkinson, realizado por várias instituições e associações de familiares de pacientes com Parkinson, serve para a comunidade conscientizar-se sobre a doença e seu progresso na pessoa e sua família. Idéias e conceitos equivocados sobre Parkinson  fazem com que as pessoas pensem que é uma demência avançada (daí a confusão com a doença de Alzheimer), que qualquer tremor mais evidente seja Parkinson ou que seja somente uma doença de pessoas idosas.
Ao contrário de pessoas com Alzheimer, da doença de Parkinson não perdem gradualmente a noção de si. Apesar de Parkinson ser uma doença neurodegenerativa, não é primariamente uma demência. Só em casos muitos avançados e não é muito comum em pessoas com a síndrome de Parkinson vir a sofrer de mania de perseguição ou alucinações ou ficarem totalmente esquecidas.
Na verdade, a doença de Parkinson não tem nada a ver com a doença de Alzheimer. As pessoas com Parkinson perdem a mobilidade, sentem-se mais rígidos e endurecidos para andar, têm dificuldades para exercer tarefas comuns como tomar banho, subir escadas, vertir-se. Porém, sua memória não é afetada e não apresentam sintomas de confusão mental.
Outro engano comum é pensar que Parkinson é apenas uma doença das pessoas que tremem muito. Desconhecem outros sintomas da doença que são a rigidez das articulações, impedidndo movimentos mais rápidos e seguros, a mímica facial pobre (podem estar tristes ou alegres, que a expressçao facial é a mesma), a escrita apresentando o tamanho da letra cada vez menor e os passos cada vez mais curtos para andar. Também é usual ouvir que a doença de Parkinson é uma doença de idosos. Embora apresentado uma incidência maior em idades acima de 65 anos, há um número representativo de pessoas afetadas pelo Parkinson entre 30 e 55 anos.
Também ocorrem preconceitos e equívocos de pessoas que confundem Parkinson com problemas de abusos de drogas e bebida. Alguns acham que eles são viciados em drogas, outros acham que são alcoólatras ou que tenham outros vícios. Há muita confusão com os sintomas relacionados com a mobilidade (dificuldade de movimentação, falar ou comer), que também ocorrem na influência de álcool ou drogas.
Diante disso, fica claro entender porque são fundamentais as campanhas de sensibilização sobre a doença. É um dever incentivar a conscientização de todo o Brasil sobre estes sintomas, reduzindo o preconceito, a perseguição ou a discriminação que as pessoas afetadas com a doença de Parkinson sofrem diariamente.
Médico geriatra, especialista em geriatria e gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Editor de conteúdo do portal Cuidar de Idosos.

BOM DIA

recados orkut


MÃOS DADAS

Num dia de verão, eu estava na praia espiando duas crianças na areia.

Trabalhavam muito, construindo um castelo de areia molhada, com torres, passarelas e passagens internas. Quando estavam perto do final do projeto, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo a um monte de areia e espuma.

Achei que as crianças cairiam no choro, depois de tanto esforço e cuidado, mais tive uma surpresa: em vez  de chorar,correram para a praia, fugindo da água, rindo, de mãos dadas e começaram a construir outro castelo.

Compreendi que havia recebido uma importante lição: Tudo em nossas vidas, todas as coisas que gastam tanto de nosso tempo e de nossa energia para construir tudo é feito de areia: só o que permanece é nosso relacionamento com todas as outras pessoas. Mais cedo ou mais tarde, a onda virá e irá desfazer o que levamos tanto tempo para construir. Quando isso acontecer, somente aquele que tem as mãos de alguém para segurar, será capaz de sorrir.

Segure com Força as mãos que estão a sua volta... São elas que te sustentam, dão força, amor, carinho...

Nunca esconda sua mão de alguém... Um dia você precisará de mãos para segurar e sorrir... para que de mãos dadas com você, possa reconstruir outros castelos.