Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

VIDA

Tenho a doença de Parkinson ( DP), e daí? Mas “ainda vivo. Não passo pela vida. E você também não deve passar. A vida é para ser vivida “(Chaplin).

Mas o mundo fica diferente quando você tem Parkinson. De repente subir uma escada pode parecer escalar uma montanha rochosa, subir num ônibus pode parecer uma tarefa impossível, passar pela porta giratória de banco pode vir o congelamento (freesing). Quantos de nós foram tachados de bêbados... Não devemos esmorecer, não podemos nos entregar, devemos enfrentar a vida com dignidade, fazendo tudo que o corpo permite e o bolso admite. Não devemos nos enclausurar, ficando em casa. Temos que sair, passear, fazendo de tudo para melhorar a nossa qualidade de vida. Queremos compreensão.

As mãos podem tremer, o corpo pode balançar, as pernas podem fraquejar, mas a mente continua intacta, pois a DP ataca o corpo não à mente. Somos capacitados para atividades intelectuais.

A VIDA é pra ser vivida, devemos continuar lutando, pois “bom mesmo é ir à luta, abraçar a vida e viver com paixão”(Chaplin).

E a VIDA é muito linda para que a tornemos banal.


Genario Couto

Recupere os pés após a maratona de carnaval

Saúde traça perfil de pacientes hipertensos

Segundo estudo, doença predomina entre mulheres e maiores de 50 anos de idade

Do R7

Pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo sobre o perfil de pacientes hipertensos aponta que a doença é predominante entre mulheres, com 63,4% dos casos, e que a maioria dos pacientes (64,9%) tem mais de 50 anos. O estudo foi conduzido por meio do hospital Ipiranga, que analisou os atendimentos feitos no Ambulatório de Hipertensão Arterial, por onde passam cerca de 900 pessoas a cada ano.

O histórico de hipertensão entre familiares dos pacientes avaliados foi alto: 81,6% disseram ter pelo menos um parente de primeiro grau com a doença. Outros 50,7% tinham familiares com histórico de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e 35,2% relataram casos de infarto agudo do miocárdio na família.

Nível alto de gordura no sangue (46,4% dos casos), diabetes (14%), AVC (7%) e infarto agudo do miocárdio (5,6%) também foram citados pelos pacientes quando questionados sobre antecedentes patológicos pessoais. A maior parte dos entrevistados disse não ter o hábito de fumar cigarro ou consumir álcool. Mas 39,4% afirmaram praticar atividade física pelo menos três vezes por semana.

O perfil sobre pacientes hipertensos ainda indica que 88,7% costuma seguir a prescrição médica e tomar remédios regularmente. E que 73,2% buscam controlar a dieta com baixo teor de sal.

Fonte : R7

Experimento de célula-tronco reverte envelhecimento anormal

Cientistas estudavam uma rara doença que causa envelhecimento precoce, a disceratose congênita

MAGGIE FOX - REUTERS

WASHINGTON - Em um resultado surpreendente que pode ajudar na compreensão do câncer e do envelhecimento, pesquisadores que trabalham com um tipo alterado de célula-tronco disseram ter revertido o processo de envelhecimento associado a uma rara doença genética.

A equipe do Children's Hospital, de Boston, e do Instituto da Célula-Tronco de Harvard trabalhava com um novo tipo de célula chamada célula-tronco pluripotente induzida (ou iPS, na sigla em inglês), muito parecida com as células-tronco embrionárias, mas feitas com células cutâneas comuns.

Eles queriam estudar uma rara doença que causa envelhecimento precoce, a disceratose congênita, um distúrbio da medula óssea que provoca sintomas da velhice como cabelos brancos e unhas tortas, além de um risco mais elevado de câncer.

Raríssima, a doença costuma ser diagnosticada entre os 10 e 30 anos de idade. Em cerca de metade dos pacientes a medula óssea deixa de produzir sangue e células imunológicas de forma adequada.

Um dos benefícios das células-tronco e das células iPS é que os pesquisadores podem obtê-la de uma pessoa com uma doença para estudar a enfermidade em laboratório. George Daley, de Harvard, e seus colegas estavam produzindo células iPS de vítimas de disceratose congênita para estudar o problema.

Mas, segundo relato na edição de quinta-feira da revista Nature, o próprio processo de fabricação das células iPS pareceu reverter um dos principais sintomas celulares da doença --a perda da telomerase, uma enzima que ajuda a manter os telômeros (as "pontas" no fim dos cromossomos que carregam o DNA). Quando o telômero se decompõe, a célula envelhece, o que leva a doenças e à morte.(...) segue

Fonte : estadao.com.br

A medicina do esporte é capaz de indicar a melhor e a pior atividade para cada doença

Greice Rodrigues

Exercicios1_255.jpg

Exercícios sob medida: a medicina do esporte é capaz de indicar a melhor e a pior atividade para cada doença

Exercicios2_255.jpg

O jeito certo de se exercitar: ortopedista Arnaldo José Hernandez dá dicas de como praticar atividades físicas sem correr riscos

img.jpg

É consenso que a prática regular de atividades físicas alivia dores, trata e previne doenças. Mas o que se vê hoje é que a medicina do esporte está indo além dessa premissa. A ciência evoluiu a tal ponto que já é possível indicar exercícios específicos para cada enfermidade. Isso é um avanço considerável. É como encontrar mais um remédio certeiro e evitar que a atividade física piore ainda mais as condições, nos casos em que é contraindicada. Em muitas situações, a prática correta de exercícios pode ser tão importante quanto o tratamento com medicamentos. É o caso de pessoas que sofrem de osteoartrite, uma inflamação das articulações que pode levar à perda dos movimentos e a deformidades. “O fortalecimento muscular estabiliza as articulações, aumenta a flexibilidade e até restabelece os movimentos perdidos”, diz o médico Benjamin Apter, especialista em medicina esportiva e fisiologia do exercício e diretor da academia B- Active, de São Paulo. A indicação adequada foi decisiva para acabar com as dores nas costas e nos ombros sentidas pela dermatologista carioca Juliana Piquet. “O desconforto era provocado por uma hérnia de disco e por uma lesão no ombro”, diz a fisiatra Adriana Athias. Ela recomendou exercícios de Reeducação Postural Global (RPG), Pilates e técnicas posturais. “Há quase dois meses não sinto dores e até os remédios deixei de tomar.”(...) segue

Fonte : IstoÉ Independente

BOA TARDE!!



Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior.É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!