Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

FRASES DE ÉRICO VERÍSSIMO - Melhores Citações e Pensamentos de Érico Veríssimo

Parkinson e Alzheimer contagiam? - JCNET

Até pouco tempo atrás isto seria impensável, mas deixou de ser!
As doenças neurodegenerativas como Parkinson, Alzheimer e a Síndrome da Vaca Louca vem sendo chamadas de “Doenças Priônicas”. 
O que provoca alterações no funcionamento cerebral é o acúmulo de proteínas distorcidas entre e dentro dos neurônios. Estas proteínas podem ser transmitidas para o homem pela ingestão de carnes de animais e canibalismo. 

De proteína infecciosa derivou-se “príon” para identificar o novo agente infeccioso identificado por Prusiner que ganhou o Nobel de Medicina ao esclarecer como se adquiria a Doença da Vaca Louca. O cérebro dos animais e humanos ficam bem menor, cheio de vacúolos como uma esponja e a doença foi denominada Encefalopatia Espongiforme Bovina. Com incubação de 5 anos, o animal evolui para o óbito em 14 semanas.

Perto da Austrália, em Papua-Nova Guiné, alguns carneiros antes de morrer tinham irritabilidade extrema, perda de coordenação motora e prurido intenso e chamavam a doença de “scrapie”, sem causa conhecida. Alguns nativos também morriam como os carneiros, e parecia que sorriam forçosamente e chamaram a doença de “kuru”. A “doença da morte sorridente” foi atribuída ao costume de comer cérebros e carnes de parentes mortos em rituais. O costume e canibalismo foram eliminados e o problema acabou.

A doença neurodegenerativa de Creutzfeldt-Jackob foi atribuída aos príons e associada à ingestão de carne bovina contaminada. Os primeiros sintomas são depressão e ansiedade, evoluindo para perda da memória, alucinações, alterações no humor, demência, incoordenação motora e perda da visão.
Os sintomas finais são ataxia, afasia, convulsões, caquexia e morte em até 14 meses. Não há tratamento. 

Nos anos 90 uma medida extrema foi tomada quando havia 350 a 400 casos mensais da doença: todo o rebanho bovino britânico foi sacrificado. A causa estaria relacionada com a ingestão de concentrado alimentar (ração) com restos, carcaças e vísceras de outros animais como os carneiros. Outros animais passaram a ser contaminados como gatos, pumas e avestruzes.

Fonte : Parkinson e Alzheimer contagiam? - JCNET

G1 - Uepa abre vagas para atendimento de pessoas com Parkinson - notícias em Pará

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) oferece vagas à comunidade externa para o Programa de Treinamento Resistido, que estimula por meio de exercícios físicos pacientes com doença de Parkinson. Para o primeiro semestre de 2016 todas as vagas já foram preenchidas, entretanto, os pacientes que desejam participar do programa no segundo semestre devem realizar entrevista e avaliação.
O projeto atua na reabilitação da força e manutenção da massa muscular por meio da prática do treinamento resistido. As atividades são acompanhadas por 15 profissionais, entre professores e alunos de diversas áreas do conhecimento, entre elas educação física, fisioterapia, enfermagem e nutrição.
“Os dados produzidos pelo trabalho são confidenciais de cada paciente, e posteriormente apresentados em congresso internacionais com intuito de produzir mais dados que possam ser utilizados na produção de novas terapêuticas para os pacientes com doença de Parkinson”, explica o coordenador do Projeto, Erik Alves.
O projeto nasceu em 2014 a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), financiado pela Uepa, e já atendeu mais de 50 pessoas. Os interessados devem se dirigir ao Campus III da Universidade, em Belém, munidos de uma foto 3x4, comprovante de residência e um atestado médico com liberação para a prática de atividades físicas. 
G1 - Uepa abre vagas para atendimento de pessoas com Parkinson - notícias em Pará

O site pirata de artigos científicos onde é possível baixar milhões de trabalhos | HypeScience

Dezenas de milhares de estudantes e pesquisadores em todo o mundo não conseguem pagar as caras assinaturas de revistas científicas, de forma que ficam sem acesso a pesquisas importantes.
Isso seria de entristecer qualquer coração e atrapalhar qualquer progresso, não fosse por uma brava pesquisadora do Cazaquistão chamada Alexandra Elbakyan. Em 5 de setembro de 2011, ela criou o Sci-Hub, um site que ignora os pedidos de pagamento e fornece ilegalmente acesso a quase todos os artigos científicos já publicados para qualquer um em qualquer lugar.
Alexandra é basicamente o Robin Hood da ciência.


Pirateando

O site funciona em duas etapas. Primeiro, tenta baixar uma cópia do banco de dados LibGen, um banco de conteúdo pirata que abriu suas portas para trabalhos acadêmicos em 2012 e agora contém mais de 48 milhões de artigos científicos.
A parte engenhosa do sistema é que se LibGen ainda não tiver uma cópia do documento, Sci-Hub tem uma segunda maneira de ignorar o pedido por pagamento da revista científica: o site usa senhas de acesso doadas por acadêmicos que tiveram a sorte de estudar em instituições que possuem uma gama adequada de assinaturas.
Isso permite que o Sci-Hub encaminhe o usuário direto para o artigo que ele quer através de editoras como JSTOR, Springer, Sage e Elsevier. Depois de entregar o artigo para o usuário em questão de segundos, o Sci-Hub doa uma cópia do documento para LibGen, onde ele fica armazenado para sempre, acessível por todos e qualquer um.

Um mundo de conhecimento

Recentemente, a Elsevier alegou em tribunal que o Sci-Hub está colhendo conteúdo pirata a uma taxa de milhares de documentos por dia. Alexandra coloca o número de artigos copiados a partir de várias editoras através do Sci-Hub na faixa de centenas de milhares por dia, entregue a um total de mais de 19 milhões de visitantes.


O site pirata de artigos científicos onde é possível baixar milhões de trabalhos | HypeScience

Hoje tem bate-papo!

HOJE É SEGUNDA-FEIRA, DIA DE BATE-PAPO PELO AMIGOGAMP DA ABP
LOGO MAIS A PARTIR DAS 20:30HS, SAMUEL E DEMAIS AMIGOS ESTARÃO A POSTOS PARA TIRAR DUVIDAS E BATER AQUELE PAPO AMIGO E FRATERNO.
PARA PARTICIPAR É MUITO FACIL,