Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Idosos gastam seu tempo com atividades que não beneficiam a sa&ua... » Isaúde

O tempo de lazer dos idosos, no Brasil, é grande, porém, mal aproveitado. A constatação é de levantamento realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A pesquisa analisou a relação entre o uso do tempo dos idosos e o estado de saúde. Os resultados mostram que 26% do dia dos idosos é dedicado à atividades de lazer, porém com pouca contribuição para a melhoria da saúde.
"O Brasil está enfrentando um processo de envelhecimento rápido, então o olhar para a velhice tem que estar presente. Nosso trabalho vem trazer um pouco dessa necessidade que é pouco explorada. A gente também verifica que a maior parte do tempo do idoso está dedicada ao lazer, mas um lazer ocioso, passivo, como assistir televisão e ficar deitado descansando. Mas o lazer ativo traz mais benefícios, como as atividades da terapia ocupacional," afirma Luiz Fernando Bevilaqua, um dos estudantes do curso de Terapia Ocupacional responsáveis pelo estudo. Ele cita artesanato, dança e até mesmo rodas de conversa.
O trabalho foi apresentado na Sessão de Posters da 35ª Conferência da Associação Internacional para Pesquisas de Uso do Tempo (Iatur), que começou hoje (7) no Rio. Até sexta-feira (9), especialistas de 38 países vão discutir temas como valor do tempo, trabalho remunerado, valor do trabalho não remunerado, meios de comunicação e lazer, cuidados na família, educação e equilíbrio vida-trabalho. O objetivo é saber como as pessoas usam o tempo, para poder planejar políticas públicas e combater as desigualdades sociais.
Fonte :  http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/35678/geral/idosos-gastam-seu-tempo-com-atividades-que-nao-beneficiam-a-saudee

Resenhas matinais das redes sociais, os recados que podem nos ajudar a viver melhor

BOM DIA AMIGOS DO BLOG, UM ALERTA!!!