Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A vida sem parte do cérebro

O caso do garoto que vive sem o hemisfério direito prova a incrível capacidade que o órgão tem de se reorganizar

Mônica Tarantino

chamada.jpg

O menino americano Tyler Plotkins, 5 anos, vive apenas com a metade esquerda do cérebro. Mesmo assim, segundo seus pais, Erik e Heather, ele consegue levar uma rotina praticamente normal onde mora, em Boston.
Tyler teve a parte direita removida quando estava com um ano e três meses. Foi o último recurso que os médicos encontraram para tratar uma forma gravíssima de epilepsia doença caracterizada por uma atividade elétrica anormal em áreas do cérebro diagnosticada após três semanas de vida. Antes, eles haviam tentado controlar as crises com remédios, mas o garoto continuava sofrendo mais de 100 ataques por dia.
A cirurgia a que o menino foi submetido chama-se hemisferectomia e é indicada a pacientes que, como Tyler, apresentam a categoria mais severa da doença. “O objetivo é retirar a parte danificada do cérebro”, explica o neurologista Arthur Cukiert, diretor do Centro de Cirurgia de Epilepsia do Hospital Brigadeiro, em São Paulo. (...) segue

Fonte : IstoÉ independente

Os fatos mais importantes da década que está se encerrando

por Paulo Nogueira |

wtc-9-11[1]A década começa no 11 de Setembro, com a destruição das Torres Gêmeas

FALTAM POUCOS dias para o fim da década de 2000, e é inevitável que as retrospectivas sejam feitas. Décadas não começam e terminam nas datas óbvias do calendário, o 1° de janeiro de um ano e o 31 de dezembro de um outro ano, mas por fatos que as resumem e encerram. A década de 2 000 se iniciou em 11 de setembro de 2001, o 11/9, quando as Torres Gêmeas do World Trade Center foram destruídas por aviões capturados por terroristas suicidas vinculados ao Al-Qaeda, o grupo islâmico radical de Osama Bin Laden.

O mundo, ali, foi apresentado a um personagem novo, indecifrável, sanguinário, com o qual serviço de inteligência nenhum e polícia nenhuma estavam preparados para lidar. Surgiam ali em escala industrial, como num filme de horror, os suicidas do terrorismo, gente que não hesitaria em matar inocentes na luta por uma causa e nem em morrer no ataque. Mudou o jogo. Desapareceu o limite da auto-preservação no terror, e a vida ficou muito mais perigosa. Havia e há uma lógica também individual no suicídio assassino dos terroristas islâmicos: a fé em que o céu estava esperando com suas recompensas estupendas, incluídas aí virgens. A vida depois da morte seria uma espécie de Club Med celestial, com a vantagem de que você não paga, pode ficar bem mais que uma semana e as mulheres estão ali para servi-lo.(...) segue

Fonte : Revista Época

Beber café faz bem


A bebida sempre foi unanimidade pelo seu sabor, mas havia uma espécie de nata encobrindo seus benefícios. Prepare-se porque vamos passar novidades fresquinhas e surpreendentes para você degustar

por REGINA P. | design LETÍCIA R. e THIAGO L. | fotos DERCÍLIO
Página 1 de 1

Puro ou adoçado? Coado ou expresso? Forte ou fraco? Arábica ou robusta? Da Colômbia ou das nossas montanhas de Minas? Com petit four ou pão de queijo? Assim como em uma cafeteria, inúmeras questões sobre o café são levantadas em centros de pesquisas ao redor do planeta. Grande parte dos cientistas busca elucidar a maior das dúvidas: afinal, ele faz mesmo bem para a saúde? (...) segue

Complementos

* Aliados do cotidiano
* Bons modos à mesa
* Capriche no preparo
* O grão pelo mundo
* Cafés e cafés
* Café coado
Fonte :
Revista SaúdeÉvital

Devemos sobreviver à nossa própria visão da vida

Carl Gustav Jung disse certa vez que nós “devemos sobreviver à nossa própria visão da vida"
Um sábio conselho.
Mas hoje já não queremos somente sobreviver, queremos viver bem, e isso é uma arte.


Arte do discernimento, talvez da busca, da paciência, do prazer ... tantas artes quantas vidas.


De qualquer modo, eu gosto da palavra “arte” aqui, porque ela nos leva para longe dos lugares comuns. Vamos para aquilo que nos parece mais genuíno, mais profundo, mais verdadeiro em nós e sugere uma síntese absolutamente individual.


E, nessa intimidade, encontrar as saídas e os sentidos que têm a força de tornar a arte de cada vida única, possível.


A sua melhor composição.


Mas isso não é fácil, nem tão simples assim, principalmente num mundo que preconiza soluções fáceis, rápidas e eficientes para quase tudo.


Onde mulheres temem a velhice como um erro.


Onde a necessidade de reflexão e descanso é vista como preguiça , depressão, ou perda de tempo.


Onde um homem de 35 anos vive um fracasso profissional como falência existencial.


Onde Anorexia e Obesidade parecem distúrbios também na área dos afetos, da família, do trabalho, do lazer e do amor.


Mas o principal , a meu ver, é que quando ingenuamente incorporamos esses ideais rápidos e eficientes de felicidade e bem estar, estamos proporcionalmente acumulando uma frustração subterrânea crônica.


E não poderia ser esse um dos motivos da depressão moderna ?
E , pior , provavelmente falharemos conosco no momento em que a dor, a perda ou o fracasso chegarem . Porque eles serão vistos como intrusos, inimigos e não seremos mais solidários conosco, nem pacientes, nem carinhosos.


Não podemos evitar o mau tempo.
Mas se você toma a chuva por inimiga, vai ficar estressado de ter que usar o guarda-chuva, ou vai esquecê-lo em casa.


Ter boa vida não significa viver bem.
E nada contra os fantásticos meios modernos de ajuda, mas só quero aqui ressaltar que você continuará sendo, e sempre foi, o principal ingrediente na solução dos seus problemas, na cotidiana arte de viver.


(Regina Helena Horta Sampaio - Psicóloga Clínica
Especialização em Psicologia Analítica pela AJB
email : reginahhsampaio@terra.com.br)

Efeito dos radicais livres na saúde

A presença de radicais livres no organismo deve-se tanto a processos metabólicos (produção de ATP, por exemplo), como por factores externos (factores ambientais tais como a poluição, raios-X, fumo do tabaco, etc). Estes exercem um papel importante para o funcionamento do nosso corpo e podem trazer efeitos benéficos ou prejudicais.

O excesso destes interferem na saúde humana, sendo este aumento denominado por “stress oxidativo”. Este elevado teor de RL (radicais livres) leva à morte/danos de células fazendo com que não haja o desenvolvimento dos tecidos.

Organismo produz RL → RL “roubam” electrões a compostos vizinhos → compostos vizinhos tornam-se instáveis → adquirem electrões de outros compostos → danos nas células

Mesmo que não haja a morte completa destes, os RL podem actuar nas proteínas, glícidos, lípidos, entres outros. Neste último caso (lípidos), pode ocorrer a oxidação degradativa , ou seja, há o endurecimento das membranas celulares havendo assim menos trocas com o meio extracelular, culminando em alterações metabólicas, como o envelhecimento precoce. Em contacto com o nosso material genético pode levar a mutações. Das doenças graves mais conhecidas provocadas pelos RL são a de Parkinson, osteoporose (redução na massa óssea), enfisemas (afecta os pulmões que leva à oxigenação insuficiente das células) e anginas (dor no peito devido a obstruções das veias coronárias).

Na doença de Parkinson há uma disfunção nos neurónios, afectando as sinapses

Mas os RL nem sempre fazem o papel de vilões e podem até preencher funções fisiológicas importantes do organismo, como o combate a microrganismos invasores e o controle da pressão sanguínea. Quando estes são produzidos pelas células de defesa, vão fazer com que retarde as infecções.

Autores: Diogo Verdinho e Carolina Murta *.*

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Radical_livre

http://naturaconsultorasandra.wordpress.com/2009/07/13/radicais-livres-e-a-tecnologia-em-beneficio-da-pele/

http://bioradicaisbio.blogspot.com/2009/06/beneficios-cortados.html

BOM DIA, BOA SEMANA, MAS BOM DIA MESMO!



A escuridão é simplesmente a ausência de luz.
Mas a fonte para iluminar o caminho está bem próxima:
dentro de nós.
Somos seres de luz.
Quando conseguimos acender a percepção das nossas qualidades, todo o cenário se transforma.
A vida adquire novas nuances.
A alma humana se inunda de beleza
.