Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O zumbi dentro da mente

Postado por Alysson Muotri em 05 de abril de 2010 às 14:10

zumbis_595

Até que ponto temos consciência de tudo que acontece? Foram Nietzsche e Freud que popularizaram a ideia de que o inconsciente é o maestro da mente, controlando nossas ações, inacessível ao próprio consciente. E por “inconsciente” refiro-me a qualquer atividade neuronal que não produza uma sensação, pensamento ou memória consciente.

Ao contrário de diversas explicações freudianas, cheias de subjetividades e interpretações, a ciência já demonstrou por meio de sólidas evidências a existência de um sistema sensório-motor no cérebro dos primatas que funciona na ausência completa de consciência.

Por exemplo, muitas das ações cotidianas comandadas pelo cérebro não carecem de um controle consciente, entram no automático. Nessas situações, nos portamos como “zumbis”: executamos determinadas ações sem real consciência do que estamos fazendo. No entanto, essa consciência pode existir em retrospecto, quando ativamente pensamos na ação que acabamos de executar. (...) segue

Fonte : Espiral Alysson Muotri

Células-tronco em tratamentos estéticos: não compre gato por lebre

laboratorio-mayana1

Nos últimos meses foram publicados vários trabalhos relacionados com células-tronco (CT) e regeneração de pele. Primeiro foi um grupo francês que conseguiu, no final do ano passado, formar pele humana a partir de células-tronco embrionárias. Escrevi a respeito nessa coluna. Agora pesquisadores holandeses e suecos identificaram, em camundongos, a célula progenitora ou célula-mãe que dá origem a epiderme, glândulas sebáceas e bulbo capilar (Science, 12 de março de 2010).

Outro grupo americano descobriu, novamente em murinos, que ao inibir um determinado gene, o gene p21, eles conseguiam refazer a pele sem deixar cicatrizes . Todos esses achados são muito promissores, mas será que já estamos prontos para usar CT em estética? Para responder essa questão entrevistei o doutor Luis Bernardo Froes, que além de cirurgião plástico é professor de bioética da FMUSP.

Doutor Bernardo, vários profissionais anunciam que já estão usando CT em estética. Qual é a sua opinião a respeito? O senhor acha que realmente estão usando CT ou simplesmente injetando tecido adiposo retirado de lipoaspiração - uma prática que vem sendo realizada há muito tempo? (...) segue

Fonte :
veja .com - genética/ Mayana Zatz

Escovas Dentais


Qual a importância da escovação dos dentes para a saúde bucal?

Para a prevenção da cárie e da doença periodontal, é necessário que se faça uma completa remoção da placa bacteriana, a principal causadora dessas doenças, através de uma escovação correta.


A escova dura parece que limpa melhor os dentes. Seu uso pode prejudicá-los?

A escova ideal para dentes naturais deve ser macia ou extra macia porque, para uma boa escovação dental, é necessário escovar e massagear as gengivas, e escovas duras, além de machucarem a gengiva, podem desgastar os dentes, provocando sensibilidade, e provocar a retração gengival, que pode afetar a estética do sorriso e também provocar dor.

Que marca de escova devo comprar? De quanto em quanto tempo devo trocá-la?
Deve-se comprar uma escova que atenda as seguintes especificações: cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas e tufos concentrados. Pode-se escolher e usar praticamente todas as marcas comerciais que têm uma boa qualidade. Troca a cada 3 meses.

O que é escova interdental?
A escova interdental tem sido utilizada para a limpeza sob prótese fixas e também no caso de doentes periodontais que perderam a papila que fica em meio aos dentes. Para quem não tem doença periodontal, a escova interdental poderá forçar a gengiva e provocar uma lesão traumática; assim, o uso adequado do fio dental é mais aconselhável.

As escovas elétricas podem substituir as escovas comuns?
Normalmente as escovas elétricas têm sido indicadas a pacientes especiais que tenham algum tipo de dificuldade motora para fazer o uso da escova comum e especialmente a pacientes geriátricos que tenham alto risco ás cáries radiculares e também á doença periodontal. O uso da escova elétrica nesses casos serve de estímulo para que os pacientes mantenha sua saúde bucal mesmo tendo dificuldades motoras. Quando forem indicadas, é importante salientar que as escovas sejam macias ou extra macias e, se possível, que tenham movimento elíptico durante o seu uso.

Quem tem doença periodontal necessita de escova especial?
A essas pessoas indica-se o uso de escovas com cerdas extra macias e escovas do tipo tufo, que escovam dente a dente, fazendo uma remoção mais eficiente da placa bacteriana.

E quem usa aparelho fixo?
A instrução e a motivação do paciente são principais meios de prevenção, constituindo-se as escovas especiais como a bitufo, a sulcus (duas fileiras de cerdas) ou a orthodontic (cerdas com depressão em forma de V) em meios auxiliares no controle da higienização.

Qual a melhor escova para dentadura?
Atualmente existem no mercado algumas escovas específicas para escovaras próteses totais; são maiores que as escovas de dentes comuns, têm cerdas duras, e o desenho é adequado ao formato da prótese. Caso não se achem as escovas específicas, pode-se simplesmente utilizar uma escova dental dura.


Quanto tempo deve durar cada escovação?

É necessário que não haja pressa; devemos caprichar na escovação realizada á noite, após o jantar ou antes de dormir, limpando todos os dentes: primeiro com o fio dental e, em seguida, com a escova. Esse processo deve demorar cerca de 10 minutos.


Quantas vezes por dia é necessário escovar os dentes?

Isso depende do risco do paciente á cárie ou a doença periodontal. Para pacientes considerados "normais", ainda se prescreve que se façam três escovações ao dia: pela manhã, após o almoço e após o jantar ou antes de dormir; contudo, deve-se saber que a higienização mais importante é aquela realizada á noite.

ORIENTAÇÕES SUGERIDAS POR DRA. ISABEL TUMENAS,
ESPECIALISTA EM PERIODONTIA E MESTRE EM DENTÍSTICA.

Mentes lentas geram as ideias mais criativas

Criatividade está relacionada a baixos níveis de substância encontrada nos neurônios

Do R7
Pesquisadores descobriram que quanto mais
lentas são as conexões, mais criativas são as pessoas

Embora uma internet lenta seja ruim para todo mundo, o mesmo não acontece com o cérebro, em que, quanto mais lentas as conexões, mais criativas são as pessoas, revelou a revista New Scientist nesta terça-feira (30).

Rex Jung, da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, e sua equipe descobriram que a criatividade está relacionada com baixo níveis do N-acetilaspartato, substância química que é encontrada nos neurônios e parece estimular a saúde mental e o metabolismo.

O pesquisador descobriu que as pessoas mais criativas possuem uma integridade na matéria branca mais baixa na região que conecta o córtex pré-frontal a uma estrutura mais profunda chamada tálamo, em comparação com seus colegas menos criativos. Jung sugere que uma comunicação mais lenta entre algumas áreas pode tornar as pessoas mais criativas.

- Isso permite a conexão entre ideias muito diferentes, mais inovações e mais criatividade. Os neurônios constituem a matéria cinza do cérebro: o tecido geralmente associado ao poder do pensamento, mais do que a criatividade.

A pesquisa de Jung está focada na matéria branca, que é formada, em grande parte, por bainhas gordas de mielina, que envolvem os neurônios.

Menos mielina significa que a matéria branca possui uma “intregridade menor” e transmite informações de forma mais lenta.

Vários estudos recentes sugeriram que a matéria branca de alta integridade no córtex, que é associada com funções mentais superiores, implicam um aumento na inteligência.

Mas Jung encontrou algo diferente na relação entre a matéria branca e a criatividade. Ele usou o DTI (tensor de difusão), uma nova máquina de ressonância magnética, para estudar a matéria branca em 72 voluntários.(...) segue

Fonte : R7 tecnologia e ciência

HOJE É DIA DO AMIGOGAMP




A partir das 20:30 hs
NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO

ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON


TEMA DA NOITE:

"O PARKINSON AFETOU SEU RELACIONAMENTO CONJUGAL?"

Samuel, Badu e demais amigos esperam por você

Para participar
CLIQUE AQUI

Parkinson: sintomas não motores

Parkinson: sintomas não motores
Na segunda parte do estudo sobre a doença de Parkinson, vimos as manifestações clínicas dos sintomas motores e o tratamento fisioterapêutico. Hoje, veremos as manifestações clínicas dos sintomas não motores.
Além dos sintomas motores, muitas outras manifestações podem ocorrer e podem ser tratadas com medicação apropriada. A intensidade desses sintomas é variável em cada caso e podem ou não aparecer em determinado paciente. Entretanto, em alguns casos, constituem motivo de grande desconforto e não devem ser deixados de lado pois sua resolução muitas vezes é possível com medidas médicas adequadas. Alguns desses sintomas serão descritos a seguir.

DEPRESSÃO
Sintomas depressivos ocorrem em 40-50% dos pacientes parkinsonianos. Embora considerada como reativa a uma condição que limita a atividade normal, pacientes com doença de Parkinson costumam ter depressão mais freqüentemente se comparados a pacientes portadores de outras doenças ainda mais incapacitantes.

Além disso, em número considerável de casos, a depressão inicia-se antes mesmo do aparecimento dos sintomas clássicos, em um momento em que não há qualquer evidência de incapacidade.

Em alguns pacientes, a depressão pode se acompanhar de ansiedade e, mais raramente, de episódios de agitação. A intensidade dos sintomas depressivos pode variar desde quadros leves até aqueles mais graves em que a depressão torna-se o sintoma mais importante e um dos fatores determinantes de incapacidade. Nesses casos, o tratamento específico com medicamentos antidepressivos é fundamental para o controle dos sintomas.

Alterações emocionais também são comuns. Pacientes podem sentir-se inseguros e temerosos quando submetidos a alguma situação nova. Podem evitar sair ou viajar e muitos tendem a retrair-se e evitar contatos sociais. Alguns perdem a motivação e tornam-se excessivamente dependentes dos familiares.

DISTÚRBIOS DO SONO
Constituem um dos problemas mais comuns. Compreendem uma ampla gama de sintomas que incluem: dificuldade em conciliar o sono, freqüentes despertares durante a noite, sonhos "reais" (em que o paciente tem dificuldade em distinguir o sonho da realidade) e pesadelos. Uma das observações mais comuns é a inversão do ciclo vigília-sono em que o paciente "troca o dia pela noite". Esse fenômeno ocorre lentamente como resultado de uma combinação de fatores (que incluem freqüentes cochilos durante o dia e dificuldade progressiva para dormir à noite) que se auto-perpetuam e culminam em importante inversão do ciclo. Outras vezes, ocorrem movimentos bruscos (pequenos pulos ou movimentos rápidos com os membros) chamados mioclonias que podem ser normais quando ocorrem raramente. Na doença de Parkinson, essa mioclonias podem ser mais freqüentes e intensas e acordar o cônjuge e mesmo o próprio paciente. (...) segue

Fonte : blog Deficiente Ciente

BOM DIA!!!


Você merece

Você entenderá o porque do momento ser agora. Pois, é assim que se forja o aço e assim que se dobram os sinos.

São assim as coisas da vida.

Não existem diamantes prontos lapidados, existem em estado bruto. Existem lapidadores, existem admiradores, existem comercializadores. Existem pessoas e diamantes, existem admirados e admiradores.

Seja alguém, seja um diamante sendo lapidado pela vida, pelas mãos dos homens, das máquinas inventadas ainda pelo homem...

Um dia será admirado como são os diamantes nas diferentes fases: na mão do lapidador, cortes leves alguns reparos e belos quando prontos..logo então andaremos e estaremos em algum lugar. Viva, sinta a vida te admirando e serás feliz você merece.